Ter a saúde em dia, é um fator necessário para enfrentar várias doenças, já que um organismo desequilibrado pode demandar mais tempo e cuidados para se recuperar. Sendo assim, em meio à pandemia, a preocupação com a saúde redobra e muitos investem na suplementação vitamínica para fortalecer o sistema imunológico. Mas além desses produtos, também é possível reforçar a imunidade com refeições mais equilibradas. Pensando nisso, a nutricionista de São Paulo Andreia Camilla Oliveira, que atende pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, compartilhou mitos e verdades sobre esses alimentos essenciais para a saúde, e de bônus, elaborou receitas fáceis que vão auxiliar no sistema de defesa do corpo. Confira:
Vitamina C é essencial para a imunidade?
Verdade!
A nutricionista cita que frutas cítricas, ricas em vitamina C, são os principais alimentos que auxiliam na imunidade e são essenciais para a saúde. “Além de todos os benefícios quanto à imunidade, esses alimentos são antioxidantes, combatem os radicais livres, aumentam a resistência do organismo e impedem infecções virais e bacterianas”. Andréia listou que não é preciso investir apenas em limão e laranja, mas apostar em frutas como: Acerola, Goiaba, Caju, Kiwi, Morango e Abacaxi é super positivo para melhorar os índices de Vitamina C do corpo.
Além da imunidade, a Vitamina C é essencial para outras funções?
Verdade!
A Vitamina C é fundamental para o funcionamento das células e auxilia na formação dos colágenos tipos I e III, que contribuem com até 90% do colágeno total sintetizado do corpo. “Atua diretamente no combate ao envelhecimento e melhora a cicatrização”, comentou Andréia.
Vegetais não são tão importantes para cuidar do sistema imune!
Mito!
Vegetais escuros são ricos em ácido fólico (folato) e vitamina B9. As principais fontes alimentares de ácido fólico são: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua e amendoim. “O ácido fólico é responsável por fabricar células sanguíneas e pela produção dos músculos. Além disso, melhora a cicatrização e a formação de RNA e DNA, e por isso são tão importantes (inclusive para gestantes), pois amenizam o risco de anemias e controle de hipertensão. Evitam as perdas auditivas e doenças crônicas”, salienta a profissional.
Ômega 3 é a gordura boa que atua como antioxidante
Verdade!
Além de ser anti-inflamatório, é conhecido como uma “gordura boa” e previne várias doenças graves. O ômega 3 é encontrado principalmente nos peixes de água fria, tais como o atum, salmão, sardinha, tainha e bacalhau. A nutricionista comenta que: “É um ácido graxo importantíssimo para o coração, pois reduz o risco de infarto e as taxas de triglicerídeos, além disso, previne batimentos cardíacos que estejam ‘desritmados’, melhorando a saúde dos hipertensos. Além disso, o ácido diminui o risco da arteriosclerose, alivia dores e inflamações, previne pressão alta, controla o apetite, previne a depressão pós-parto, auxilia no desenvolvimento cerebral dos fetos, previne o câncer de próstata e reduz o mau colesterol (LDL)”.
Ômega 3 não auxilia no emagrecimento
Mito!
Por auxiliar no emagrecimento, o ácido é muito utilizado na prática clínica, já que, após inserido na reeducação alimentar, ajuda na perda de peso sem restrições. Mas a profissional alerta: “As quantidades desses alimentos devem ser orientadas por um profissional de acordo com cada indivíduo”.
Café faz mal para a imunidade
Mito!
De modo geral, essa bebida é rica em cafeína, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. O consumo moderado do café pode ter efeitos benéficos com relação à depressão e a perda da memória a longo prazo, pelo fato de que doses moderadas de cafeína, causam regulação da plasticidade sináptica e contribui para o ajuste dos padrões de sono, do estado emocional, da memória e do aprendizado. “Pensando nesse momento de pandemia, com certeza muitos precisam do consumo desse alimento, não é mesmo? Pois é, o café é o grande aliado no combate a doenças graves, como a demência ou a diabetes, por exemplo. A bebida também possui alta concentração de antioxidantes, que combatem inflamações e ajudam a evitar o enrijecimento dos vasos sanguíneos”, salienta Andréia.
Além de suas propriedades antidepressivas, estudos apontam que esse efeito natural é causado pelo estímulo da cafeína no sistema nervoso central. Assim, aumenta a produção de neurotransmissores cerebrais, responsáveis pela sensação de bem-estar, entre eles noradrenalina, dopamina e serotonina.
Tomar chá pode potencializar o envelhecimento da pele
Mito!
As pessoas que costumam tomar chá no dia a dia têm risco menor de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. Entre outras coisas, o chá é conhecido por melhorar a saúde cerebral. “O chá está associado ao antienvelhecimento. As células dos apreciadores regulares de chá, têm uma idade biológica mais jovem do que as daqueles que não ingerem essa bebida. Em outras palavras, beber chá ajuda a aumentar a expectativa de vida” informa.
Para finalizar, a Nutricionista elaborou receitas de “shots” que auxiliam na imunidade, acompanhe a seguir:
Shots para ajudar no sistema imunológico
Em tempos de cuidados com a saúde, toda ajuda é bem-vinda! Uma das formas de prevenir doenças de maneira geral é fortalecer o sistema imunológico. Uma solução caseira são os “shots de imunidade”.
Os shots de imunidade fornecem uma combinação de ingredientes naturais e concentrados com o objetivo de contribuir com o bom funcionamento do sistema imunológico. Eles são fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, perfeitos para começar o dia!
Shot Rápido
Ingredientes:
– 1 limão
– 20 gotas de própolis
– 1 colher (café) de açafrão da terra (cúrcuma)
Modo de preparo:
Esprema o limão, misture com os demais ingredientes e adicione um pouco de água ou adicione no suco verde. Beba imediatamente.
Shot Clássico
Ingredientes:
– 1/2 copo de água.
– Suco de 1 limão.
– 10 gotas de Própolis.
– 1/2 colher de café de Cúrcuma e pitada de pimenta caiena.
– 1/2 colher de café gengibre.
VARIAÇÕES:
> 1/2 copo de água mineral (pode ser substituído por chá de gengibre ou hortelã) + 1/2 limão + pitada de sal rosa + 1/2 colher chá de canela + 1/2 colher chá de gengibre.
> 1/2 copo de água + 10 gotas de extrato de própolis + 1/2 limão, 1/2 colher de chá de cúrcuma + 1 colher de chá de pólen orgânico e pitada de pimenta em pó.
> 1/2 copo de água + 1 colher de chá de machá em pó + colher de chá de vinagre de maçã (ou suco de 1 limão) + 1 colher de chá de gengibre ralado.
Fonte: Divulgação