Tarkett explica quais tonalidades podem estimular sensações nos ambientes

 

A madeira natural é utilizada na construção civil há milênios, mas seu uso pouco a pouco vem se tornando inviável diante da escassez dos recursos do planeta, tão necessários para a viabilidade deste no futuro.

Se a parte estrutural hoje utiliza mais concreto e aço, o mesmo não se pode dizer dos acabamentos, onde a madeira natural ainda é muito requisitada por ser capaz de estimular sensações de acolhimento, ‘aquecendo’ os ambientes.

Para se firmar como alternativa à forma natural, fabricantes de revestimentos passaram a desenvolver padrões amadeirados, reproduzindo em alta definição as nuances da madeira, inclusive nós e veios, assim como a textura de diversos tipos de acabamento.

Uma das características mais marcantes da madeira é a diversidade de tonalidades. Ela se deve às alterações e variações que ocorrem dentro da própria árvore, dentro da mesma espécie ou em espécies diferentes.

Tratando-se de piso vinílico, a oferta de padrões amadeirados é bastante diversificada para atender a gostos e necessidades variados, desde residências até escritórios de grandes empresas.

Diante de tantas opções, como escolher a tonalidade correta para a minha casa? Onde um piso claro pode se sair melhor do que o escuro e vice-versa? Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett dá cinco dicas para você acertar na escolha do piso amadeirado:

Decoração

A escolha da tonalidade de um piso, seja qual for o material, precisa estar associada ao estilo e à paleta de cores desejada para a decoração, como a pintura e os acabamentos do mobiliário. Que tal testar as possibilidades em um moodboard?

Contraste de tons entre móveis e pisos vinílicos amadeirados (Tarkett)

Uma dica é trabalhar com tons opostos entre piso e mobiliário. Se o piso vinílico é claro, você pode optar por uma tonalidade uma pouco mais escura nos móveis, da mesma forma que se ele for escuro, o mobiliário pode ser de uma tonalidade mais clara.

Tons claros e escuros

Os pisos claros são recomendados quando se deseja obter uma sensação de amplitude e iluminação, o que pode ser interessante para valorizar um imóvel de pequena metragem e poucas janelas.

Opções claras em pisos vinílicos (Tarkett)

Os pisos escuros trazem sensação de acolhimento e proporciona uma atmosfera refinada, pois se aproxima do preto, a cor da elegância e personalidade. Eles também são aplicados quando se quer reduzir visualmente ambientes muito amplos.

Opções escuras em pisos vinílicos (Tarkett)

Tons médios

A vida não precisa ser 8 ou 80, preto ou branco, claro ou escuro. Fabricantes com a Tarkett dispõem de amplo leque de pisos amadeirados com tonalidade média, de forma que você possa deixar a dicotomia para lá.

Opções médias em pisos vinílicos (Tarkett)

O meio termo entre tonalidades, por sinal, é um dos fatores que contribuíram para um aumento significativo das vendas de pisos amadeirados, superando com boa vantagem as vendas das opções mais claras e escuras.

Mitos

Cuidado para não acreditar em tudo que se ouve por aí. Um mito clássico na questão da tonalidade é a crença de que pisos claros sujam mais. Sensação de sujeira é bem diferente de estar realmente sujo. Se você limpa frequentemente o piso, tudo certo!

Dizem também que um piso vinílico de textura rústica é mais difícil de limpar do que a lisa. Saiba que é exatamente o contrário: a textura rústica é marcante, mas o relevo é mais aberto, o que facilita a entrada do pano ou do mop na limpeza.

Da esquerda para direita em sentido horário: texturas Hand Scraped, Lisa, Saw Cut e Rústica dos pisos vinílicos da Tarkett

Já a textura lisa apresenta um relevo menos profundo, no entanto, ele é bem pequeno. Dessa forma, a chance de o piso encardir com o tempo é maior se uma limpeza frequente não for feita.

Ambientes

A escolha da tonalidade para cada cômodo de uma casa depende da decoração e da própria configuração do ambiente. Você pode obter efeitos diferentes a depender do tom escolhido, por isso, é importante notar se aquela sensação está adequada ao espaço.

Hoje em dia os projetos de interiores em casas e apartamentos costumam usar um piso de tom único para unir os cômodos, juntando quartos, cozinhas, salas e às vezes estendendo até a varanda.

Em grandes espaços, é comum ver pisos mais claros nas áreas sociais, como a sala de estar, por conta do efeito de amplitude que eles causam. Os quartos costumam receber pisos de tonalidade média ou escura para estimular a sensação de aconchego.

Pisos vinílicos claros nas áreas sociais e escuros nas áreas íntimas: efeitos diferentes (Tarkett)

Fonte: Divulgação