Espetáculo “Não Conta Para os Meus Pais” será reexibido nos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio na Casa D’Italia.

Um dos maiores sucessos da Trupe Trabalhe Essa Ideia em 2018, volta aos palcos da Casa D’Italia nos próximos dois finais de semana, 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio. O espetáculo, que fala sobre a adolescência não apenas do ponto de vista de quem está vivendo essa fase, mas também da neurociência, empolgou pais e filhos e promete repetir a dose neste ano.

O texto original é de uma peça inglesa de nome “Brainstorm”, criado junto à neurocientista Sarah-Jayne Blakemore, do famoso TED Talk “O misterioso funcionamento do cérebro adolescente”. O espetáculo brasiliense é adaptado com histórias pessoais dos atores, que têm entre 11 e 17 anos, para dar o tom ainda mais real à discussão.

De acordo com o texto, há mais ou menos 20 anos, a ciência acreditava que os adolescentes tinham o cérebro igual ao de um adulto, porém, menos treinado. Com o desenvolvimento da medicina, descobriu-se grandes diferenças que explicam melhor o comportamento humano nesta faixa etária.

“O córtex pré-frontal é um exemplo bastante citado no enredo”, conta a diretora do espetáculo, Luiza Hesketh. “Essa é a parte da frente do cérebro, que é a última a se desenvolver completamente. Ela está relacionada ao controle, planejamento e relacionada a ‘não fazer coisas estúpidas’, como o texto coloca”, destaca.

Para os atores mirins, o fato de o roteiro ser construído a partir de suas próprias experiências torna o texto mais empático e quebra estereótipos. “Tudo que vemos sobre adolescentes por aí é muito parecido. Sempre querem nos encaixar em modelos pré-determinados, como a patricinha ou o nerd. Na vida real, somos muito mais que isso, somos, na verdade, um pouco disso tudo”, menciona uma das atrizes Diana Belloni.

“Um dos pontos fortes da peça são as relações familiares. Foi isso que os atores mais trouxeram nas suas histórias. E o bacana é isso, o texto é deles, o assunto é deles, as demandas são deles, é tudo muito real. Tenho certeza que não só outros adolescentes, mas muitos pais vão se identificar com o enredo”. Finaliza a diretora.

O espetáculo será exibido sempre às 19h e os ingressos custam R$ 20 a meia entrada. Para ter direito à meia entrada, basta doar um livro infantil ou infanto juvenil em bom estado no ato da compra dos ingressos.

Fonte: Divulgação