Imagina viver em um país onde a temperatura no inverno pode chegar a menos zero grau e a luz do sol dura menos de quatro horas por dia? Só tendo uma casa muito aconchegante e acolhedora, não é mesmo? E foi justamente dessa condição extrema que nasceu o estilo Hygge, direto da Dinamarca para o mundo.
O Hygge – leia “hu-ga” – não possui uma tradução literal para o português, mas o significado mais próximo que podemos encontrar para essa palavra seria algo como “aconchegante”.
Mais do que uma forma de decorar a casa, o hygge é um estilo de vida. Esse conceito empregado pelos dinamarqueses chegou inclusive a lhes render o título de “povo mais feliz do mundo” em 2016 de acordo com o relatório Mundial da Felicidade publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Isso porque os habitantes desse país precisaram encontrar formas de se sentirem acolhidos e confortáveis dentro de casa, já que é lá que passam a maior parte do tempo.
Ou seja, uma casa decorada ao estilo hygge precisa ser acima de tudo confortável e aconchegante. E isso não tem a ver com o tipo de mobília que você usa ou o tamanho do seu sofá. O hygge está muito mais relacionado com o que você cria no ambiente, do que com aquilo que você compra.
Hygge é tomar uma xícara de chá lendo um livro, conversar com os amigos sentado no chão enquanto a chuva cai lá fora ou assistir um filme tomando chocolate quente. Todas essas coisas passam pela decoração, mas não são propriamente ela, entende a diferença?
Especialmente porque conforto e bem estar é uma ideia que varia muito de pessoa para pessoa. Com isso, a decor hygge não segue regras e padrões específicos, mas ela acaba possuindo características que a torna reconhecível no ambiente. E atenção: não confunda o hygge com o escandinavo. Apesar de serem duas tendências de decoração semelhantes e com origem na mesma região, elas não são a mesma coisa.
Confira abaixo quais são os elementos marcantes que a decoração hygge carrega e aprenda como deixar a sua mais hygge também:
Como decorar ao estilo hygge
Basicamente a proposta do estilo hygge é promover conforto, acolhimento e aconchego, a maneira com que você vai fazer isso já é totalmente pessoal. O importante é que você seja conduzido por esse tripé ao planejar a decoração hygge. Confira agora como deixar a decoração mais aconchegante partindo do conceito hygge:
Velas
Tem coisa mais acolhedora do que velas acesas? Aquela luz amarela difusa deixa qualquer ambiente mais receptivo, por isso aposte nelas para ter uma casa hygge.
As velas podem ser usadas no chão, sobre os móveis, na parede e até suspensas no teto. Outra dica é usar aquelas velas perfumadas, que além de iluminar e aquecer o ambiente o deixa ainda bem cheiroso.
Texturas
A decoração hygge é extremamente sensorial e envolve todos os sentidos do corpo, inclusive o tato. Logo, abuse de texturas macias, confortáveis e prazerosas como as do veludo, do tricô e da lã, por exemplo. Essas texturas podem vir nas almofadas, na manta do sofá e, principalmente no tapete. Escolha um tapete agradável ao toque e que seja capaz de te receber com ternura em casa.
Cores suaves
Opte por usar tons claros e neutros na decoração hygge, desde as paredes, até o teto, o chão, os móveis e os objetos decorativos. Esses tons trazem tranquilidade para o ambiente e valorizam a luz natural.
Luz natural
Grandes aberturas, janelas, portas e cortinas de tecido leve. Tudo isso para levar para dentro de casa o máximo de luz natural possível. Em um país como a Dinamarca, ondo pouco se vê a luz do sol, fica fácil entender a importância desse tópico.
Madeira e fibras naturais
A madeira e as fibras naturais, como o vime e a palha, são imbatíveis quando o assunto é uma decoração aconchegante, quentinha e confortável. Use esses elementos onde quiser, só não se esqueça deles.
Perfumar a casa
Como dito anteriormente, o estilo hygge é sensorial e, portanto, a experiência dessa decoração passa pelas células olfativas também. Por isso, invista em cheiros e aromas distribuídos pela casa através de velas, incensos, aromatizadores e sprays.
Plantas
As plantas também estão na lista de elementos que ajudam a compor o estilo hygge. Afinal, a presença de plantas dentro de casa ajuda a promover esse clima de acolhimento que tanto se busca.
Almofadas
E, por fim, elas: as almofadas. Use e abuse desse item funcional e decorativo espalhando-as pelo chão, sobre a cama, o sofá e onde mais achar necessário.
É simples embarcar no estilo hygge não é mesmo? Isso porque, na verdade, o que todo mundo deseja mesmo é uma casa acolhedora e confortável. Experimente, portanto, esse estilo e coloque a sua cara na decoração que criar, buscando inspiração nos elementos mencionados acima. Para te motivar ainda mais a aderir esse conceito na sua casa e na sua vida, fizemos uma seleção com imagens do melhor da decoração hygge. Acomode-se aí onde você está e vem com a gente conferir essas belezas:
Imagem 1 – Café da manhã na cama quentinha e confortável: é muito hygge.
Imagem 2 – Qualquer semelhança com o estilo escandinavo não é mera coincidência.
Imagem 3 – O piso de madeira aquece qualquer ambiente da casa, mas no banheiro prefira os porcelanatos amadeirados para criar esse efeito.
