Lençóis Maranhenses: quando ir?

O ciclo das águas é implacável. No primeiro semestre, as chuvas constantes enchem as lagoas. No segundo semestre, o sol perene seca as lagoas.

Para visitar os Lençóis Maranhenses em todo o seu esplendor, você precisa ir no no início da época seca, antes que as lagoas evaporem. Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, vá entre junho e setembro.

Lençóis Maranhenses entre janeiro e maio

É a época das chuvas. As lagoas começam o ano secas de tudo e só vão ter volume novamente lá por abril ou maio. Mas mesmo quando já houver volume, o tempo estará instável e você não vai encontrar a paisagem que gostaria.

Lençóis Maranhenses entre junho e setembro

As lagoas estão cheias, e o tempo está firme. Assim estão criadas as condições para uma viagem 100% satisfatória. Quanto mais cedo nesse intervalo você vai, mais lagoas cheias vai encontrar.

Mas saiba que, a partir de agosto, algumas lagoas começam já a apresentar volume baixo, sobretudo em Atins. Em Barreirinhas, para pegar o circuito da Lagoa Bonita no auge da beleza, até o fim de julho, comecinho de agosto.

Lençóis Maranhenses entre outubro e dezembro

Depois de setembro, as lagoas secam. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início de outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

Mas não tem nenhuma lagoa perene?

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras.

Apenas uma de suas margens tem um paredão de duna. Pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue. Não é a paisagem dos Lençóis Maranhenses que você tem na cabeça.

Lençóis Maranhenses + São Luís

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (2ª quinzena de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá curtir os Lençóis.

Fonte: Viaje na Viagem