Antes de providenciar o carro, precisa pesquisar as seguintes informações:
- Confirme se o país aceita a CNH brasileira ou faça a PID
O Brasil tem acordo de reciprocidade com diversos países para aceitarem a nossa Carteira de Motorista (CNH), mas alguns exigem a Permissão internacional para Dirigir (PID). Afinal, as próprias locadoras só liberam o veículo conforme as regras do país. Para ter uma ideia, minhas amigas não conseguiram alugar nem quadriciclo na Grécia por não portar a PID.
- Conheça legislação e regras de trânsito do país a ser visitado
Em alguns países a mão é esquerda, em outros as leis são severamente cumpridas e há aquelas onde as regras são ignoradas. Nesse último caso, eu prefiro contratar um motorista local.
Pesquise com antecedência
Se não há problemas nos itens acima, é hora de pesquisar disponibilidade e quanto maior a antecedência, maior será a economia. Isto porque os carros com melhor custo benefício, acabam primeiro, além do risco de sobrar somente os que não atendem as suas necessidades e custam mais caro.
Um jeito prático de encontrar o veículo mais indicado, ou o mais econômico, para viajar é usar um buscador. Rental Cars é o maior comparador de aluguel de carro do mundo e faz parte da mesma holding Booking.com. No site pode comparar preços e disponibilidade de diversas locadoras no mundo todo em um só lugar e ali mesmo fazer a reserva. Eu já aluguei da Hertz, Localiza, Alamo e empresas locais diversas vezes. O site é confiável para fazer a transação, mas a qualidade do serviço ou do carro é da locadora. Portanto, se não gosta de uma marca, pode escolher entre várias outras.
Entre as vantagens da Rental Cars estão:
- programar para retirar e devolver em destinos diferentes;
- o pagamento pode ser feito na hora da retirada, mas por ser fora do Brasil, o IOF será cobrado no cartão de crédito internacional;
- diversas opções de filtro como avaliações, marcas e tamanho. Definir por depósito caução ajuda a encontrar valores menores e assim não comprometer o limite do cartão de crédito durante a viagem. Saiba mais no tópico retirada;
- cancelamento gratuito;
- atendimento por telefone e email em português.
- encontre a locadora mais próxima do seu hotel pelo mapa.
Como usar o site Rental Cars
- Clique neste link Rental Cars e preencha o destino, datas e horários conforme a sua viagem e clique no botão Pesquisar.
- As opções de veículos e locadoras serão mostradas para você escolher. Comece escolhendo o modelo e em seguida clique em “Mostrar todos os carros” conforme local de retirada.
- Se ainda parece confuso por ter muitas opções, use o filtro conforme suas preferências;
- Se há dúvida sobre em qual locadora retirar, pode usar o mapa para encontrar a mais próxima do seu hotel, por exemplo.
- Clique em “Ver Oferta” e siga as orientações do site para finalizar a reserva.
- Leia com atenção os itens inclusos e as resenhas deixadas pelos consumidores e pegue as dicas a seguir.
Dicas na hora da reserva
Escolha quilometragem livre para ter liberdade de ir e vir sem se preocupar com taxas extras.
Fique atento ao horário da locação para não correr o risco de cancelamento ou pagar taxas extras na devolução.
Os carros sempre são retirados com tanque cheio, já a devolução pode ser determinada em contrato. Se escolher Tanque Cheio ou pagar o valor do combustível estabelecido pela locadora, não precisa se preocupar em abastecer antes de entregar, mas o valor pode ser mais caro do que abastecer no posto mais próximo.
Escolha o modelo conforme o seu estilo de viagem e quanto pode pagar por ele. A oferta é vasta e agrada desde o viajante solitário, os amigos aventureiros e pode até ser super romântico. Apenas não esqueça de pensar no espaço para as malas, principalmente se a ideia é fazer compras.
Clique em termos do aluguel para se certificar de quais serviços esta adquirindo na reserva.
