Há tratamentos estéticos específicos para rejuvenescer a pele das mãos (Foto: Getty Images)
Há tratamentos estéticos específicos para rejuvenescer a pele das mãos (Foto: Getty Images)

A mão costuma ser uma das primeiras a alertar sobre o envelhecimento da pele, antes mesmo das marcas e linhas que aparecem no rosto. A cirurgião plástica, Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta o que ocorre com a epiderme, com as fibras da pele e com a gordurinha das mãos com o passar dos anos.

Hidratação comprometida

A epiderme sofre com o ressecamento pela ação externa de agentes como o sol, o tempo, a poluição, as higienizações frequentes das mãos e o contato com produtos químicos ou agressivos à pele.

Pele mais fina

Abaixo da epiderme, temos a derme, onde ficam as fibras de colágeno, elastina, glândulas e melanócitos, responsáveis pela fabricação dos pigmentos da pele. A qualidade das fibras se altera com o tempo, tornando a pele menos elástica e mais fina – e, por consequência, enrugadas.

Volume das mãos

O tecido adiposo, que torna as mãos mais cheinhas e com aspecto vigoroso, vai se tornando menos espesso, deixando a pele flácida e evidenciando as aparência das veias e dos tendões.

Passar hidratante e protetor solar nas mãos retarda o envelhecimento da pele (Foto: Getty Images)
Passar hidratante e protetor solar nas mãos retarda o envelhecimento da pele (Foto: Getty Images)
Prevenção e dicas

Hidratar e proteger do sol são as ações mais importantes para evitar o envelhecimento precoce dessa pele. “Nunca é demais realçar a importância de passar o protetor solar no dorso das mãos, com FPS mínimo de 30 e reaplicar quando lavar as mãos”, Abdo Salomão Jr, doutor em dermatologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Quanto à hidratação, o ideal é escolher um creme que tenha Vitamina E, Vitamina A, ureia, ácido salicílico e óleo de silicone, no mínimo a 10%, para obter alto poder umectante e formar uma luva química na pele capaz de protegê-la.

Tratamentos

Mesmo as mãos mais bem cuidadas, com o tempo, apresentarão flacidez, manchas e alterações no aspecto da pele. Mas é possível amenizar o quadro de envelhecimento com alguns procedimentos específicos realizados em consultório médico. O preenchimento, com ácido hialurônico ou com a gordura do próprio corpo, traz o volume das mãos de volta e rejuvenesce o aspecto da pele. O laser fraccionado é indicado para clarear manchas e melhorar a textura da epiderme (os resultados podem ser observados a partir de 4 a 6 sessões). Um tratamento ainda mais moderno é o plasma endodérmico, aplicado na epiderme e que penetra na derme, para melhorar a hidratação, reduzir a flacidez da pele, recuperar o volume e reduzir as manchas. Esses procedimentos exigem, é claro, indicação médica para serem realizados. Enquanto isso, no dia a dia, além de passar o protetor solar nas mãos, é preccis também hidratar, hidratar e hidratar.

Fonte: Revistamarieclaire