Um dos diferenciais de muitos hotéis pelo mundo é a quantidade de serviços oferecidos que vão desde spa até suíte presidencial. Mas no caso do Nishiyama Onsen Keiunkan, ou somente The Keiunkan, essas particularidades chamam atenção de um jeito diferente. Localizado na cidade de Hayakawa, na província de Yamanashi, no Japão, o espaço ganhou notoriedade por ser o hotel mais velho do mundo.

Pertencendo à mesma família há 52 gerações e inaugurado no ano 705, ou seja, há exatos 1316 anos, a hospedagem se sobressai se o visitante quer um turismo de experiência. E foi justamente por ter essa marca tão antiga, que Keiunkan entrou para o Guinness World Record em 2011.

Desde sua inauguração, o hotel já passou por diversas reformas, mas sempre conservou a cultura japonesa e levando à risca o estilo ryokan (hospedarias com decoração e gastronomia típicas do país).

 Nishiyama Onsen Keiunkan - Divulgação - Divulgação
Entrada do Nishiyama Onsen Keiunkan Imagem: Divulgação
Água quente direto da fonte (literalmente)

O hotel foi inaugurado por Masato Fujiwara, filho de um imperador, que viu no espaço uma oportunidade única de hospedar pessoas por conta das dezenas de fontes termais e montanhas que existem no entorno.

Atualmente, o The Keiunkan conta com diversas fontes naturais para os visitantes tomarem banho e aproveitarem os efeitos “medicinais” das águas quentes do espaço.

Nishiyama Onsen Keiunkan - Divulgação - Divulgação
Nishiyama Onsen Keiunkan – Divulgação – Divulgação

Em 2005, quando a hospedagem celebrou 1300 anos de existência, uma nova terma foi escavada e oferecida aos turistas. Mas se você não é fã de temperaturas quase fervendo, talvez não curta esse “plus” do local. Se banhar em uma das seis termas disponíveis no hotel, pode ser uma experiência diferente e que pode chegar a 52°C.

Outro diferencial da propriedade são as fontes de água quente em cada quarto, proporcionando um banho sem aquecimento artificial ou adição de água. De acordo com o hotel, são aproximadamente dois mil litros por minuto, onde apenas 1/4 é usado para distribuir aos cômodos do espaço.

E há pouco tempo o hotel se modernizou e instalou internet em seu espaço, já que por muitos anos o estabelecimento não possuía wifi.

Como chegar
Certificado que assegura que o Nishiyama Onsen Keiunkan é o hotel mais antigo do Japão - Divulgação - Divulgação
Certificado que assegura que o Nishiyama Onsen Keiunkan é o hotel mais antigo do mundo Imagem: Divulgação

Localizado a quase 200 quilômetros de Tóquio, a maneira mais fácil de chegar até o The Keiunkan é por meio do aeroporto mais próximo da região: Haneda Aeroporto. Com transporte ou algum transfer, é possível ir até o local em até uma hora e meia.

Já para quem está próximo e deseja ir de ônibus, é necessário ir até a JR Shinjuku Station e percorrer algumas horas na estrada para se hospedar no hotel mais velho do mundo. E há também opções de ônibus executivos partindo da estação JR Minobu.

Quanto custa se hospedar?

O espaço conta hoje com 37 quartos, decorados de forma única e com preços um tanto salgados. Em um dormitório com capacidade para hospedar de duas a sete pessoas, o turista irá desembolsar cerca de 52000 ienes, aproximadamente R$ 2493,09 por diária.

Já em um outro quarto, que oferece mais facilidades como banho na parte externa do hotel, as diárias podem sair por 62000 ienes, correspondendo a R$ 2972,53.

Vista de um dos quartos do Nishiyama Onsen Keiunkan - Divulgação - Divulgação
Vista de um dos quartos do Nishiyama Onsen Keiunkan – Divulgação – Divulgação

Além de facilidades na hospedagem, o hotel também disponibiliza experiências gastronômicas para quem deseja provar pratos típicos como o “Koshu beef” (carne koshu em tradução para o português), tradicional da região.

A localização do hotel ainda permite que o turista faça passeios para Mt. Fuji, uma montanha perto da ilha e que fica a umas duas horas e meia de carro do local.

Um dos ambientes do Nishiyama Onsen Keiunkan - Divulgação - Divulgação
Um dos ambientes do Nishiyama Onsen Keiunkan – Divulgação – Divulgação

Também é possível visitar a Jigokudani Monkey Park, um parque tradicional japonês com macacos da neve que se banham nas fontes termais. E se você gosta de templos, dá para visitar o Zenkoji Templo, santuário budista e fundado no século 7.

 

Fonte: Uol