Defina o local de retirada. Carros pegos no aeroporto podem ser mais caros, por outro lado, é comodidade e economia no transfer. Se optar por devolver em destino diferente, faça o roteiro ao contrário do mais procurado. Por exemplo, alugar um carro em Perth, na Austrália, para devolver em Sydney, custa bem menos porque a maioria das pessoas faz o caminho inverso e deixa os veículos em Perth.
Geolocalização
As locadoras costumam oferecer o GPS e cobram por isso, uma dica para economizar é levar um chip internacional no celular. Além de ficar conectado e usar diversos aplicativos úteis na viagem, acaba custando menos que a taxa de aluguel do aparelho. Clique no link vermelho para ver os planos, saber como funciona e contratar o serviço. O chip é entregue na sua casa aqui no Brasil e funciona em mais de 200 países. Outra opção é baixar o Google Maps offline no seu celular, ele vai mostrar os caminhos sugeridos para circular como o carro, mas sem dados do trânsito em tempo real.
Seguro do carro
Em geral, estão inclusos no serviço seguro contra roubo, batidas, danos ao veículo e determinadas tarifas. Verifique as coberturas inclusas no aluguel de carro ou contrate conforme necessidade. Entre as mais recomendadas está a proteção para terceiros que, em alguns países da América do Sul, é a obrigatória Carta Verde.
Se o seu cartão de crédito oferece o seguro do carro ao utilizar esta forma de pagamento, saiba que apenas o básico estará incluso. Geralmente, funciona com reembolso, ou seja, se der perda total ou um dano grande, vai gastar uma grana e demorar para ter o dinheiro de volta. Verifique com atenção o que esta incluso na cobertura oferecida no seguro grátis do cartão.
Outro detalhe importante é não confundir o seguro de carro com seguro viagem. O segundo dará assistência para sua pessoa e seus pertences pessoais e não está incluso no oferecido pela locadora. Clique no link para entender como funciona, pegar o cupom de desconto e tirar suas dúvidas com atendente via chat.
Retirada do carro na locadora
Para retirar o veículo, basta apresentar os documentos exigidos no momento da reserva e conferir o que está sendo entregue. Lembrando que os documentos apresentados devem ser válidos até a data de devolução do carro.
É normal pagar uma caução na retirada. Um valor fica retido no cartão de crédito até a devolução e só será confirmado em caso de ocorrências. Se a devolução for como combinado em contrato, o valor será estornado. O lado ruim é comprometer o limite do seu cartão de crédito se este for baixo.
E claro, aproveite os programas de fidelidade e troque pontos do aluguel de carro por milhas para viajar mais.
Confira o estado do veículo entregue
O veículo deve ser devolvido no mesmo estado que foi entregue ou terão despesas extras. Verifique se o tanque está cheio mesmo, se existem arranhões ou detalhes que possam ser cobrados de você após o uso e faça o funcionário da locadora registrar suas colocações.
Confirme se todos os possíveis motoristas foram registrados na reserva
Em viagens mais longas ou quando a maioria dos ocupantes gosta de dirigir, é comum dividir a direção. Mas o seguro cobre apenas se os motoristas registrados na reserva estiverem dirigindo no momento do sinistro. Se for outra pessoa, o locatário será o responsável e deverá pagar por todas as despesas de um imprevisto. Cadastrar mais motoristas implica em taxa, porém, é uma segurança caso o motorista não possa dirigir em algum trecho.
Dicas para pegar a estrada
Calcule os gastos de combustível e pedágio
Hoje existem diversos aplicativos e sites que fazem o cálculo de forma bem rápida e ajudam a escolher as melhores rodovias e até o tipo de combustível.
Como funciona o pagamento dos pedágios
É responsabilidade do motorista pagar os pedágios. Alguns países utilizam tecnologia onde tudo acontece de forma automática no momento em que o veículo passa na praça de pedágio. Neste caso, os valores surgem na fatura do cartão de crédito pós viagem e os passageiros nem lembram onde foi. Na viagem pela Flórida foi assim.
Tenha fácil acesso aos dados de contato das centrais de atendimento do aluguel de carro e do seguro para chamar em caso de imprevistos.
Fonte: Territórios