Presente em mais de 15 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é considerado um dos principais festivais gastronômicos do país. Há 14 anos no mercado fomentando a economia local dos restaurantes, o projeto tem o objetivo de viabilizar o acesso do público à boa gastronomia, tendo como proposta inspirar e influenciar os empreendimentos a prepararem um menu especial em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa seguindo uma temática diferente a cada edição, com um preço fixo tanto no almoço quanto no jantar.
Para o segundo semestre de 2021, o festival em Brasília dará sequência a edição interrompida em fevereiro devido ao lockdown. O retorno acontece nesta sexta-feira (6) e se estende até 5 de setembro. “Estamos muito felizes com o retorno da nossa edição que iniciou há seis meses e, devido a pandemia foi pausada. Sabemos que os brasilienses gostam bastante da Restaurant Week, devido à oportunidade que ele proporciona para as pessoas poderem conhecer diferentes restaurantes a partir de um menu com preço acessível, logo, vamos ajudar bastante na fomentação da economia gastronômica da cidade”, explica o organizador do evento, Fernando Reis.
Opções gastronômicas para todos os gostos
Gastronomia brasileira, argentina, portuguesa, italiana, francesa, espanhola, japonesa, contemporânea e mediterrânea. Jeitos e estilos diferentes, temperos e ingredientes para todos os paladares. Essa é a variedade que será entregue pelos 46 restaurantes participantes espalhados por seis regiões administrativas do DF. Como de praxe desde a primeira edição do festival, a Asa Sul lidera com 24 restaurantes, seguido da Asa Norte com 10, Lago Sul com cinco, Guará com quatro, Sudoeste com dois e Águas Claras com um.
As casas estão divididas em três categorias: Menu tradicional Restaurant Week: R$ 46,90 almoço e R$ 58,90 jantar; Menu Plus Restaurant Week: R$ 55 almoço e R$ 68 jantar; Menu Premium Restaurant Week: R$ 68,00 almoço e R$ 89 jantar. Vale lembrar que o cliente deve consultar no site www.restaurantweek.com.br a oferta de cada restaurante, entre almoço e jantar, além dos formatos presencial, delivery e take out.
Artesian Osteria, Bartô, Bartolomeu, Contê Food & Drinks, Croissanterie Café Bistrô, Dudu Bar, Horta Cozinha Criativa, LaaP Cocina Argentina, Mangai ID Shopping, Mangai Lago Sul, Nonna Augusta Guará II, Nonna Augusta Asa Norte, Pinguim e Quitinete Gourmet estão no Menu Tradicional.
Barbacoa, Bla’s, Caminito Parrilla Sudoeste, Caminito Parrilla Asa Norte, Dom Francisco 402 Sul, Dom Francisco Asbac, Doma Rooftop, Domaine Bistrô, Gran Bier, Jantinha da Mara, L’Entrecôte de Paris, La Terrasse, Liv Lounge, Nakombi, Nau Frutos do Mar, Paris 6, Pecorino Asa Sul, Pecorino Park Shopping, Pecorino Boulevard Shopping, Reduto, Restaurante Universal, Rio Bistrô e Lounge, Southside Brasília, Sushi San Asa Sul, Tejo, Toro e Verona, são os participantes do Menu Plus.
Fortunata, Manuelzinho, Ouriço, Sagrado Mar e Villa Tevere apresentam suas criações pelo Menu Premium.
Estreantes
A edição contará com oito casas estreantes que vão enriquecer ainda mais as opções dos brasilienses:
Artesian Osteria leva para o festival sua deliciosa gastronomia italiana; Gran Bier apresenta para o público um menu requintado junto a sua paradisíaca vista para o Lago Paranoá; Horta Cozinha Criativa chega como opção para os fiéis seguidores da alimentação saudável; Jantinha da Mara é a opção para aqueles que vão optar pelo delivery e take out; La Terrasse chega com a proposta de encantar os paladares com as criações da experiente chef Danyella Figueiredo; Manuelzinho foi inaugurado recentemente e, desde o anúncio de sua participação na Restaurant Week, gerou grandes expectativas ao público; Sagrado Mar vai levar sua conexão única entre os frutos do mar e a temperatura da brasa pelas mãos do chef peruano Marco Espinoza; E o Verona é a sugestão romântica entre os novos participantes, com um ambiente requintado a luz de velas acompanhado de uma boa trilha sonora.
Temática
Cumaru, pequi, buriti, guariroba, ora-pro-nóbis, castanha de baru, seriguela, maracujá do cerrado e baunilha do cerrado. Alguns desses frutos certamente você já ouviu falar e viu presente em menus gastronômicos. Outros nem tanto. A partir dessa reflexão a Restaurant Week desafiou os chefs brasilienses a criarem pratos inéditos e criativos com os frutos do cerrado, bioma que abraça o Distrito Federal.
A ideia é aproximar os brasilienses das riquezas que o cerrado produz, combinando aos vários estilos gastronômicos dos restaurantes da capital, desde a culinária internacional a brasileira, do doce ao salgado. Eis que surgiu o tema Histórias do Cerrado.
Restaurant Week em números
Realizada há 14 anos na capital, a Restaurant Week semestralmente é sempre muito aguardada pelo público e pelos empresários, visto que é um grande oportunidade para os restaurantes atraírem os olhares e conquistaram o paladar de novos clientes graças a proposta de oferecer um menu fechado em três etapas, entrada, prato principal e sobremesa, onde apresentam uma gastronomia de alta qualidade e custo benefício.
Para essa edição a organização do festival tem como expectativa impactar mais de 70 mil pessoas diretamente, com perspectiva de venda de mais de 55 mil menus, o que movimentará cerca de R$ 5 milhões entre os 46 restaurantes participantes.
Ação social
Serviço
24ª Brasília Restaurant Week
Quando:
Valores:
Menu Plus Restaurant Week: R$ 55,00 almoço e R$ 68,00 jantar
Menu Premium Restaurant Week: R$ 68,00 almoço e R$ 89,00 jantar
Para mais informações: @restaurantweekbrasil