De acordo com o levantamento realizado pelo Google Trends, a expressão “dor nas costas” teve um aumento de 76% nas buscas online

Com o distanciamento social, muitas pessoas tiveram uma abrupta mudança de rotina relacionada ao trabalho. Como alternativa para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), grande parte das empresas optou pelo home office para dar sequência às demandas corporativas. Com isso, os trabalhadores tiveram que readaptar as suas residências para transformar o espaço em um ambiente relativamente parecido com o de um escritório. Apesar dos esforços, há grandes queixas no que diz respeito à ergonomia durante a realização das atividades profissionais.

Desde o início da pandemia, a ferramenta Google Trends, responsável por mostrar os termos populares mais buscados no Google, registrou o crescimento de 76% na busca pela expressão “dor nas costas”. De acordo com o serviço de análise, o pico de pesquisas sobre o assunto foi mapeado no dia 26 de abril.

Segundo Márcio Silveira, médico da clínica Salus Ortopedia, com três unidades no DF, o home office prejudica a postura de quem trabalha sentado, porque o ser humano não é adaptados para este tipo de atividade a longo prazo. De acordo com o ortopedista, a coluna não foi feita para permanecer nesta posição.

“Essa postura retifica as curvaturas normais da coluna e sobrecarrega a região lombar inferior. Como saímos do ambiente de trabalho que segue as exigências ergonômicas e, em sequência, modificamos para o ambiente doméstico, que não tem os mesmos cuidados, é normal gerar esse tipo de desconforto, visto que não estamos trabalhando em um ambiente preparado”, explica.

O médico ortopedista ainda pontua que as consequências desta mudança giram em torno da sobrecarga dos discos vertebrais da região lombar devido à má postura, o que pode acarretar em um quadro de desgaste dos discos da medula espinhal, mais conhecido como discopatia. As dores musculares também entram como um sinal de alerta do corpo para informar que algo está errado.

Além da coluna sofrer bastante com a postura inadequada, outras estruturas também são influenciadas por este problema. O joelho, por exemplo, quando permanece muito tempo dobrado, sem mexer, pode vir a sentir eventualmente. Da mesma forma, o ombro exige cuidados especiais para não comprometer a saúde durante o período de trabalho. Nestes casos, é importante adquirir um apoio para os pés e para os cotovelos. O uso de cadeiras e mesas com alturas adequadas também é fundamental para evitar as temidas dores no corpo.

“No ambiente de trabalho, é comum ser realizado ginástica laboral, cujo objetivo é prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional. Além disso, o trabalho tem que seguir normas impostas pelas Leis do Trabalho, onde é garantido o bem-estar do funcionário”, contextualiza o Dr. Márcio Silveira.

Dicas

Para não prejudicar a saúde no período de home office, alguns exercícios podem ser grandes aliados para afastar as dores no corpo. De acordo com o médico, a ginástica laboral é benéfica para evitar as dores provocadas pela postura incorreta.

“Ficar muito tempo sentado é prejudicial e, por isso, é importante levantar de hora em hora. Além disso, é aconselhável realizar algumas atividades simples, entre elas: esticar os braços até alcançar a ponta dos pés, rotacionar o tronco e flexão da coluna lombar com os joelhos estendidos para, depois, realizar a extensão do corpo. Apesar de ajudarem durante o dia a dia, é fundamental acompanhar o problema com um médico de confiança. A execução errada de algum desses exercícios pode piorar a situação. Por isso, recomendamos a presença de um profissional para oferecer o auxílio necessário”, informa.

Fonte: Divulgação