Pedir comida, fazer compras de supermercado e buscar algo do outro lado da cidade, sem precisar sair de casa, são só algumas das funções desses aplicativos que reúnem várias funções em uma plataforma. Cada vez mais conhecidos e disputados, eles fazem parte de uma nova forma de consumo, que poupam o tempo e facilitam o dia a dia de muitos usuários, não somente do Brasil, mas do mundo todo.

O PayTM, por exemplo, é um aplicativo para pagamentos online e comércio eletrônico com base em Delhi, na Índia. O aplicativo permite que você pague suas contas de telefone, água, energia, cartões de crédito, seguro residencial e automotivo, gás, etc. Em janeiro de 2017 a empresa já empregava mais de 13.000 funcionários e possuia mais de 3 milhões de comerciantes em toda a Índia. No Brasil, um dos primeiros superapps é o 4all. Lançado em 2016, a ideia da startup gaúcha é reunir serviços, como realizar compras, pagar o estacionamento, pedir comida e assim facilitar o dia a dia das pessoas.

Para Diogo Cordeiro, Regional Manager de Minas e Centro Oeste da Rappi, “o aplicativo é um delivery de tudo que tem como objetivo ser o assistente pessoal de seus usuários”. Disponível em versão web e em aplicativo para celular Android ou iPhone (iOS), a plataforma disponibiliza cardápios de restaurantes, itens de supermercados, de diversos tipos de lojas, entre outros. Na opção ‘Qualquer Coisa’, contanto que caiba na mala do entregador, o céu é o limite!

Dentro de um mesmo aplicativo, o usuário pode comprar e receber onde quiser produtos de beleza, comidas prontas ou até mesmo solicitar que entreguem no trabalho um pertence que esqueceu em casa. Se você vai a uma festa e esqueceu o presente, o Rappi compra pra você e te entrega na comemoração, por exemplo. Se está arrumando a mala às pressas e viu que o seu chinelo não está legal, o Rappi vai na sua loja favorita compra a sandália de dedos e te entrega rapidamente.

Já a startup 4all também é uma agregadora de serviços.  Criado em Porto Alegre, o superapp permite verificar se há vagas no estacionamento e pagar a tarifa na saída, além de fazer compras na maioria das lojas. É possível ainda sentar na praça de alimentação, pedir comida nos restaurantes e esperar a entrega na mesa.

Segundo dados da startup mineira Opinion Box, 46,2% das pessoas já realizaram compras por algum tipo de aplicativo. Mas o índice de abandono também é relevante: 78,9% dos usuários desinstalaram algum aplicativo baixado nos últimos 30 dias. Por centralizar diversas atividades em um só lugar, os super apps economizam espaço no celular, já que não será preciso instalar tantos aplicativos. Essa característica é muito benéfica em países onde a população, em sua maioria, conta com pouco espaço de armazenamento nos aparelhos.

O conceito de superapp tem como sua principal referência o aplicativo chinês WeChat. No início, era apenas para troca de mensagens e agora permite chamar táxi, pagar contas, pedir comida, fazer consultas médicas e outros. Na Índia, o Go Jerk caminha para essa direção. Além disso, segundo foi divulgado pelo site WABetaInfo, o Whatsapp, um dos aplicativos mais famosos no Brasil, realizará, no futuro, serviço de pagamentos, como já é feito na Índia.

Fonte: Divulgação