As recomendações são da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) que, para o Mês da Mulher, frisa a importância de incentivar o turismo feminino

Em 2019, a empresa MaxMilhas registrou um aumento de 8% no número de mulheres que compraram voos sem acompanhante. Apesar da melhora no percentual, quase metade das mulheres brasileiras nunca viajou sozinha, de acordo com dados apresentados pelo Booking.com, em parceria com a consultoria da ONG Think Olga, também no ano passado.

O levantamento feito pelo mecanismo de metasearch de viagens para reservas de hospedagem ainda apontou que as turistas da América Latina solicitam maior infraestrutura, policiamento, pacotes turísticos para mulheres e leis mais duras contra o assédio para conseguirem viajar sem a companhia de outra pessoa.

“Hoje em dia, vemos que muitas mulheres estão optando pela viagem sem acompanhantes, mas ainda há muito o que melhorar dentro desse aspecto. Esse assunto deve ser discutido o ano inteiro e, portanto, estamos dispostos a incentivar, cada vez mais, a cultura de ir e vir em segurança”, informa Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Para que as mulheres sejam encorajadas às viagens solo, a federação separou três dicas para evitar problemas e dores de cabeça nesse momento que deve ser de relaxamento. Confira:

Pesquise sobre o seu destino

Explore diferentes sites de viagens e de turismo para conhecer o local desejado. É importante saber como é a cultura da região e também quais são os horários em que os estabelecimentos costumam estar mais movimentados e mais vazios.

Informe a sua localização

Além de compartilhar o destino da viagem, é importante que parentes e amigos próximos saibam o paradeiro da viajante. Manter essas pessoas informadas dos lugares em que a turista pretende passar, assim como disponibilizar endereço e telefone do local de hospedagem, é fundamental para manter o conforto e a segurança durante a viagem.

Leve apenas o necessário

É indicado levar apenas o que será utilizado no tempo da viagem para que não haja preocupações com o deslocamento. Quanto menos itens forem colocados na mala, mais fácil será a movimentação. Uma dica é apostar nas coisas do dia a dia: roupas pensadas para o clima da região, itens de higiene e remédios.

Fonte: Divulgação