Secretaria divulgou locais de vacinação nas redes pública e privada. Alunos de escolas públicas terão aula em períodos presenciais e remotos
As aulas presenciais das escolas púbicas vão voltar em 2 de agosto no Distrito Federal, informou nesta quinta-feira (24/6) a Secretaria de Educação. A pasta também detalhou o novo plano de vacinação dos professores, com os locais de vacinação contra Covid-19.
Os estudantes terão aulas híbridas, alternando entre períodos presenciais e remotos. “Todos os profissionais da educação pública estarão imunizados nos próximos dias. Assim, as aulas presenciais voltam dia 2 de agosto”, assinalou a pasta, em nota pública.
O Governo do Distrito Federal (GDF) já vinha prometendo a volta às aulas presenciais para agosto, mas ainda não tinha cravado uma data. O plano de vacinação dos professores, necessário para o retorno das atividades, teve de ser reajustado por causa do atraso na chegada de vacinas ao Brasil.
Conforme noticiado pela Coluna Grande Angular, a vacinação começará no sábado (26/6) e será feita por regional de ensino. Mesmo assim, o retorno continua marcado para agosto.
Novo cronograma
No sábado, as escolas das coordenações regionais de ensino (CRE) de Brazlândia, Guará e Recanto das Emas terão seus profissionais, do ensino infantil ao médio, imunizados.
Ainda no sábado, a vacina também chegará para parte das escolas de Taguatinga. No total, serão 5 mil doses da vacina da Janssen Farmacêutica. Esse imunizante depende de apenas uma dose.
No domingo (27/6), 5 mil doses da Janssen serão oferecidas nas escolas das regionais de ensino de Santa Maria, São Sebastião e em parte do Paranoá e de Samambaia.
Na segunda-feira (28/6), 8 mil doses da Janssen serão aplicadas. Serão completadas as demais escolas das regionais de Taguatinga, Samambaia e Paranoá, assim como todas as unidades da regional de Planaltina.
As regionais de Ceilândia, Gama, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto serão convocadas nos próximos dias, com a chegada de novos lotes da vacina da Janssen.
Na terça-feira (29/6), um lote de 8 mil doses será direcionado aos professores das escolas privadas.
Pontos de vacinação:
1. Sesc Ceilândia
2. Taguaparque
3. Uniplan Águas Claras
4. Parque da Cidade – estacionamento 12
Convocação
Os professores serão convocados por um e-mail da escola, informando o dia e o local da vacinação. Deverão se apresentar na data e posto indicado, dentro do período de funcionamento da unidade, das 9h às 17h.
Segundo o secretário-executivo, Fábio Sousa, a pasta vai disponibilizar a lista com data, local e o nome de todos os profissionais chamados para a vacinação, na véspera do dia da convocação.
Protocolos e aulas híbridas
De acordo com o secretário de Educação, Leandro Cruz, as aulas voltarão com todos os protocolos sanitários ativados. “Haverá aferição da temperatura na entrada da escola, dispositivos para limpar as mãos com álcool gel e respeito ao distanciamento”, garantiu.
“Dessa forma, teremos que ter metade da turma na escola e metade acompanhando de casa, intermediado por tecnologia. Na semana seguinte, quem estava em casa vai pra escola e quem estava na escola vai pro ensino remoto”, explicou.
Segundo Cruz, as turmas vão ser alternadas até que o DF se declare livre da pandemia.
Fonte: Metrópoles