Especialista dá dica para que isso não se torne um problema
Empresas estão se preocupando cada vez mais em investir no capital humano, já que sem ele a empresa não perdura. Hoje, um fator preocupante entre os líderes é a baixa produtividade dos funcionários, que na maioria dos casos está relacionada à desmotivação no trabalho.
Para Fabio Abate sócio diretor e consultor Netas Treinamento & Desenvolvimento, a Rotatividade de funcionários, redução da produtividade, prejuízos com prazos e custos são alguns dos problemas que a desmotivação no trabalho pode causar.
Existem diversos fatores que podem influenciar a desmotivação, entre eles o acúmulo de tarefas, salário injusto, clima organizacional conturbado, falta de reconhecimento, líder despreparado, falta de comunicação, ambiente de trabalho inadequado.
Algumas técnicas simples que o Fabio Abate listou que podem ajudar empresas e líderes a combater a desmotivação no trabalho:
1. Estabeleça um canal de comunicação com os funcionários
Converse e receba feedback dos funcionários. Pergunte como eles se sentem em relação ao trabalho, se há algo que o incomoda e o que ele acredita que possa melhorar a produtividade, o ambiente e a motivação.
2. Ofereça cursos, treinamentos e palestras motivacionais
Uma das vantagens dos estudos oferecidos pela empresa é que o funcionário sai do ambiente que talvez o esteja incomodando, aprende se sente estimulado e volta enxergando a empresa com outros olhos.
3. Crie um plano de carreira
Os gestores precisam saber lidar com as expectativas dos funcionários. Mostre a eles que existem possibilidades de efetivação e crescimento dentro da empresa, isso os ajuda a buscar desenvolvimento profissional.
4. Ofereça salário compatível com o mercado
Mesmo mostrando que há possibilidade de crescimento, é essencial oferecer um salário justo e que seja compatível com o que o mercado oferece. Se não for possível, valorize o trabalho do colaborador e aponte os pontos positivos para a sua permanência na organização.
5. Reconheça o trabalho realizado e dê feedback
Funcionários produzem com qualidade e responsabilidade quando se sentem valorizados. Mostre a eles o quanto são importantes para o desenvolvimento da empresa.
“O bom líder é aquele que sabe como gerar o estímulo que motiva cada colaborador, mas não é só papel do líder, o colaborador também precisa estar disposto a encarar os desafios que todo trabalho impõe.” Conclui Fabio Abate.
Agora que ficou mais fácil saber como combater a desmotivação no trabalho, coloque essas dicas em prática e tenha uma equipe motivada.
Fonte: Divulgação