Gympass, plataforma completa de bem-estar, traz alguns reflexos da pandemia sobre problemas emocionais e dicas para manter a saúde mental em dia

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, o Gympass, plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividade, traz junto com sua parceira Vittude 5 práticas simples para encaixar no seu dia a dia e melhorar sua saúde mental. A pandemia da Covid-19 trouxe para um cenário mundial inúmeras consequências jamais imaginadas. Todos tiveram que readaptar suas vidas, transformando todo o modelo de comportamento tanto da vida pessoal como profissional, trazendo, meses depois, grandes mudanças.

Um reflexo disso são os registros trazidos pelo Gympass em que o uso de aplicativos dos parceiros de saúde mental e emocional seguiu em média um crescimento de 6% ao mês de janeiro a agosto de 2021. Essas soluções fazem parte de um portfólio holístico de aplicativos de bem-estar que o Gympass passou a oferecer desde o início da pandemia que incluem terapias, como as oferecidas pela Vittude, meditação, ioga, cuidados com sono, nutrição, atividades físicas, hábitos saudáveis e educação financeira.

Desde março de 2020, o Gympass registrou mais de 5 milhões de utilizações das ofertas digitais, o que demonstra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde.

Segundo dados levantados pela pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil lidera a lista de 11 países com mais casos de depressão e ansiedade durante esse período de isolamento social e os desafios do equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. Representando 63% casos de ansiedade e 59% de depressão.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. De acordo com dados da OMS, 16,3 milhões de brasileiros sofrem de transtornos de ansiedade.
“Saúde mental não pode ser entendido somente como um estado de ausência de doenças, mas como uma capacidade de transitar de forma saudável entre momentos de alegria e de tristeza, possibilitando uma relação dialética com o mundo, onde sempre buscamos o desenvolvimento e crescimento pessoal e do grupo em que convivemos”, diz Renan Luongo, psicólogo da Vittude.

Neste contexto, destacamos abaixo 5 práticas simples para encaixar no seu dia a dia e ajudar a melhorar a saúde mental.

DICA 1 – Tire de 5 a 10 minutos do seu dia para práticas de relaxamento, como meditação ou mesmo técnicas de alongamento.
DICA 2 – Trabalhe com metas realistas, tanto pessoais quanto no âmbito do trabalho. Colocar objetivos muito difíceis de serem alcançados pode gerar mais estresse do que uma relação saudável de competição.
DICA 3 – É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais. Tente desligar-se de aparelhos eletrônicos cerca de 1 hora antes de dormir.
DICA 4 – Busque estar próximo das pessoas que você ama e te fazem bem, como família e amigos, mesmo que virtualmente. Os bons relacionamentos são fundamentais para a saúde mental.
DICA 5 – Procure ajuda quando sentir dificuldades, nenhum de nós precisa aguentar todas as dificuldades da vida sozinho. Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto, físico ou mental.

 

Fonte: Divulgação