Circulação, luz natural, móveis e objetos de proporções corretas e bom uso do espaço vão fazer a pequena residência virar um lar delicioso
A organização de um quarto pequeno ou em uma casa de dimensões reduzidas deve levar em conta, especialmente, a praticidade, o conforto e os hábitos dos moradores, juntamente com a melhor utilização possível do espaço. Confira algumas dicas para organizar o ambiente onde passamos, pelo menos, um terço dos nossos dias.
Cores claras nas paredes ou no piso ajudam na sensação de ter um ambiente mais amplo. Por outro lado, uma parede de cor escura ou com papel de parede pode se tornar o ponto de foco na decoração.
O mesmo vale para armário ou guarda-roupas: cores claras ajudam a refletir a luz natural e iluminar o quarto. E modelos com portas de correr são essenciais na economia de espaço.
Tapetes e cortinas ajudam no conforto, inclusive sonoro, e na unidade do espaço, mas também deixam o ambiente mais carregado. Escolha cortinas lisas e simples, mesmo que de cor mais forte, para compor o ambiente, ou persianas e roll-on.
Na opção por paredes, cortinas e guarda-roupa claros, as cores no ambiente podem vir no edredom, tapete, almofadas e até dos outros móveis (criado-mudo, prateleiras, nichos).
Analise a circulação ideal pelo ambiente antes de comprar ou instalar os móveis. Pense no uso no dia a dia e nos possíveis espaços livres.
Se possível, entre uma cama de casal, queen ou king, escolha o tamanho que permita circulação ao redor. Uma cama box com baú cria um espaço de armazenamento para cobertores, edredons, toalhas e outros objetos, algo que não existe em modelos tradicionais. Normalmente, box tamanho queen e king têm opção de baú com pistões, ainda mais fáceis de abrir.
Quer um cabideiro de piso ou mancebo? Avalie o espaço onde quer deixá-lo. Vai ocupar muito espaço? Pense então em ganchos atrás da porta ou na lateral do guarda-roupa.
Havendo espaço para criado-mudo ou mesa de cabeceira, pense em um móvel com mais utilidade do que apenas apoiar um abajur e o smartphone: gavetas para documentos, itens pessoais, espaço para sapatos, livros e outros. Se o espaço for muito reduzido, uma banqueta ao lado da cabeceira pode servir de apoio para o celular, o Kindle e o copo d’água da noite.
Se vai ter TV no quarto pequeno, o ideal é fixá-la na parede e dispensar rack ou outro móvel. Se for imprescindível ter um apoio para receptor de TV a cabo, modem, videogame, etc., avalie um móvel pequeno, apenas para estes aparelhos essenciais, ou então algo com mais funções para economizar espaço: uma cômoda, escrivaninha ou estante.
Se houver espaço, procure uma poltrona pequena para criar um espaço para sentar, ler, relaxar ou calçar os sapatos.
Para a iluminação, evite lustres e luminárias pendentes, que vão criar bloqueios na circulação e no visual. Prefira plafons e spots embutidos, trilho no teto ou arandelas nas paredes e cabeceira da cama.
Fonte: Revista Casa e Jardim