Na hora de reformar ou construir nós queremos estar a par de todos os detalhes, tanto da obra, quanto da decoração e funcionalidade dos ambientes. E um desses detalhes é a torneira. Qual modelo escolher? Combina com qual cuba? É funcional?
Hoje vamos responder a estas perguntas e te ajudar a escolher a torneira ideal para cada tipo de cuba.
Tipos de Torneira
Antes de mais nada, temos que explicar quais são os tipos de torneira quando o assunto é instalação: torneiras de parede e torneiras de mesa. Os dois tipos de torneira podem ser fixos ou flexíveis, dependendo do que você quer em relação ao uso dela.
Torneira de Parede
Esse tipo de torneira é instalado diretamente na parede, acima da cuba. É necessário conferir antes se a tubulação está na direção correta para a instalação. Caso não esteja, será preciso fazer uma pequena reforma para ajustá-la ao seu projeto.
Torneira de Mesa
Essa torneira tem uma instalação mais fácil e não precisa de obra para redirecionar a tubulação da sua casa. Basta conectá-la a qualquer saída de água. Ela pode ser embutida na bancada ou diretamente na cuba.
Torneira para Banheiro x Torneira para Cozinha: tem diferença?
Sabendo que existem esses dois tipos, agora o que você precisa saber para escolher a torneira ideal é que há diferença entre torneiras para banheiros e lavabos e torneiras para cozinhas.
A principal diferença entre elas é a altura. A torneira para banheiro deve ter uma altura de 15 cm da bica (de onde sai a água) até a válvula de escoamento (ralo) da cuba. Já a torneira para a pia da cozinha deve ter, pelo menos, 30 cm de altura.
Isso porque, no banheiro, a pia é utilizada apenas para lavar as mãos. E na cozinha, ela é utilizada para lavar alimentos, pratos e utensílios. Nesse sentido é preciso que haja espaço para manejar as peças na cuba.
Uma outra diferença é que é mais comum usar torneiras fixas para o banheiro e torneiras móveis para a cozinha. Mais uma vez, o motivo disso é a finalidade de cada ambiente. Ao lavar utensílios e alimentos, é muito mais prático ter uma torneira com bica móvel para chegar a lugares distintos da cuba.
Tipos de cuba para se instalar uma torneira
Nós já falamos sobre os tipos de torneira e suas diferenças, agora vamos falar sobre os tipos de cuba. Elas também têm diferenças e cada uma tem sua particularidade e indicação para cada tipo de ambiente e gosto.
- Cuba de embutir: é encaixada por baixo da bancada, de maneira que as bordas não apareçam, fazendo com que a peça fique totalmente embutida no seu móvel;
- Cuba de sobrepor: é semelhante à cuba de embutir, porém, nesse caso, ela é encaixada por cima da bancada e suas bordas ficam aparentes no móvel;
- Cuba de apoio: esse tipo de cuba fica totalmente exposta, em cima da bancada;
- Cuba de semiencaixe: essa cuba é mais comprida do que a bancada, fazendo com que a parte frontal fique para fora do móvel. É uma opção para móveis de pouca profundidade e que traz elegância para o ambiente;
- Cuba esculpida: semelhante à cuba de embutir, essa também aparenta ser esculpida na bancada, mas o destaque é que ela é cortada dentro do móvel, fazendo com que seja tudo uma peça única.
Qual torneira ideal para cada tipo de cuba
Agora que você já entende quais são os tipos de torneira e os tipos de cuba, cada um com suas características, está pronto para saber qual torneira é ideal para cada tipo de cuba.
Torneira para cuba de embutir
As cubas de embutir são as mais práticas e permitem a instalação de, praticamente, todos os tipos de torneira. O único ponto que você deve observar, se for instalar uma torneira numa cuba de embutir, é a altura da bica. Evite as muito altas para não sofrer com os respingos de água.
Torneira para cuba de sobrepor
Para esse tipo de cuba, o mais comum é a instalação de torneiras de mesa, diretamente na bancada ou na própria cuba. Elas podem ser metálicas para trazer sofisticação e indica-se buscar uma torneira que tenha tecnologia contra respingos.
Torneira para cuba de apoio
Aqui, o ideal são as torneiras de bica alta, já que toda a cuba está sobre a bancada. E essa é também uma cuba versátil: ela aceita bem a torneira de mesa, instalada na bancada, e a torneira de parede.
Torneira para cuba de semiencaixe
Essa cuba também é muito prática e aceita tanto a torneira de parede, quanto a torneira de mesa. Então, você pode fazer sua escolha se baseando apenas no design das peças.
Torneira para cuba esculpida
Essa cuba, por ser cortada dentro da bancada, combina bem com a torneira de mesa. Fazendo com que todo o móvel seja só uma peça bem construída e harmônica.
Se você chegou até aqui, certamente já sabe tudo sobre a torneira ideal para cada tipo de cuba e é hora de escolher a que mais vai combinar com seu banheiro ou cozinha. Confira aqui algumas opções de torneiras que preparamos para você!
Fonte: Vivadecora