Banco do Brasil inova ao incluir serviços realizados 100% por meio do app mais popular do país

O WhatsApp bateu a marca mundial de 2 bilhões de usuários em 2020. Só no Brasil, são 120 milhões de pessoas. Além de enviar mensagens em tempo real, a ferramenta tem ganhado novas utilidades e, cada vez mais, facilitado a vida dos usuários.

Um bom exemplo disso é a novidade dos pagamentos feitos pelo WhatsApp, que utiliza o Facebook Pay, ferramenta de pagamentos desenvolvida pela plataforma de Mark Zuckerberg . Com ela, é possível mandar dinheiro para contatos da mesma forma que se envia fotos ou documentos.

No entanto, há outras soluções bancárias que podem ser feitas por meio do serviço de mensagens, como o WhatsApp do Banco do Brasil, basta adicionar o contato do BB (4001-0001). É o que explica o diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil (BB), Thiago Borsari. “Estamos sempre de olho naquilo que nossos clientes estão precisando. A tecnologia está aí para ajudar”, completa.

Segundo ele, a instituição financeira tem investido muito nas soluções virtuais e segue a tradição em inovar. Atualmente, o BB tem 10 milhões de clientes ativos no WhatsApp, que usam os serviços na plataforma de forma recorrente.

Com a Inteligência Artificial, os serviços oferecidos pelo banco por meio do WhatsApp vão além de um simples tira-dúvidas com assistente virtual. Para utilizá-los, basta adicionar o contato do banco (61 4004-0001) na agenda do celular e dar início a uma conversa. Detalhe: o áudio está liberado! Confira as funcionalidades oferecidas pelo banco:

1. Pagamento de boletos

Abra a janela de conversa do WhatsApp com o BB. Em seguida, envie uma mensagem de texto ou um áudio, por exemplo, dizendo “preciso fazer um pagamento”. Depois, escolha a opção de pagamento que deseja fazer. Você pode informar o código de barras, uma foto da conta ou anexar o PDF do boleto ou convênio.

2. Pix

Pelo Zap também é possível realizar o cadastramento de chaves, fazer pagamentos e recebimentos via Pix. Ao digitar ou dizer “PIX”, o assistente virtual vai apresentar as opções disponíveis. Ao escolher, é só seguir as instruções na tela.

O assistente virtual do Banco do Brasil no WhatsApp também lê o QR code para pagamentos por meio de Pix! Basta enviar a imagem para a conversa com o BB e confirmar as informações para realizar o pagamento.

3. Transferências

Também é possível fazer TED, DOC e transferência entre contas BB. O processo é o mesmo: abra a janela da conversa com o banco, mande uma mensagem de texto ou um áudio dizendo “quero fazer uma transferência”. O assistente vai apresentar os tipos de transferências disponíveis. Depois, informe os dados da conta que irá receber a transferência e o valor, e pronto!

4. Recarga de celular

Acabou o crédito? Você não precisa ficar sem ligar ou navegar pela internet móvel, já que é possível realizar recargas pelo aplicativo. Ao fazer a solicitação do serviço, basta seguir as orientações e informar o número do celular que receberá os créditos e o valor.

5. Pagamentos via WhatsApp Pay

Esta é a grande novidade do momento. O serviço de pagamentos no WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo Banco Central), e processado pela Cielo no Brasil.

No BB, 60 mil clientes foram convidados para começar a utilizar o serviço. Segundo o diretor Thiago Borsari, em breve, o meio estará disponível para todos os usuários do banco. Veja como é fácil utilizar:

Paloma Santos/Metrópoles

Borsari destaca que, atualmente, o BB é o único banco do país que oferece soluções completas, com começo, meio e fim, dentro do ambiente do WhatsApp. “O usuário resolve tudo ali e não precisa ser direcionado para continuar o procedimento em outro canal, como o aplicativo do banco ou o internet banking”.

Antes de começar as transações, é solicitado que o usuário confirme a identidade. Para isso, basta tocar no link enviado pelo atendimento, informar os números da agência e conta, digitar a senha e inserir o código recebido por SMS ou notificação push (no app do banco). A confirmação da transação é enviada em texto pelo próprio chatbot.

Segurança

Conforme o número de operações digitais crescem, as investidas criminosas acompanham essa tendência. Por isso, a cibersegurança é uma preocupação constante do banco. Para isso, há um grande investimento em termos de equipamento, pessoal e orientação aos clientes. “Temos uma infraestrutura especializada, implementando o que há de mais atual no Brasil e no mundo. Tudo isso, sem atrapalhar a experiência do cliente”, aponta o executivo.

Dicas para utilizar os serviços via WhatsApp de forma segura:

  • O único número utilizado pelo BB para serviços e confirmação de informações é o (61) 4004-0001, tanto pelo WhatsApp quanto por SMS.
  • O contato do BB no WhatsApp conta com selo de verificação verde, que aparece ao lado do nome do banco.
  • Sempre que o assistente virtual gera algum link, o endereço de destino é um canal do banco: aplicativo BB ou internet banking.
  • Qualquer link enviado pela instituição financeira por meio do WhatsApp terá a URL iniciada pelo protocolo de segurança HTTPS. Exemplo: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/solucoes-digitais/pagamentos-no-whatsapp.

 

Fonte: Metrópole