De acordo com psicóloga, a TTC-i específica para a insônia ajuda as pessoas a adormecerem mais rapidamente, dormirem por mais tempo e obter uma qualidade de sono superior ao reduzir o tempo que passam acordadas a noite. E o mais importante, os benefícios persistem mesmo após o término do tratamento que dura entre 6 e 12 sessões. Já os comprimidos para dormir podem parecer uma solução para as noites mal dormidas, mas costumam perder a eficácia com o passar do tempo, além de apresentarem efeitos colaterais.
A Terapia Cognitivo Comportamental para a Insônia ainda é pouco difundida entre a população. No Brasil existem poucos profissionais especialistas em sono habilitados para conduzirem a TTC-i. Em todo o Brasil apenas 26 psicólogas, incluindo a Danuska Tokarski, possuem a certificação emitida pela Sociedade Brasileira do Sono. Por isso esse tratamento tão eficaz ainda é tão pouco difundido entre a população.
Mas o que é a insônia?
A TCC-i consiste em uma série de técnicas personalizadas que ajudam o paciente a reconhecer e alterar hábitos inadequados de sono juntamente com orientações para a redução da ansiedade. “Por exemplo, o uso do diário do sono que ajuda o paciente a ter mais consciência sobre seus hábitos e rotinas. Com os registros os pacientes conseguem acompanhar a evolução ao longo das sessões e se sentem mais auto-confiantes, eles relatam grandes benefícios com o uso das técnicas da TTC-i”, explica Danuska Tokarski.
Em todo o mundo, as pesquisas têm demonstrado que a TCC-i possibilita um sono reparador e saudável, podendo ser realizada individual, em grupo e inclusive via internet.