Perfeitas para a lua-de-mel, uma viagem romântica ou aventura, conheça algumas das ilhas mais bonitas do planeta
Ilhas Maldivas, Ilha de Páscoa, Havaí ou Fernando de Noronha. Valem até as ilhas Malvinas, com seus pinguins e histórico atribulado. Ou as românticas ilhas gregas e suas casas caiadas de branco. Pode ser também bancos de areia branca ou resorts com bangalôs sobre lagunas de atóis de corais, do tipo visto em Seychelles, Bora Bora e Tahiti.
Muitas, são quase místicas, como Capri, muitas são um país inteiro (Sri Lanka), acomodam dois (República Dominicana) ou, unidas aos milhares, formam nações-arquipélago como Indonésia e Filipinas. Enfim, há para todos os gostos.
Perfeitas para a lua-de-mel, uma viagem romântica ou simplesmente como refúgio de férias, conheça agora algumas das ilhas mais bonitas do mundo:
1. Phi Phi Leh, Tailândia
A Baía Maya, na ilha Phi Phi Leh, no sul da Tailândia, ficou internacionalmente conhecida como o set de filmagem de A Praia, estrelada por Leonardo di Caprio. Atributos naturais para considerá-la um paraíso é o que não faltam (Thinkstock)
2. Telascica, Croácia
A Croácia possui um litoral recortado, repleto de ilhas paradisíacas
3. Galesnjak, Croácia
Galesnjak, no mar Adriático, que banha a costa da Croácia, é conhecida como a “ilha do amor”. Por que será? (Ivo Pervan)
4. Kabira, Okinawa, Japão
Ilha Kabira, em Okinawa, arquipélago do sul do Japão (Okinawa Convention & Visitors Bureau)
5. Zanzibar, Tanzânia
O pequeno arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia, país do sudeste da África, oferece praias e hospedagens com as alucinantes cores do oceano Índico. Curiosidade: o cantor Freddie Mercury nasceu aqui (Thinkstock)
6. Moreton Island, Austrália
Moreton Island é um dos destinos favoritos na região de Brisbane, no nordeste da Austrália (Brisbane marketing)
7. Mikonos, Grécia
Resort em Mikonos, região da Grécia onde o agito noturno e o sossego, com seus barcos de pescadores e pelicanos, misturam-se pacificamente (Thinkstock)
8. Gaz, Croácia
Outra ilha da Croácia, no arquipélago de Brijuni, com formato bem interessante (Renco Kosinožić CROATIAN TOURIST BOARD)
9. Bora Bora, Polinésia Francesa
Imagem clássica da Polinésia Francesa, com seus bangalôs sobre as lagunas dos atóis (Pierre Lesage/Creative Commons)
10. Cozumel, México
A maior atração de Cozumel, no México, são seus corais, apresentados ao mundo pelo pesquisador francês Jacques Cousteau (Divulgação/Divulgação)
11. Maiorca, Espanha
As Ilhas Baleares, com Maiorca, Menorca e Ibiza, são uma mescla de história, beleza natural e agitação no Mediterrâneo (Hemera)
12. Fiji
Apesar de ter 300 ilhas, o arquipélago de Fiji, no meio do Oceano Índico, é pequeno. Suas ilhas minúsculas são resultado da intensa atividade vulcânica da região. Entre as belezas paradisíacas, está a ilha de Tokoriki (foto), onde localiza-se um resort cujo público-alvo são casais em lua-de-mel. Ali, crianças não são aceitas (Paul D’Ambra/creative commons/Flickr)
13. Isla Hispaniola, República Dominicana
A ilha de Hispaniola é dividida entre Haiti e República Dominicana. Em ambos os lados as paisagens são espetaculares, com ótimos resorts e culturas completamente distintas (de um lado francesa, do outro espanhola, mas ambas com alma creole). Aqui uma foto de um campo de golfe em Maria Trinidad Sanchez, do lado dominicano (Dominican Republic Ministry of Tourism/Divulgação)
14. Galápagos, Equador
As ilhas Galápagos, no Equador, não são só belas, mas ganharam notoriedade por ter servido como inspiração para Charles Darwin e sua teoria evolucionista (David Doubilet)
15. Sri Lanka
