Trabalhar de casa ou fazer home-office já era realidade para uma parcela dos trabalhadores. Porém, com a crise causada pelo novo Coronavírus, muitas pessoas acabaram sendo pegas de surpresas e obrigadas a se adaptarem da noite para o dia para trabalhar de casa. Sem horários fixos, sem uniformes, sem sapatos e ambientes, na maioria das vezes, adaptados, o trabalho em casa tem desafiado muitos colaboradores a manterem o mesmo nível de produtividade.

Já se foi a época onde acreditava-se que era preciso estar no escritório por muitas horas consecutivas para ser produtivo e garantir resultados positivos. Segundo pesquisa feita pela empresa alemã Unify, 43% dos profissionais de hoje estariam dispostos a negar um aumento de até 10% contanto que pudessem ter uma flexibilidade maior no que se refere a rotina corporativa. Especialmente com a nova ideia de home office, diversos desafios são colocados como a falta de disciplina e a ausência de prioridades. Referência em mobiliário corporativo com qualidade, ergonomia e conforto, a F.Way está atenta às mudanças nos ambientes corporativos e separou algumas dicas para ser mais produtivo sem ter que trabalhar por mais tempo.

Organize o espaço de trabalho

Um dos principais fatores que ajudam na concentração na hora do trabalho é ter um local exclusivo para executar suas funções. Um espaço exclusivo para o trabalho prepara o cérebro a ficar mais ativo ao visualizá-lo. Procure um local afastado dos principais locais da casa e utilize uma mesa exclusiva para o trabalho. Desse modo, você se sente confortável e não se distrai com situações incômodas, além de ter tudo o que precisa à mão. Procure sempre uma cadeira confortável e preparada para as longas horas de trabalho.

Mantenha o foco e o horário de trabalho

Quando sentar para trabalhar, desligue-se do celular e das redes sociais – utilize-as somente para o trabalho, mantendo a atenção, exclusivamente, no que deve realizar no dia. Outro ponto importante é manter a rotina mais parecida possível com os horários originais. Afinal, isso já vai ajudar na produtividade e na adaptação ao novo ambiente de trabalho. Além disso, em algum momento, será necessário a volta ao ambiente de trabalho. Se os horários feitos no home-office forem diferentes do escritório, esse retorno será muito mais difícil. No entanto, caso haja a liberdade de gerenciar os horários, a dica é observar em qual período do dia você é mais produtivo e utilize isso a seu favor. De forma geral, a maioria da população funciona melhor acordando cedo, mas também há quem tenha um ritmo mais noturno.

Faça uma lista de tarefas

Parece simples, mas é uma dica essencial para todo tipo de trabalho executado à distância. A lista de tarefas ajuda nosso cérebro a se preparar, pois, à medida que você anota, reflete sobre o que é preciso ser feito a cada tarefa. Além disso, a organização temporal reduz a ansiedade, sabendo que há um início, meio e fim. Com o avançar de cada tarefa, a nossa mente encara como uma evolução e vai aumentando a motivação para chegar ao fim. Sem essa etapa, a cada atividade concluída, é preciso tomar a decisão de qual a próxima a ser seguida, causando um esgotamento desnecessário.

Não se acomode e seja proativo

Pense bem sobre o seu trabalho e avalie o quanto você gosta dele e se sente bem fazendo-o. Por isso, seja gentil com seus colegas de trabalho e colabore no que puder para ajudá-los. Isso pode ajudar tanto a aprender novas informações como contar com o auxílio de amigos de trabalho em projetos especiais.

Fonte: Divulgação