Vacinação de adolescentes no Distrito Federal  — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DFVacinação de adolescentes no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, nesta quinta-feira (23), que a vacinação contra Covid-19 para adolescente de 12 anos começa na próxima terça (28). Segundo o chefe do Executivo local, a campanha será ampliada após a chegada de 28.080 doses da Pfizer, prevista para esta sexta (24).

Ibaneis anunciou a medida em uma rede social. Segundo o governador, “ao iniciar esta vacinação, o DF atingirá a meta de disponibilizar a primeira dose à toda população acima de 12 anos”.

A imunização de adolescentes contra Covid-19 teve início no DF em 24 de agosto, com o atendimento a jovens de 17 anos. Desde então, a campanha tem sido ampliada gradativamente por faixa etária. Até esta quinta, podiam ser atendidos menores a partir de 13 anos.

Os adolescentes só podem tomar a vacina da Pfizer, única recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso nesse público no país.

Na semana passada, o Ministério da Saúde (MS) chegou a determinar a suspensão da imunização de jovens. A decisão foi tomada após a morte de uma adolescente no estado de São Paulo, depois de tomar a vacina. Uma investigação, no entanto, apontou que o óbito não teve relação com o imunizante.

À época, a orientação do MS contrariou orientações de especialistas, da própria Anvisa, e de entidades de saúde. Apesar da determinação da pasta, o governo do DF manteve a campanha na capital. Nesta quarta-feira (22), o Ministério da Saúde voltou a autorizar a vacinação de adolescentes.

Fonte: G1