Uma das principais causas do problema é a falta de hidratação. O hairstylist Bruno Oliver, do Oliver Salon, indica quais produtos sempre usar no banho e ter na bolsa para manter os fios saudáveis

Presente em todos os tipos de cabelos, os indesejáveis fios arrepiados, chamados de frizz, são causados por diversos fatores como cabelos ressecados, perda do sentido correto da cutícula do fio, aumento da umidade do ar e até mesmo genética, condição essa que não pode ser controlada.

Com o início das chuvas em Brasília, os fios rebeldes que teimam em ficar fora do lugar, são mais constantes. Mesmo sendo difícil, existem opções acessíveis para tratar a saúde do cabelo e, consequentemente, dar um fim ao frizz de uma ver por todas. Para quem sofre constantemente com o frizz, o primeiro passo para se livrar é hidratação constante. Hidratar o cabelo durante o banho se torna indispensável no processo para eliminar o problema. “Mesmo um shampoo de ação hidratante, não consegue repor todos os nutrientes que a fibra capilar precisa, por isso, deve ser sempre acompanhado por um condicionador ou uma máscara para que o cabelo se mantenha saudável”, explica Bruno Oliver, proprietário do Oliver Salon.

Já no caso de cabelos finos e mais oleosos, o mais indicado é utilizar um condicionador que se encaixe ao tipo de cabelo. Mulheres com cabelos normais a grossos e que fizeram algum tipo de tratamento químico nas madeixas, podem optar por um uso mais regular da máscara capilar. Mas, para não ter erro, busque a orientação de um cabelereiro que irá encontrar a melhor opção para cada tipo de fio e a frequência exata em que o tratamento com a máscara deve ser feito.

Mesmo hidratando o cabelo durante o banho, não se deve lavar os fios todos os dias. “O hábito de higienizar a cabeça diariamente causa ressecamento, uma das principais causas do frizz”, alerta Oliver. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural que mantém os fios hidratados e ajuda a evitar o cabelo arrepiado, por isso a lavagem excessiva retira a oleosidade da fibra, deixando-a mais seca. O recomendado é lavar o cabelo dia sim, dia não.

Após a lavagem, o próximo passo, geralmente, é pentear os fios. Existe uma forma certa de desembaraçar cada tipo de cabelo, para os cabelos lisos deve-se pentear quando secos e para o cacheados o melhor é enquanto ainda estiverem molhados. Isso se dá porque o cabelo liso quando está molhado, o fio fica inchado e mais propenso à quebra e o atrito entre o pente e o cabelo pode arrebentá-lo e causar o frizz. Já os cabelos cacheados ficam armados e sem definição quando penteados secos.

O protetor térmico é indispensável quando se usa secador, chapinha e/ou babyliss. A falta de proteção contra o calor dos equipamentos pode ressecar o cabelo e provocar o frizz. Deixar o cabelo secar naturalmente é sempre a melhor opção, mas, quando o uso desses aparelhos for necessário, deve-se aplicar uma proteção antes, formando assim uma camada que irá impermeabilizar o fio e garantir a saúde do mesmo.

Para finalizar, o leave in é o item mais importante nesse processo para evitar o frizz. Em dias mais úmidos, como os que estamos vivendo na Capital com o início das chuvas de verão, o produtinho se torna essencial no dia a dia, sendo indicado carregar, inclusive, dentro da bolsa para controlar os fios rebeldes ao longo do dia.

Dicas para os dias de chuva

Nos dias chuvosos os cuidados com o cabelo tanto para mantê-los sempre bonitos, sedosos e saudáveis quanto para evitar o frizz, deve começar ainda no banho. “Ao perceber que a chuva está se aproximando, o recomendado é lavar os cabelos com shampoo de pH adequado e utilizar máscara e condicionador anti-frizz”, aconselha Bruno Oliver.

A água fria se faz muito importante nesses dias. Para controlar os fios rebeldes e diminuir o volume do cabelo, basta um jato frio ao final do banho. Essa medida sela as cutículas do cabelo, mantendo as madeixas no lugar. Também deve-se evitar o uso de secador, chapinha e babyliss nesses dias mais úmidos.

Para finalizar, utilize produtos anti-umidade e, ao longo do dia, nada de tentar abaixar os fios rebeldes com as mãos. O calor e suor das mãos deixa o cabelo com mais umidade e, como consequência, irá abrir as cutículas da fibra capilar, deixando as madeixas com aspecto áspero.

Fonte: Divulgação