A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, pontua os principais benefícios do consumo do bacalhau e dá dicas de como usar o peixe em pratos que fogem do tradicional

Páscoa e bacalhau foram feitos um para o outro.  No feriado, o peixe reina soberano nas mesas brasileiras. Além de ser saboroso, o bacalhau também ganha pontos por ser uma opção saudável de refeição: considerado um peixe magro (cerca de 160 Kcal a cada 100g), é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, como destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“O pescado é fonte de vitaminas A e E, que são excelentes antioxidantes; e também em B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM em mulheres. Não só isso, o bacalhau também fornece ômega-3, gordura associada a melhora no QI em crianças, a redução de náusea na gestação e a proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, diz.

Muito apreciado pelos brasileiros, o pescado também sobe no pódio quando o assunto é versatilidade. “Embora seja um alimento utilizado como ingrediente em receitas bastante tradicionais, como a bacalhoada, é possível variar a forma de preparo. Podemos utilizá-lo em receitas que iriam outros tipos de carnes, em bolinhos acrescidos de legumes ou saladas com lascas de bacalhau”, exemplifica Renata. A especialista também acrescenta que ao variar os temperos e condimentos nas preparações, o bacalhau também ganha novos sabores.

Renata também dá dicas na hora de escolher o produto. Segundo ela, uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. E ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal.

“Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como “bacalhau do Porto” – tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada”, ensina.

Na hora do preparo, a dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira, sendo trocada a cada 6 ou 8 horas. A dica final da nutricionista do Oba Hortifruti é escolher apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada. “Se for assar, não ultrapasse os 150°”, observa.

Quem quiser variar de pratos clássicos e apostar em receitas que com certeza irão surpreender o paladar, Renata separou o passo a passo de 5 opções cheias de sabor. Confira!

SUGESTÕES DE RECEITAS
Bolinho de bacalhau assado

300 g de bacalhau desfiado

50 ml de azeite

½ cenoura ralada bem fininha

1 cebola pequena picada

1 dente de alho

1 tomate médio picado

Purê de duas batatas doces médias

Cheiro verde a gosto

2 ovos

4 colheres (sopa) farinha de arroz

100 g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Preparo: Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar.

Faça bolinhas, unte com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Bacalhau grelhado com legumes e especiarias

1 kg  bacalhau

75 ml  azeite extravirgem

1 abobrinha italiana média

1 berinjela

1 tomate médio (não muito maduro)

1 colher (sopa) de especiarias de sua escolha (alecrim, orégano, manjericão, etc)

20 ml vinagre de vinho branco

Molho:

3 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho

100 ml de suco de limão

1 cebola

1 pitada de sal

2 pimentas dedo de moça

Pimenta do reino a gosto

Preparo: Grelhe o bacalhau com 25 ml de azeite em uma panela. Reserve. Corte os legumes em rodelas e tempere com as especiarias e o vinagre. Leve para grelhar com o resto do azeite na mesma panela do bacalhau. Misture todos os ingredientes do molho e sirva com o bacalhau e os legumes grelhados.

“Mil folhas” de bacalhau

1 xícara de bacalhau cozido e desfiado

1 batata cozida amassada

½ xícara de boursin de azeitona

2 col de sopa de salsinha picada

½ tomate picado em cubinhos

1 pacote de pão sueco ou baguete

Preparo: Misture todos os ingredientes do recheio, deixando por último o tomate e a salsinha.

Monte o “mil folhas”, fazendo camadas de pão sueco com o creme de bacalhau, deixando 2 a 3 camadas de recheio. Sirva em seguida.

Obs. Quem preferir, pode servir o creme de bacalhau em fatias de baguete.

Salada de bacalhau com endívias

100g de endívias

2 xícaras de chá de salada de bacalhau Oba

2 col de sopa de creme de ricota ou cream cheese

Abra as folhas de endívia em uma travessa

Preparo: Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau Oba e sirva em seguida.

Lombo de bacalhau assado

2 pedaços de lombo de bacalhau

3 batatas médias fatiadas

1 cebola média fatiada

1 maçã fatiada

2 col de sopa de molho de tomate

Azeite e sal a gosto

Preparo:

1) Em uma assadeira, faça uma “cama” com as fatias de cebola e acomode o lombo de bacalhau.

2) Ao redor, acomode as fatias de batata e de maçã.

3) Regue o bacalhau com o molho de tomate e acerte o sal.

4) Em seguida, regue toda a preparação com azeite e leve para assar até que o bacalhau fique ao ponto.

Fonte: Divulgação