Meta da nova lei de mobilidade é deixar o país livre de emissões de carbono nos próximos 30 anos
O governo francês planeja banir do país os carros movidos a combustíveis fósseis até 2040, de acordo com sua nova lei sobre mobilidade.
Segundo a ministra dos Transportes da França, Elizabeth Borne, a meta é manter a promessa do ex-ministro de Meio Ambiente, Nicholas Hulot, que fez a declaração no início do mandato do presidente Emmanuel Macron, em uma tentativa de tornar o país neutro em emissões de carbono até 2050.
Hulot renunciou ao cargo em setembro de 2018 em protesto pela falta de comprometimento de Macron com as causas ambientais. Com isso, não ficou claro se a resolução seria mantida.
A ministra disse ainda que o governo vai ajudar a indústria automotiva francesa — liderada por PSA Peugeot Citroën e Renault — a fazer a transição de seus carros para versões movidas a eletricidade, hidrogênio e até biogás. A lei de mobilidade também facilitará a instalação de novas estações de carregamento de carros elétricos, inclusive em prédios residenciais.
Outro objetivo da medida é favorecer alternativas ao uso individual de automóveis, melhorando a rede ferroviária e criando uma estrutura para novas soluções de mobilidade, como bicicletas, scooters elétricas e carros compartilhados. As empresas poderão ainda oferecer um subsídio de 400 euros aos funcionários que usarem essas formas de transporte.
Fonte: Revista Auto Papo