2022 Hyundai Casper
A Hyundai tem mais de um SUV compacto, dependendo de onde você vive. Aqui no Brasil temos o Creta, nos EUA existe o pequeno Venue e o Kona, enquanto a Europa conta com o diminuto Bayon. Na Coreia do Sul, a marca apostará no Casper, servindo de modelo de entrada e que é o menor crossover da empresa.

Medindo somente 3,59 metros de comprimento, 1,59 m de largura, 1,57 m de altura e com um entre-eixos de 2,4 m, o Hyundai Casper promete ser bem versátil apesar de ser tão pequeno. Após divulgar imagens do exterior, a marca sul-coreana agora mostra como é o interior do veículo, que permite rebater até os bancos dianteiros para criar espaço quando necessário.

Galeria: Hyundai Casper 2022

O Casper pode ter uma cabine pequena, mas a Hyundai não deixou a segurança de lado, colocando sete airbags dentro do mini-SUV, além de uma lista bem completa de assistentes de segurança e condução. Vão desde assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal até farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo. Também traz um painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia que parece ter uma tela bem generosa (a marca não revelou o tamanho).

Para fazer o interior parecer um pouco mais espaçoso, o Casper não tem um console central entre os bancos, no lugar usando um apoio de braço pequeno com dois porta-copos posicionados abaixo. Assim como algumas minivans, a alavanca da transmissão fica logo abaixo dos controles do ar-condicionado ao invés de ser posicionado entre os assentos.

Sob o capô está um motor 1.0 aspirado de três cilindros, entregando 76 cv e 9,7 kgfm de torque. Terá também um 1.0 turbo com cerca de 100 cv, que ainda conta com um visual diferenciado ao adotar uma grade redesenhada, melhorando a passagem de ar.

Os preços na Coreia do Sul começam pouco abaixo de 13.850.000 won (R$ 62.341), chegando a 18.700.000 won (R$ 84.172) na versão topo de linha com o motor turbo. O carro já está em pré-venda no país asiático e era esperado para a Índia no ano que vem, só que a mídia local já aponta que o carro pode não ser lançado por lá. Há rumores até sobre uma variante totalmente elétrica para 2023, mas que ainda não foi confirmada.

Para o Brasil, dificilmente a Hyundai apostará em um modelo deste tipo no momento. Teria que ser produzido aqui para ter um preço competitivo, o que descarta a importação. Além disso, entraria na mesma faixa de preços que o HB20, então só seria uma possibilidade caso a marca sul-coreana pense em aposentar o hatchback para colocar um crossover no lugar.