Aprenda a usar essas peças funcionais para compor com o sofá e dar bossa à decoração

Complementos ideais para o sofá, os pufes cabem em qualquer espaço, são funcionais e ainda podem trazer bossa à decoração. “A gente gosta muito dos pufes para aqueles detalhes de cor, principalmente quando os moradores têm receio de usar tons mais vibrantes e optam por um sofá cinza, bege, branco”, diz a arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente no Studio Tan-Gram. Veja mais dicas.

– Os pufes, junto com almofadas e tapetes, dão aquele toque de cor, de vida, personalidade e frescor. “Adoramos fazer essas composições”, conta a arquiteta Monike Lafuente

– Por outro lado, as arquitetas do Studio Tan-Gram optam por um pufe mais neutro quando o sofá tem bastante cor, para não pesar demais, ou fazem um tom sobre tom. 

– “Podemos dizer que os pufes são curingas, justamente porque servem para apoio dos pés quando estamos vendo TV na sala ou para apoio de objetos e até de mesinha quando precisamos colocar uma mesa de café“, diz Claudia.

O pufe “guardado” embaixo da mesa lembra as sacas de transporte de café e faz par com a lata de combustível antiga dando um ar inusitado à decoração do living (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)

– Em ambientes pequenos, os pufes podem ficar “guardados” embaixo de mesas laterais, aparadores ou bancadas para serem usados quando houver necessidade.

– Para a arquiteta Adriana Esteves, os pufes são uma boa saída de complemento do sofá para não usar os modelos que “crescem” (retráteis) e podem ficar mais pesados na decoração. 

– Em salas ou varandas, o pufe pode servir de mesa de centro que também faz as vezes de apoio para os pés ou assento para as visitas nos dias de festa

Com almofadas confortáveis, o sofá modular compõe a sala de TV com os grandes pufes de crochê. O tapete macio finaliza o visual acolhedor. Na parede, obra de Carlos Matuck. Projeto do arquiteto Thiago Passos (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)

– Pufes gigantes com texturas confortáveis –  crochê ou tricô, por exemplo -, muitas almofadas e tapete macio são itens perfeitos para criar um ambiente informal. Ideal para “se jogar” ou receber os amigos num clima “relax total”.

– Pufes mais altos podem ser usados até mesmo em sala de jantar, tanto para acomodar lugares a mais para receber convidados, como no dia a dia para melhorar a circulação, já que eles não têm encosto e podem ficar mais escondidos, sob a mesa.

Fonte: Revista Casa e Jardim