Augen Marcenaria Personalizada afirma que medir espaços e os móveis é o primeiro passo para dar novos ares ao décor, sem gastar
Mudar o ambiente de casa nem sempre implica gastos. Trocar um ou outro móvel de lugar já dinamiza e confere novos ares ao décor, deixando o ambiente mais agradável e, muitas vezes, mais confortável. Contudo, é preciso ter alguns cuidados na hora de deslocar o mobiliário pelo espaço da casa.
“Uma das primeiras dicas é usar uma trena para saber se o móvel vai caber no lugar onde se quer colocá-lo. Assim, evita-se esforço desnecessário”, conta Arnaldo Avelino, curador de projetos da Augen Marcenaria Personalizada.
Antes de começar, observe o ambiente e faça um pequeno estudo, visualize a peça no espaço onde deseja acomodá-la. Depois envolva as extremidades dos móveis que você deseja trocar de lugar com um tecido macio, para evitar danos tanto a peça quanto ao piso da casa.
Comece a mudança por objetos maiores, já que eles vão precisar de mais espaço e esforço. Isso também facilita a acomodação de móveis menores, que podem ser testados em diferentes lugares, antes de serem acomodados em definitivo. “Ao observar as dimensões das peças, é possível encontrar uma decoração mais equilibrada”, diz o profissional.
Durante a mudança, acomode os móveis sem encostá-los na parede e aproxime sofás e poltronas. Fazendo isso, evita-se a falsa impressão de um espaço amplo – que na verdade cria muitas áreas inutilizadas, e a sensação de conforto e aconchego fica maior, principalmente na sala.
Outra dica importante é preservar os espaços de circulação, deixando 90 cm livres para passagem em corredores principais e hall de entrada, por exemplo, e 60 cm de distância em áreas que separam sofás de mesas de centro ou vão entre cama e porta de guarda-roupas.
Fonte: Divulgação