Você sabia que a Maior Estátua do Buda existente no Ocidente fica no Brasil? Ou, ainda, já ouviu falar a respeito do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem? Sabe onde fica?
Poucas pessoas sabem disso, mas a maior estátua do Buda do Ocidente está localizada no município capixaba de Ibiraçu, a 1 hora do aeroporto de Vitória-ES. Aposto que muitos pensaram que a maior estátua estaria no estado de São Paulo, né? Faria até sentido, considerando que o estado certamente abriga a maior comunidade oriental do Brasil. Mas errou que assim pensou.
O Mosteiro Zen Morro da Vargem, que é o primeiro e maior mosteiro zen da América Latina, está localizado à beira da estrada BR-101, e seu nome oficial é Parque Niwa Renpo Zenji. Ele faz parte do Circuito Caminhos da Sabedoria, para quem desejar saber um pouco mais ou até mesmo percorrer alguns marcos desse circuito.
Nele você encontrará o Portal Torii, que é esse grande portal de entrada, que já nos transporta para um ambiente muito bonito, bem cuidado, de muita paz e harmonia.
Seu Jardim Zen, que é um jardim cuja base é revestida por pedras e pedriscos, também é o maior jardim zen do Ocidente! Curiosidade: o maior jardim zen do mundo está em Kyoto e conta com 1.200 anos. Ele é Patrimônio da Humanidade!!
Mas o que nos chama atenção mesmo, já desde longe na estrada, é a gigante estátua de Buda, com seus 35 metros de altura!!
- É a Segunda Maior estátua de Buda do MUNDO!! São 350 toneladas de ferro, aço e concreto!!! Fica apenas atrás da estátua do Buda de Leshan, na China. A obra foi finalizada em 2020, mas a inauguração oficial, em razão da pandemia, apenas aconteceu em agosto de 2021. Nós estivemos por lá em março de 2021 e já pudemos apreciá-la.
Nós não chegamos a visitar o mosteiro em si, mas apenas essa área externa, até porque fomos num sábado e o mosteiro só abre para visitas aos domingos. Mas, como estávamos a caminho de Itaúnas, e como é impossível passar pela estrada sem se encantada com a gradiosidade do Buda, nós paramos e ficamos lá um pouco.
Foi bem interessante conhecer, apesar da chuvinha. O único problema é que, pelo menos na área mais próxima ao Buda, achamos um tanto barulhenta por causa dos carros que passam pela BR.
O local conta com banheiros e uma lanchonete, o que torna também em uma ótima paradinha estratégica de estrada para quem estiver se deslocando para outro local.
Curiosidade:
O título Buda significa “O desperto”. As referências atuais ao Buda dizem respeito a Siddhartha Gautama, que nasceu príncipe, provavelmente no século 6 a.C, no então principado indiano de Kapilavastu, um lugar cravado no Himalaia, e que hoje está dentro das fronteiras do Nepal. Tornou-se mestre religioso e fundador do budismo no século VI antes de Cristo. Ele seria, portanto, o último buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo.
Para mais informações, veja na página do instagram – https://www.instagram.com/mosteirozen/ – e no site do Mosteiro: http://www.mosteirozen.com.br/index.php/visita-aos-domingos
- O Mosteiro abre somente aos domingos; às 08h. O mosteiro fecha quando atinge o público de 150 pessoas. APÓS O FECHAMENTO DOS PORTÕES, QUEM ESTIVER NA ÁREA PODERÁ FICAR ATÉ O MEIO DIA.
- Quando chove, o Mosteiro não abre (medida de segurança; a estrada fica escorregadia quando molhada)
- Não é permitida a entrada a pé
- Não é permitida a entrada de animais
- Taxa de manutenção da reserva ambiental = R$ 15,00 (adulto) e R$ 10,00 (crianças de 5 até 10 anos de idade); A TAXA DEVE SER PAGA EM DINHEIRO POIS A PORTARIA NÃO DISPÕE DE MÁQUINAS DE CARTÃO.
- Só é necessário fazer agendamento prévio em caso de grupos com 10 ou mais pessoas ou em Vans (Consulte condições, datas disponíveis e valores por telefone: 27 3257-3030)
- Aos domingos oferecemos uma oficina de Zazen/Mindfulness gratuita (TEMPORARIAMENTE SUSPENSA)
- A Praça Torii, onde está localizada a estátua do Grande Buda, é uma área aberta e acessível todos os dias da semana.
Fonte: Blogapaixonadosporviagens