Com essas dicas de funcionamento você vai aproveitar ainda mais a sua airfryer

Fritadeira elétrica é sinônimo de praticidade e rapidez na cozinha. Ao preparar alimentos sem o uso de óleo – ou muito pouco -, o aparelho ainda ganha o status de ajudar quem pretende seguir uma alimentação saudável. Vale a pena saber alguns sobre o funcionamento antes de comprar a sua airfryer. Confira! 

1. Siga o mestre

Parece óbvio, mas muita gente esquece de ler o manual de instruções, essencial para o entendimento de como funciona o aparelho, como limpar, os cuidados necessários etc. Além disso, também é uma forma de se familiarizar com as opções de temperatura e tempos de preparo.

2. Qual o seu tipo? 

Há uma variedade grande de modelos de fritadeira elétrica no mercado, com funções e designs diferentes. Antes de comprar a sua, pense se prefere o modelo com cesto (gaveta) ou com forno de convecção. O primeiro lembra uma torradeira ou máquina de pão, enquanto o segundo é um tipo de forninho convencional com airfryer – é possível até para acompanhar o cozimento através do vidro .

3. Abram alas!

Tenha em mente que você vai precisar de um bom espaço no armário para guardar a fritadeira elétrica, assim como na bancada quando for manuseá-la. Não esqueça ainda que ela não pode funcionar dentro de nichos, espaços fechados e apertados ou com bloqueios.

4. Ao ponto

Um dos benefícios da airfryer é a rapidez de cocção, por isso é preciso ficar de olho para os alimentos não queimarem. A grande dica dos profissionais é testar a velocidade e ficar de olho durante o preparo das receitas. Assim você vai encontrar o seu ponto desejado. 

5. Separar para juntar

Há modelos de fritadeiras tamanho família, com mais de 5 litros, que conseguem fazer grandes quantidades de comida. Porém, dependendo do número de pessoas, nem sempre é possível cozinhar todos os alimentos de uma vez. Nesse caso, é preciso colocar em lotes para garantir a uniformidade do cozimento. O mesmo se aplica ao preparo de carnes e vegetais: enquanto no forno convencional é possível colocá-los juntos, na fritadeira é melhor cozinhar os ingredientes separados e juntá-los no final.

6. Vire-se!

Os alimentos precisam cozinhar dos dois lados para um resultado eficaz, como se faz em frigideiras e panelas convencionais. E não é diferente com a fritadeira elétrica, principalmente para alcançar uma crocância uniforme. 

7. Azeite às vezes

Sim, a fritadeira pode funcionar sem uma gota de óleo, mas em alguns casos requer um pouco de óleo, azeite ou outro tipo de gordura para untar, principalmente para não grudar e lembrar a crocância da fritura tradicional.

8. Esquente antes

É recomendável preaquecer a airfryer antes de colocar os alimentos dentro dela. Para isso, basta ligá-la vazia e deixar de 3 a 5 minutos. Depois é só acomodar os alimentos e ligar de acordo com a receita ou instruções de preparo. 

9. Às cegas

Como nem sempre é possível visualizar o estado da comida na hora do preparo, muitas fritadeiras elétricas permitem abrir a bandeja ou cesta durante o funcionamento, porém não é regra, então vale consultar o manual de instruções antes. Lembrando que alguns fornos de convecção com airfryer possuem vidro de onde é possível acompanhar o cozimento. 

Fonte: Revista Casa e Jardim