Apostar nos alimentos certos garante maior desempenho do corpo durante a atividade. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, recomenda algumas combinações para a refeição

 A corrida é uma grande aliada para deixar a saúde em dia. Ao mesmo tempo em que fortalece o organismo, a atividade potencializa a perda das famosas “gordurinhas” locais, pois acelera o metabolismo. O esporte pode ser praticado em diferentes horários, entretanto, exige uma atenção especial dos adeptos de treinos matinais.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que uma refeição reforçada na noite anterior é uma das principais recomendações. “O que comemos imediatamente antes da corrida não foi totalmente metabolizado para ser usado como fonte de energia”, informa a nutricionista. Nesse caso, o ideal é consumir alimentos que ajudem a fornecer energia pelo menos quatro horas antes do exercício.

“Para quem treina pela manhã, a última refeição do dia anterior pode fazer muita diferença. Consumir frutas, pães, arroz, tubérculos e até mesmo macarrão, acaba sendo uma boa alternativa”, complementa Renata. A hidratação é fundamental, também, para que o corpo consiga ter um bom desempenho esportivo. Diante disso, é indicado a ingestão de 300 a 500 ml de água, em média, na hora que antecede o treino.

A aposta nos alimentos certos, além da periodicidade da atividade, costuma ser o segredo para uma corrida sem exaustão física. Para a boa digestão, por exemplo, o abacaxi e o mamão são as frutas “queridinhas” para evitar a sensação de “peso” no estômago. Por outro lado, as fontes de carboidrato – como pães e massas – tendem a fornecer mais energia para o corredor.

A comida é um grande suporte para performance, todavia, é preciso estar atento ao que deve ser evitado para não prejudicar o funcionamento do organismo no momento do exercício.

“O excesso de gorduras pode prejudicar a digestão e favorecer quadros de diarreia durante a corrida. O ideal é consumir alimentos mais leves, evitando carnes gordurosas, frituras e alimentos com gordura adicionada”, indica Guirau.

De acordo com a nutricionista, algumas boas combinações de café da manhã são:
  1. Banana com aveia e canela + café;
  2. Tapioca com homus ou pasta de soja temperada + chá verde;
  3. Panqueca de ovo e aveia recheada com pasta de amendoim;
  4. Shake de beterraba com laranja e água de coco;
  5. Torradas com geleia de fruta sem açúcar + suco de abacaxi com água de coco.
Jejum

Muitas pessoas que praticam atividades físicas costumam se questionar sobre fazer exercício em jejum. Nesse sentido, Guirau enfatiza a importância de dar uma atenção redobrada à última refeição realizada no dia anterior. A profissional ainda informa que fazer uma refeição balanceada após a atividade é imprescindível.

“Consumir proteínas para ajudar no reparo do tecido muscular, como ovos, lácteos e suplementos proteicos é de extrema importância para quem finaliza uma atividade. Carboidratos, como frutas, pães e cereais, também são excelentes opções”, informa.

Sugestões de receitas

–        Suco de abacaxi com água de coco

1 fatia de abacaxi 200 mL de água de coco

2 a 3 folhas de hortelã

Bata tudo no liquidificador ou no mixer e consuma em seguida.

–        Shake de beterraba com laranja

2 col de sopa de beterraba ralada

1 laranja pera

200 mL de água de coco

1 col de café de gengibre picado

Bata tudo no liquidificador ou no mixer e consuma em seguida.

Fonte: Divulgação