A sinusite é uma causa comum de dor de cabeça e dor na face
A dor intensa que atinge cabeça e rosto é bastante desconfortável e afeta tanto crianças como adultos. Em crises de sinusite mais agudas quando o paciente está resfriado ou com alergias, pode gerar uma inflamação nos seios da face. Quando isso ocorre, o indivíduo pode ter congestionamento (nariz entupido) e inflamação das vias nasais.
O médico otorrinolaringologista Dr. Dyego Barbosa, da Derma Prime, explica que a dor desconfortável de cabeça ocorre devido ao acúmulo de secreção nos seios paranasais. Esse acúmulo é gerado pela inflamação e diminuição da drenagem dos seios da face, podendo ocorrer também dor nos olhos, febre, sensação de obstrução do nariz e cheiro ruim. “Essas cavidades paranasais são espaços com ar que ajudam que ajudam a umidificar, aquecer e filtrar o ar que respiramos, e apresentam abertura de entrada e saída para dentro do nariz, chamadas óstios direção do nariz. Podem acumular secreção por processos inflamatórios e alérgicos, e essa secreção pode infeccionar gerando quadros de sinusite”, esclarece.
E o que está ruim ainda pode piorar, pois quando a pessoa se inclina, principalmente ao abaixar a cabeça ou se deitar, pode piorar o incômodo. Porém, não tem relação alguma com a luminosidade do ambiente, como é o caso da enxaqueca.
Fatores de risco
As situações que têm o potencial de aumentar a probabilidade de desenvolver a cefaleia decorrente da sinusite são:
- Alergias — rinite alérgica e asma, por exemplo;
- Resfriado ou infecções nas vias aéreas superiores;
- Infecções na região do ouvido;
- Refluxo faringolaringeo;
- Amigdalite crônica;
- Pólipos nasais;
- Alterações anatômicas nasais como desvio de septo;
- Fibrose cística;
- Baixa imunidade;
- Lesões na região facial que acabam impedindo a passagem sinusal;
- Infecção ou abscesso dentário.
Caso você venha apresentando este tipo de incômodo, sugerimos procurar a consulta de um especialista em otorrinolaringologia. Muitos casos podem necessitar de uma avaliação minuciosa, para identificar a causa, fazer tratamento adequado, inclusive cirúrgico, para evitar incômodos e risco de complicações.
Fonte: Divulgação