Compacto com estilo retrô, ficou maior e mais tecnológico em sua terceira geração, oferecida em versão única por R$ 239.900
Será oferecida apenas a versão Icon, topo de linha na Europa, por R$ 239.990. A pré-venda será iniciada nesta terça-feira (3) e segue até 10 de setembro. Os 20 primeiros compradores levam para casa o wallbox para o carregamento.
Segundo a marca, 10 concessionárias em nove cidades – duas lojas em São Paulo (SP) e as demais em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE) – vão comercializar e oferecer suporte ao lançamento.
Em sua terceira geração, o carrinho (produzido inicialmente entre 1957 e 1975, e com a segunda geração apresentada em 2007) tem plataforma específica para modelos eletrificados chamada Mini BEV. Com isso, ele ficou ligeiramente maior que o antecessor: são 3,63 m de comprimento, 2,32 m de entre-eixos e 1,68 m de largura e 1,53 de altura.
O estilo é bem fiel às linhas que consagraram o modelo, que traz apenas retoques como novo para-choque dianteiro, faróis divididos pelo capô, teto panorâmico e novo logotipo “500”. Aliás, é o único carro em que o logo com o nome substitui o badge da Fiat na grade dianteira.
O carrinho é equipado com um pacote de baterias de íons de lítio de 42 kWh, o suficiente para oferecer uma autonomia de 320 km ao motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm. O 0 a 100 km/h é cumprido em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.
O novo 500 traz ainda um conector para cargas rápidas de 85 kW que carrega 80% da bateria em apenas 35 minutos. Já a recarga feita em wallbox doméstico de 7,4 kW leva quatro horas.
Há ainda três modos de condução: Normal, que mais se assemelha à dirigibilidade de um carro a combustão, Range, que ativa os níveis mais altos de recuperação de energia, e Sherpa, que preserva a autonomia ao máximo limitando a velocidade máxima a 80 km/h e desliga o sistema de climatização e o aquecimento dos bancos.
O 500e tem ainda central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas de alta definição com conexão sem fio para Apple CarPlay. O painel de instrumentos tem uma tela digital de TFT de sete polegadas.
A Fiat afirma que o carrinho tem capacidade semiautônoma Nível 2, que utiliza uma câmera na dianteira para monitorar o tráfego à frente. Controle de velocidade adaptativo com frenagem e aceleração automática, assistente de manutenção em faixa, detector de fadiga, alerta de ponto cego e sensores 360 graus para manobras completam o pacote.
Fonte: Autoesporte