Ponza é um destino especial. Diz a lenda que era a ilha mítica de Aeaea que abrigava a feiticeira Circe, da Odisséia de Homero, e que desde então atrai visitantes. Há uma vibração relaxada e muito praiano para este lugar com glamour apenas o suficiente para torná-lo interessante. Então pegue sua máscara de biquíni e snorkel e leia porque pensamos que Ponza é a ilha paradisíaca escondida da Itália.
Vista de Ponza da Casa Bolzano – Gillian Longworth McGuire
Não é tão cheia como a Costa Amalfitana
O segredo está fora sobre a Costa Amalfitana. Fuja das multidões e dos ônibus de turismo com uma balsa até a ilha de Ponza. Os italianos têm sabido desta ilha paradisíaca há séculos, mas ela não está no ritmo turístico internacional. Há provavelmente estrelas de cinema e esportes nos iates estacionados no porto, mas você pode parar para uma bebida com seu cabelo ainda salgado de um dia na praia no caminho de volta.
A água é ridícula
Crystal clear e em tons de azuis e verdes, a água em Ponza deve ser vista para ser acreditada. Com duas praias principais e pelo menos quinze enseadas, você tem a escolha de onde gostaria de mergulhar.
A comida é boa
Frutos do mar frescos, mussarela leitosa, azeitonas salgadas e ervas selvagens são o que informa a culinária a ilha. Suas escolhas vão desde um simples sanduíche de atum na praia até um elegante jantar com vista para o porto. A localização de Ponza a meio caminho entre Roma e Nápoles significa que a pizza é fantástica.
Existem ilhas desabitadas para visitar
Ponza faz parte do chamado arquipélago Pontino. A única outra ilha habitada é Ventotene, que fica a uma hora de balsa. Você pode alugar um barco ou fazer um cruzeiro e explorar as lindas enseadas das ilhas vizinhas de Palmarola e Gavi, ou caminhar na reserva natural em Zannone.
O mergulho é ótimo
Porque a água é tão clara e profunda , Ponza é um destino incrível para os entusiastas do mergulho. Passe o dia com os especialistas da Ponza Diving, que têm equipamentos para alugar, se você precisar. Com quase vinte locais diferentes de mergulho a uma hora de barco do porto principal, há muita coisa para explorar, de naufrágios a formações rochosas se unindo a criaturas marinhas coloridas.
As compras são ótimas
Só porque Ponza é baixa destino-chave não significa que as compras não sejam ótimas. Os dois níveis da área portuária estão repletos de boutiques que vendem biquínis e calções de banho franceses, camisetas e bolsas de praia projetadas localmente, cerâmica, joias e produtos alimentícios locais.
Você pode alugar uma scooter
Não há necessidade ter um carro na ilha. Como tem apenas sete quilômetros de comprimento, é fácil chegar a quase toda parte a pé ou de ônibus local. Se preferir um pouco mais de independência, alugue uma scooter ou um calhambeque na praia e dirija de ponta a ponta em busca de trilhas selvagens e piscinas vazias.
Existem clubes de praia
Embora haja muitas enseadas secretas que você precisa de um barco para chegar, Ponza também tem alguns clubes de praia de serviço completo. Clubes de praia de estilo italiano alugam cadeiras e guarda-sóis e têm serviços como banheiros, vestiários, bares e restaurantes. Frontone é a praia mais fácil de chegar na ilha. Há um serviço regular de táxi aquático do porto, das 10h às 19h, e vários clubes para escolher ao longo do longo trecho de pedra. Se você gosta de uma praia de areia, pegue o ônibus e cerca de 300 degraus até Cala Feola. Moradores adoram a água límpida e rochas lisas na vizinha Piscine Naturale.
Há ruínas romanas
Quando você vislumbrar a ilha pela primeira vez no seu passeio de balsa, se você olhar para a esquerda, verá o primeiro século do que é chamado Grotte di Pilato, onde as pessoas costumavam criar moreias e lagostas para os ricos romanos que viviam na ilha. Há restos de duas moradias: uma sob a Punta della Madonna e outra no bairro de Santa Maria. Pedaços de aquedutos da era romana são visíveis na parte da ilha chamada Cala dell’Acqua. Você também pode visitar uma das cisternas restauradas da era romana.
Trilhas para caminhadas
Deixe a praia para trás e siga para as montanhas selvagens para uma caminhada. Há uma série de boas trilhas para trekking – algumas melhores marcadas do que outras. Siga a estrada para cima e para fora da cidade em direção ao ponto mais alto da ilha para o Monte Guardia. Veja onde a ilha cultiva seu vinho tomando a trilha Fieno. Caminhe pelos campos com terraços plantados com fileiras de uvas.
Ponza Biancelli, Forastera, Pedirosso e Vernaccia até Punta del Fieno e vistas para Palmarola.
Gelato
Na gelateria Blue Marine você não tem permissão para perguntar qual é o sabor da sgranocchione, mas seja corajoso e vá em frente e faça o pedido. É um delicioso mistério. Esta loja faz cones de waffle e crepes à ordem, para entrar na fila. Não se preocupe, porém, o pessoal colher rapidamente.
Museu com uma vista
É uma caminhada para chegar a este pequeno museu encantador da estrada ou para cima da praia em Frontone. Apenas seguindo os sinais impressos à mão e você vai encontrá-lo. O museu é o projeto de paixão de Gerardo Mazzella, fundador da Associação Cultural Cala Frontone, cujo objetivo é promover os verdadeiros valores de Ponza. Algumas pequenas salas estão cheias de itens meticulosamente selecionados, desde ferramentas agrícolas e de pesca, a gravuras e pinturas que detalham a história da ilha. Se a caminhada tiver um apetite, há um excelente restaurante com pratos baseados na receita da avó de Mazzella, ao lad0.
Fonte: yourtripagent