Seguindo a tendência de reduzir espaços e agilizar o atendimento, a Volkswagen criou a concessionária digital, na verdade uma sala de apenas 90m2 onde o cliente, com óculos de realidade virtual, tem acesso às configurações dos carros, itens de série, opcionais, equipamentos e cores disponíveis. E tudo e ao tempo de um clique na tela touch.

Agora a montadora deu mais um passo no uso da tecnologia para facilitar e reduzir o tempo do atendimento: a empresa distribuiu um tablet para 125 concessionárias da marca (até junho todas as 500 lojas terão o equipamento) com o qual será feita a assinatura de contrato de financiamento. A vantagem do sistema digital é de redução do tempo da operação, que cai de 16 para cinco minutos, em média, além de eliminar a papelada: antes, era necessário escanear diversos arquivos, como documento de identificação, comprovante de residência e de renda. Com a biometria facial, basta um documento de identificação.

A montadora garante que o processo é seguro; para isso são utilizados recursos de geolocalização, o liveness detection, que reconhece que a imagem apresentada à câmera do tablet. O sistema faz um rastreamento facial e então pode detectar micro movimentos da face para determinar se a imagem observada é de fato de uma pessoa ou se trata de uma foto.

“Queremos agregar modernidade, agilidade e conveniência à experiência do cliente, desde o momento em que ele entra na loja até o fechamento do contrato”, disse Alessandro Lora Ronco, da área de financiamento da montadora.

Fonte: UOL