Festival celebra os 20 anos da Escola de Choro Raphael Rabello e traz oficinas com grandes nomes do cenário artístico brasileiro
Entre os dias 23 e 28 de abril, Brasília recebe a primeira edição do EICHO – Encontro Internacional de Choro. O projeto é uma das ações comemorativas dos 20 anos da Escola de Choro Raphael Rabello. Além de apresentações musicais renomadas com diversas atrações nacionais e internacionais, o projeto contempla também uma série de oficinas com músicos nacionais de peso.
Serão 10 modalidades: sax e flauta; bandolim; percussão e bateria; violão 7 cordas; violão; cavaquinho; violino; acordeon; arranjo; e harmonia. As aulas serão ministradas de 23/04 a 27/04, com 2 duas horas de duração para cada dia de curso.
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.bilheteriadigital.
“As oficinas são a oportunidade dos músicos se aperfeiçoarem em seus instrumentos e também de se aproximarem de ícones nacionais. As aulas propiciam momentos de troca muito interessante, podendo inclusive incentivar projetos e parcerias, o que só reforça nossa cena musical e fortalece a arte não só em Brasília, mas no país inteiro” diz Reco do Bandolim um dos idealizadores do evento e Presidente do ICEM – Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília.
O EICHO é uma realização da Escola de Choro Raphael Rabello, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Central de Produção e com o apoio do Espaço Cultural do Choro de Brasília.
Sobre os Cursos
Flauta e Saxofone:
A oficina será ministrada pelo talentoso Carlos Malta, um dos músicos mais aclamados da atualidade. O objetivo do curso é desenvolver e aperfeiçoar os talentos dos instrumentistas de sopro.
Pré-requisitos: Levar seu próprio instrumento, ter conhecimento mínimo em flauta e Saxofone.
Bandolim:
O curso é ministrado pelo premiado bandolinista por Danilo Britto. Conhecido por sua técnica aprimorada e dedicação ao choro, o músico é uma verdadeira autoridade na arte de tocar música brasileira. Por sua trajetória é intitulado pela imprensa internacional como “mago” do bandolim.
Pré-requisitos: Levar seu próprio instrumento.
Percussão e Bateria:
Curso ministrado pelo renomado Robertinho Silva, considerado um dos definidores da linguagem brasileira para bateria.
Pré-requisitos: Interesse pelo conhecimento dos ritmos e sons (levar baquetas, kit de percussão básica).
Violão 7 Cordas:
As aulas serão dadas pelo premiado Rogério Caetano, referência pela virtuose do violão 7 cordas. Além da linguagem revolucionária na apresentação do instrumento. O Workshop é baseado no método “7 Cordas, Técnica e Estilo”, escrito por Rogério Caetano em parceria com o violinista Marco Pereira.
Pré-requisitos: Todos os alunos deverão levar seus instrumentos, por se tratar de um curso com muita prática em sala de aula.
Violão 6 Cordas: “COMPOSIÇÃO e ARRANJO” para violão solo em estilos brasileiros.
Ministrado pelo talentoso Marco Pereira, músico paulista destaque no país por seus arranjos e composições. Natural de São Paulo, realizou seus estudos sob a orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Pré-requisitos: Violinistas com desenvolvimento técnico médio e conhecimentos de Harmonia.
Cavaquinho:
Ministrado pelo cavaquinista Henrique Leal Cazes, o curso tem como objetivo o aprimoramento dos estudos do instrumento.
Pré–requisitos: leitura de partituras e cifras.
Violino:
As aulas serão dadas pelo renomado violinista Nicolas Krassik. Formado em música erudita pelo Conservatorie National de Region d’Aubervilliers-la Courneuve e em Jazz pelo C.I.M (Centre de Formation Musicale de Paris), Krassik é um dos principais violinistas do país, tendo acompanhado grandes ícones da música mundial. O objetivo do curso é apresentar aos alunos diversas ferramentas para adaptar o jeito de tocar um instrumento de cordas friccionadas à música popular brasileira.
Pré – requisitos: Ter um nível intermediário para avançado nos seguintes instrumentos: Violino, viola de arco, violoncelo e rabeca.
Acordeon:
Ministrado pelo músico Marcelo Caldi, o curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o uso do acordeon, aprender a tocar ritmos nordestinos, ampliar visão musical, dentre outros.
Pré–requisitos: cada aluno deve levar seu instrumento, preferencialmente acordeon (com teclado de piano) de 80 ou 120 baixos; necessário que cada aluno leve a sua estante de partitura; não é necessário que todos os alunos saibam ler fluentemente partitura.
Arranjo:
As aulas serão dadas pelo renomado Rafael dos Anjos, tendo como objetivo aprofundar o estudo em arranjo.
Pré–requisitos: Já serem instrumentistas há pelo menos 4 anos e terem destreza em seus instrumentos. Terem noções de escalas como as maiores, menores, menor harmônica, menor melódica e diminuta.
Harmonia:
Paulo Aragão é um dos maiores expoentes arranjadores brasileiros de sua geração, tendo trabalhado ao lado de grandes nomes da música. O principal objetivo do curso é o aprimoramento da prática. Serão discutidas questões
estéticas que envolvem as escolhas que devem ser feitas pelo harmonizador (intérprete ou arranjador) em repertórios de diversos períodos da história do choro. As aulas serão voltadas para o repertório e as questões teóricas serão discutidas em função deste repertório.
Pré-requisitos: o curso é destinado a músicos ou estudantes que tenham alguma desenvoltura com seus instrumentos, sejam melódicos ou harmônicos. O aluno não precisa ler partitura com fluência, mas é aconselhável que leia ao menos cifras. Material: lápis, borracha, caderno de música. Levar o instrumento.
Para mais informações é só acessar o site: http://www.clubedochoro.com.
Fonte: Divulgação