A característica do ee tem ganhado cada vez mais espaço na decoração por trazer um clima contemporâneo, além da economia de dinheiro e tempo de obra

A principal característica do estilo industrial são os canos aparentes e a estrutura exposta. Em imóveis antigos, elas devem ser renovadas e podem permanecer expostas por uma questão de redução de tempo e custo da obra. Pensando nisso, selecionamos 12 projetos desse estilo para você se inspirar!

1. Neste apartamento localizado em Higienópolis, o arquiteto Eduardo Chalabi demoliu quase todas as paredes a fim de redistribuir os cômodos. Junto ao pilar exposto na reforma, o cano da instalação elétrica e a tubulação do exaustor também estão aparentes. A tubulação foi pintada da mesma cor do armário para dar uma unidade ao ambiente.

projeto-eduardo-chalabi (Foto: Fran Parente/Editora Globo)

2. O escritório de 60m² reformado pelo estúdio Elmor Arquitetura demorou apenas três meses para ficar pronto. Os materiais e revestimentos rústicos utilizados na obra, como cimento queimado, complementaram o design industrial planejado por meio do projeto luminotécnico, realizado em parceria com o designer curitibano Alberth Diego.

As paredes da sala foram revestidas com Efeito Concreto da TopSeal. A mesa e o móvel preto foram desenhados pela equipe Elmor Arquitetura. Para complementar, poltronas da Inove. Iluminação em canos de cobre desenvolvidos pelo designer Alberth Diego e arqu (Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação)

3. O apartamento dos anos 1950, reformado pelo arquiteto Juan Pablo Rosenberg, ganhou uma suíte com área de banho integrada ao dormitório. Apenas o vaso sanitário fica em um box com ventilação por exaustor, que o profissional fez com painéis de composto de madeira e cimento. Os canos à mostra complementam o ar rústico do local.

Banheiro industrial (Foto: Nelson Kon e Beto Consorte)

4. No apartamento do arquiteto Fabio Mingoti, do escritório Round Square, o que chama atenção são as eletrocalhas de aço galvanizado, desenhadas por Fabio e executadas por Raraoli Facilities, que distribuem a iluminação pelo ambiente. Pintadas na cor Luminosa Laranja, da Colorgin, elas dão um ar de inovação ao local.

Apartamento do arquiteto Fabio Mingoti - Leve recomeço (Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio)

5. Esse loft, inspirado em Londres e Nova York, ganhou um projeto de decoração moderno e fluido. Para o projeto de interiores, o morador chamou o arquiteto Nelson Kabarite, que apostou em peças temáticas. Nelson expôs as instalações elétricas, que ficam em tubos de aço nas paredes e no teto. Além disso, também deixou aparente a estrutura metálica da escada que interliga os andares.

A escada metálica, que liga os três pavimentos, tem desenho do arquiteto Nelson Kabarite. Parte da tubulação elétrica fica aparente, assim como os fios da luminária (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

6. As arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio, criaram um ambiente sóbrio e com base neutra no apartamento de 67 m². Os canos de cobre, que acompanham o marrom da madeira, dão personalidade ao imóvel.

sala-sofa-tv-bancada-cadeira-marcenaria-neutro-clean (Foto: Andre Laiza/Divulgação)

7. Os moradores desta casa de 200 m² usaram da criatividade para deixar o local ousado e contemporâneo. As tubulações elétrica e hidráulica e as paredes de concreto aparentes, a escada metálica com degraus de vidro e corrimão feito de canos e o isolamento acústico no teto ficaram a cargo do antigo morador. Para destacar as tubulações aparentes, os moradores usaram uma tinta em amarelo vibrante, trazendo vida ao local.

Uma manta colorida quebra a seriedade do sofá da Marché Art de Vie. O quadro com a imagem da atriz Marilyn Monroe foi pintado por Vivi. Sobre a mesa de centro, vaso da linha Sig Bergamin, da 6F Decorações, à venda na L’Oeil. O teto com isolamento acústico permite que o casal dê festas sem incomodar os vizinhos. A luminária pendente com várias lâmpadas foi feita pelo próprio morador. Para a luz da claraboia chegar ao ambiente, os degraus da escada são de vidro.   (Foto: Foto: Lufe Gomes)

8. A reforma de uma casa de campo no interior de São Paulo, realizada pelo Estudio Penha, tem tubulações elétrica e hidráulica aparentes. A ausência de forro, de pintura e de outros acabamentos que escondem elementos construtivos também merecem destaque.

Banheiro da suíte | O boxe recebeu ladrilhos táteis, cor menta, da Ladrilar. As luminárias de parede industriais dialogam com a banheira de concreto e as instalações hidráulicas de cobre (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

9. A tubulação em destaque e as portas vermelhas deixaram a cozinha vibrante. O projeto foi realizado pelo escritório Wolff + Fujinaka Arquitetos e a decoração foi inspirada em uma lanchonete.

Tubulação e portas vermelhas deixaram a cozinha vibrante. A decoração foi inspirada em uma lanchonete. Projeto do escritório Wolff + Fujinaka Arquitetos (Foto: Mario Mantovanni/Casa e Jardim)

10. A reforma, realizada pelo Estúdio Cada Um, ganhou estilo e agilidade na escolha do estilo industrial que, junto ao escandinavo, deixa o mix único e agradável. As tubulações foram pintadas de cores diferentes para complementar as cores da decoração do restante da casa.

vidro-laranja-armarios-cozinha-tubulação-aparente-tabuas-madeira-vaso-mesa-de-jantar-cadeiras-garrafas-Pendente (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

11. Neste projeto dos arquitetos Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, do escritório AR Arquitetos, um imenso piso de resina branca sem emendas é o destaque. Porém, no banheiro também aparecem elementos modernos e inovadores, como o ladrilho hidráulico e os canos de cobre à mostra.

Banheiro. O ladrilho hidráulico branco do piso ao teto dá suavidade ao espaço, que expõe a tubulação de cobre (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

12. Estilo industrial com canos à mostra vieram junto com ambientes integrados nessa reforma assinada pelo escritório MM18 Arquitetura. O diferencial do projeto é o acabamento de cimento queimado que harmoniza com os canos, a viga e o pilar de concreto expostos.

Cozinha. Com linhas retas, os armários de pau-ferro, desenhados pelo escritório e executados pela Visual Móbile Marcenaria, contrastam com os elementos de aço inox e com o piso de cimento queimado. A tubulação aparente embute a iluminação (Foto: André Klotz / Editora Globo)

 

13. Uma opção para quem quer adotar o estilo industrial sem gastar muito é aproveitar os canos à mostra no banheiro e pintar de uma cor diferente, como fez o arquiteto Diogo Oliva neste projeto. A peça ainda ganhou destaque com a cor azul Enseada, da Coral.

Na área do chuveiro deste banheiro, a tubulação e o cano de esgoto foram pintados de azul. O tom vibrante ganha ainda mais força na presença da estrutura de concreto (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
Fonte: Revista Casa e Jardim