Imagem 4 – Luz, madeira e uma cama macia e quentinha.
Imagem 5 – O vasinho de planta ajuda a marcar o estilo hygge desse banheiro.
Imagem 6 – Texturas: lembre-se delas na hora de pensar a decoração; na imagem elas estão na parede, no chão e em cima da cama.
Imagem 7 – Home office pequeno, mas muito acolhedor; o uso da madeira reforça ainda mais essa impressão.
Imagem 8 – Quartinho infantil também pode ser hygge – e colorido.
Imagem 9 – A dica aqui para deixar a sala mais aconchegante é usar pufes ao invés do sofá e um tapete que cubra toda a área.
Imagem 10 – Veludo, pelúcia, crochê: vai anotando aí as texturas que você precisa ter em casa para criar o melhor do estilo hygge.
Imagem 11 – Veludo, pelúcia, crochê: vai anotando aí as texturas que você precisa ter em casa para criar o melhor do estilo hygge.
Imagem 12 – Já aqui são as plantas e a parede de tijolinho que se destacam.
Imagem 13 – Tudo branquinho para garantir o melhor aproveitamento da luz natural.
Imagem 14 – As cadeiras ficam mais confortáveis e aquecidas com o uso da manta de pelúcia.
Imagem 15 – Decoração hygge em preto e branco.
Imagem 16 – O teto translúcido permite uma entrada ainda maior de luz para dentro do ambiente.
Imagem 17 – Girassol para aquecer o quarto e o coração.
Imagem 18 – Na área externa o estilo hygge também pode ser aplicado.
Imagem 19 – Escritório clean e aconchegante.
Imagem 20 – Rústico da madeira e dos tijolinhos foi levemente abafado pelo branco.
Imagem 21 – Deixe a luz entrar.
Imagem 22 – Cama de madeira: é ou não é hygge?
Imagem 23 – Cama de madeira: é ou não é hygge?
Imagem 24 – Cama de madeira: é ou não é hygge?
Imagem 25 – Cama de madeira: é ou não é hygge?
Imagem 26 – Plantas, muitas plantas!
Imagem 27 – Almofadas e uma manta quentinha prontas para serem usadas.
Imagem 28 – Sentar no chão com um tapete macio desses é puro conforto, sem contar que o futton não deixa nada a desejar.
Imagem 29 – A xícara de chá já está ali.
Imagem 30 – Onde couber uma almofada, não hesite.
Imagem 31 – Objetos rústicos são a cara do estilo hygge, assim como essa luminária.
Imagem 32 – Natal e estilo hygge também combinam.
Imagem 33 – Um tapete para deixar a sala de jantar mais aconchegante.
Imagem 34 – Uma sala para curtir e aproveitar na companhia de quem amamos – e dos filmes preferidos.
Imagem 35 – Uma sala para curtir e aproveitar na companhia de quem amamos – e dos filmes preferidos.
Imagem 36 – Uma sala para curtir e aproveitar na companhia de quem amamos – e dos filmes preferidos.
Imagem 37 – Branco e madeira de pinus: uma combinação perfeita de tons para o estilo hygge.
Imagem 38 – No banheiro branco é o verde do vaso de planta que ganha destaque.
Imagem 39 – Uma varanda assim é para ver o dia passar sem pressa.
Imagem 40 – Combinar funcionalidade com decoração também é hygge.
Imagem 41 – O prazer de uma mesa posta: mais do que bonita, ela aguça o paladar e reitera a proposta hygge de mexer com todos os sentidos.
Imagem 42 – O prazer de uma mesa posta: mais do que bonita, ela aguça o paladar e reitera a proposta hygge de mexer com todos os sentidos
Imagem 43 – Ou então poder trabalhar deitado no sofá da sala envolvido em uma manta quentinha.
Imagem 44 – As luzes também são importante na área externa.
Imagem 45 – O branco e preto do estilo escandinavo marcando presença na decor hygge.
Imagem 46 – Presenteie sua casa com grandes e iluminadas janelas.
Imagem 47 – E leve travesseiro e cobertor até para a sala de jantar.
Imagem 48 – O tapete cobrindo toda a extensão da sala permite que os moradores andem descalços por todo o ambiente.
Imagem 49 – Discretos, mas presentes: o vime e a madeira mostram sua importância nessa decoração.
Imagem 50 – Ambientes integrados ao melhor estilo hygge.
Imagem 51 – O quarto infantil tem conforto e aconchego de sobra.
Imagem 52 – Tons claros predominam no estilo hygge, mas o cinza e o azul também são comuns nesse tipo de decoração.
Imagem 53 – Nesse quarto de casal tem textura até no lustre.
Imagem 54 – Nesse quarto de casal tem textura até no lustre.
Imagem 55 – Luminárias para deixar o momento da leitura mais prazeroso.
Imagem 56 – Luminárias para deixar o momento da leitura mais prazeroso.
Imagem 57 – A cor marrom “aquece” o quarto do bebê.
Imagem 58 – A cor marrom “aquece” o quarto do bebê
Imagem 59 – A parede de vidro faz a integração visual dos ambientes.
Imagem 60 – Não importa onde você se sentar, sempre vai ter uma almofada te esperando.
Fonte: decorfacil.