Especialistas recomendam leva-los no início da adolescência

A fase de transição entre a infância e adolescência passa por diversas transformações no corpo e mente dos jovens. É no período entre os 12 e 14 anos de idade em que eles devem ir ao médico urologista. É o momento que normalmente se dá antes de iniciar a vida sexual.

Para o médico urologista Dr. Rodrigo Carvalho, a saúde do homem deve ser acompanhada desde a juventude com intuito de esclarecer mais sobre saúde e sexualidade. Anualmente a Sociedade Brasileira de Urologia destaca campanha de conscientização da saúde do adolescente masculino. “As doenças sexualmente transmissíveis, duvidas sobre o ato sexual e a presença de fimose são as dúvidas mais comuns dessa comunidade”, destaca o médico. O médico conta que as adolescentes do sexo feminino já estão mais acostumadas a procurar o ginecologista, atitude que vem se equilibrando entre sexo masculino.

De acordo com estudo realizado recentemente pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos mostrou que os homens vão menos ao urologista: apenas 16% daqueles entre 15 e 44 anos foram ao urologista, índice que cai para 4% quando se foca em jovens com menos de 24 anos. O mesmo estudo avaliando o perfil feminino detalhou que cerca de 80% das consultas médicas ao ginecologista são feitas por mulheres dos 15 aos 44 anos, sendo 20% delas por mulheres abaixo dos 24 anos.  “O principal motivo que leva as mulheres ao médico, apontado na pesquisa é a prevenção de doenças”.

Segundo o urologista a visita ao médico, normalmente ocorre quando surge doença e muitas vezes ao serviço de emergência. Sendo assim, após tratada a patologia, raramente o indivíduo faz acompanhamento periódico com o profissional. “Os jovens do sexo masculino precisam dar mais atenção a sua saúde, qualidade de vida e prevenir a atenção à saúde”, completou Carvalho.

 

Fonte: Divulgação