Já ouviu falar na pintura setorizada? Como o próprio nome indica, a pintura setorizada é uma técnica utilizada para dividir ambientes por meio de formas geométricas, arcos românticos ou desenhos abstratos. A principal vantagem desta técnica de pintura é que ela consegue transmitir a sensação de amplitude e criatividade, deixando o ambiente inspirador. E tudo isso por um preço acessível – visto que você precisará de pouca tinta para transformar sua decoração. Não existem regras para investir na pintura setorizada. Você pode fazer do jeito que achar mais interessante para seu ambiente. Mas, antes de começar a pintar sua casa, indicamos que você conheça as diferentes técnicas de pintura e formatos que mais valorizam a decoração. Confira! 

5 Maneiras de fazer a pintura setorizada

Já sabemos que a criatividade é essencial para fazer a pintura setorizada, mas você sabe qual é o formato que mais valoriza seu espaço?

Confira abaixo 5 maneiras de fazer a pintura setorizada para decoração e escolha o melhor para seu ambiente!

Meia parede

A pintura setorizada “meia parede” é uma técnica utilizada para pintar apenas metade da parede com cores vibrantes – o restante permanece branco ou com outras tonalidades.

A vantagem dessa técnica é que passa a impressão de amplitude, pois nosso olhar percorre o ambiente na linha horizontal.

A altura para pintar metade da parede precisa ser de acordo com seu cômodo. No quarto, por exemplo, é interessante pintar acima da cama, para substituir a cabeceira. A sala também fica melhor com a pintura acima do sofá – e, de preferência, com lindos quadros abstratos combinando.

Pintura setorizada na decoração da sala de estar com meia parede verde
Efeito caixa ou blocos

Se você precisa dividir ambientes com pintura, então o efeito caixa – também conhecido como bloco – é a técnica de pintura ideal para você.

Nesse caso, a pintura  conta com o teto ou o chão como uma continuidade da parede, é uma maneira de transmitir a sensação de tridimensionalidade ao dividir espaços.

No entanto, essa é uma das pinturas setorizadas mais trabalhosas de fazer, pois você precisa marcar com precisão cada linha para não ter um resultado torto. Repare no exemplo abaixo que apenas a área com a mesa de jantar é pintada de amarelo.

Pintura setorizada caixa na sala de jantar

Ah, e se o seu piso for um dos tipos de porcelanato ou laminado, você pode estender a pintura para o teto – fica mais fácil de conseguir o efeito!

Formas geométricas

As formas geométricas simples, como: retângulos, quadrados, triângulos e redondos, são perfeitas para usar como pintura setorizada.

São fáceis de fazer – você só precisa de uma marcação precisa e uma fita adesiva para delimitar o espaço da pintura – e transformam qualquer ambiente. O quarto, por exemplo, pode contar com um círculo na cabeceira.

Não precisa nem usar a pintura setorizada com formas geométricas para dividir ambientes, pois é um ótimo elemento visual.

Pintura setorizada na sala de estar
Fonte: Vivadecora.