Praia próxima a Unawatuna, no sudoeste do Sri Lanka, o antigo Ceilão (BoJay Creative Commons)
16. El Nido, Filipinas
Com um conturbado passado dividido entre espanhóis, japoneses e americanos, as Filipinas são um belo país, repleto de ilhas dos sonhos (Thinkstock)
17. Bohol, Filipinas
A ilha de Bohol está no centro do arquipélago das Filipinas, e além de ter praias exuberantes, o seu interior também é peculiar. Os moradores têm uma cultura própria, consolidada, e as paisagens naturais de colinas de calcário fazem parte das atrações turísticas não-litorâneas (Thinkstock)
18. Bled, Eslovênia
Esta é uma ilha diferente em nossa lista. Bled fica em um laguinho pristino e simplesmente encantador no interior da Eslovênia (Thinkstock)
19. Silhouette, Seychelles
Praia na ilha Silhouette, em Seychelles (travelourplanet Creative Commons)
20. Bali, Indonésia
Literalmente uma ilha hindu num país muçulmano, Bali é um destino encantador onde o viajante encontrará massagens vigorosas, ondas para surfar, um povo sempre sorridente e uma gastronomia pujante. Na foto, o Maya Resort (Rodney Campbell Creative Commons)
21. Ilha de Páscoa, Chile
Um dos lugares mais isolados do mundo, a Ilha de Páscoa é um território do Chile que encanta por seus vulcões e cultura singular (Josefina Aguirre/creative commons/Flickr)
22. Havaí, Estados Unidos
A costa de Na Pali, em Kauai, é um dos muitos atrativos no arquipélago do Havaí. Da cultural única ao mundo do surfe, de praias espetaculares ao espírito do aloha, este é um destino turístico por excelência (mattwunderle Creative Commons/Wikimedia Commons)
23. Fernando de Noronha, Brasil
O arquipélago de Fernando de Noronha possui praias de deixar qualquer um embasbacado. Entre elas, as famosas e obrigatórias Baía do Sancho, Baía dos Porcos (foto) e Praia do Leão (Ministério do Turismo)
24. Maldivas
Até a década de 1970 as Maldivas eram um país-arquipélago pobre, dependente da pesca. Tudo mudou na década seguinte, quando resorts como o W Retreat (foto), receberam licenças para construir grandes empreendimentos, muitas vezes em ilhas antes desabitadas. Hoje a maior preocupação de seu governo é o aquecimento global e o aumento das marés (o ponto culminante do país tem apenas 2 metros) (Divulgação)
25. Green Cay, Ilhas Virgens Britânicas
Um dos novos destinos românticos do Caribe, as Ilhas Virgens Britânicas só agora vem conquistando os brasileiros (Digital Vision)
26. Ilha de Capri, Itália
Na costa próxima a Nápoles, Capri é uma eterna favorita dos viajantes (CameliaTWU)
27. Los Roques, Venezuela
Los Roques, na costa venezuelana, vem ganhando fama como destino para a lua-de-mel inesquecível
28. Açores, Portugal
Mais famosos por aqui por sua grande comunidade de imigrantes e descendentes no sul do país, os Açores agora vem disputando os turistas brasileiros com atividades como observação de baleias, trekking e vela, além de uma gastronomia riquíssima (Thinkstock)
29. Geórgia do Sul, território do Reino Unido
As ilhas Geórgia do Sul entram na rota de uma grande parte dos cruzeiros antárticos. Aqui o explorador polar Ernest Shackleton empreendeu um dos mais brilhantes capítulos da história da exploração da Antártica, ao atravessa-la depois de cruzar o revolto oceano da região em um bote salva-vidas (ScottDNelson Creative Commons)
30. Ilhas Malvinas, território do Reino Unido
Também conhecidas como Falklands e eterno alvo de disputas territoriais entre britânicos e argentinos, estas ilhas também fazem parte de cruzeiros que visitam o Cabo Horn e a Península Antártica. E, sim, não faltarão pinguins para recebê-lo (60D Man Creative Commons)