Para conferir a calibragem dos pneus, o carro não precisa estar no plano, como no caso da verificação do nível do óleo do motor

Dúvida de muitos leitores: a calibragem dos pneus tem que ser conferida somente em local plano? A inclinação do carro pode interferir na sua medição?

Explicaram para um leitor do nosso AutoPapo que quando ele chegar no posto, tanto a calibragem dos pneus quanto a conferência do nível do óleo do motor, devem ser feitos num local plano – o carro não pode estar inclinado. E ele quer saber: é isso mesmo? Não; é isso mesmo só em parte.

Porque para conferir o nível do óleo, puxando ali a vareta, o carro tem que estar no plano. Porque caso esteja inclinado, o óleo lá no cárter pode ir para um lado ou para o outro e distorcer o resultado – a vareta pode apontar mais óleo do que tem de fato, ou menos.

Mas, em relação a calibragem dos pneus a única observação é de que eles devem estar frios. Porque aquecidos, já tem o aumento da pressão com distorção da calibragem. Mas, tanto faz o carro estar ou não no plano.

Fonte: AutoPapo