Aquela antiga divisão do apartamento – sala, quartos, cozinha, banheiros e às vezes, uma área de serviço – em espaços diminutos – não está mais funcionando desse jeito faz tempo. As paredes são derrubadas, de forma a ganharmos espaço e termos ao menos a impressão de amplitude. Assim, os ambientes acabam se tornando espaços multifuncionais.
Faz muito tempo também (nos anos 60 mais ou menos) a classe média perdeu definitivamente a sala de estar separada da de jantar e há pessoas que lembram, em apartamentos de classe média, de um espaço chamado copa, que era junto à cozinha e servia para refeições ligeiras ou diárias da família.
Isso além do quarto e banheiro de empregada já que atualmente as diaristas, quando existem, não dormem no emprego como antigamente era comum mesmo na classe média.
Quanto espaço tínhamos, não? Imagine que um quarto de 3m2 era o mínimo que se imaginava faz muito pouco tempo..
Enquanto os espaços diminuíam ou sumiam, para piorar, surgiram novas necessidades e aparelhos: A tv da sala não era mais o bastante – outras foram para os quartos, os computadores, os games, o home office, as tvs e geladeiras cada vez maiores etc.
E como ficamos nisso? A gente se adapta! E um bom projeto de design de interiores é aliado nessa hora!
Com projetos bem pensados e planejamento, é possível ter ambientes reduzidos com conforto e mais funcionalidade, criando ambientes multifuncionais. Veja só:
Espaços multifuncionais
Banheiros com máquina de lavar
Natural no exterior, essa é uma solução que não é simples demais, mas pode quebrar um galho danado, principalmente quando o apartamento não tem área de serviço e a cozinha não comporta uma máquina de lavar.
Mesmo em banheiros pequenos, com um bom projeto é muitas vezes possível colocar uma máquina de lavar pequena:
Na hidráulica a máquina precisa de boas entrada e saída de água.
Na elétrica é necessária uma tomada somente para ela.
Na instalação, um piso nivelado e espaço para a máquina se movimentar são essenciais.
Até encontrei essa máquina de lavar (para 3 kilos de roupa somente), que pode ser inserida não só no banheiro pequeno, mas em muitas áreas da casa (essa está em uma varanda).
Esse projeto é do site Limão na água.
Cozinha integrada à sala
Já virou uma coisa normal a cozinha integrada à área de estar e jantar, que ainda pode ter um espaço home office.
Os apartamentos, mesmo grandes, têm cada vez menos divisões ou paredes, tudo é integrado e os espaços – sala de estar, jantar, home office e cozinha – algumas vezes até o quarto – são um só ambiente que deve manter a boa circulação e funcionalidade com os móveis, tapetes e outros “truques” definindo onde acaba uma área e termina outra.
Anos atrás quem poderia imaginar que em uma só foto poderíamos mostrar sala de estar, jantar e cozinha, tudo junto e organizado?
Cozinha na varanda
Pois é, já estamos vendo projetos em que o espaço onde seria a varanda agora tem acrescentada a cozinha.
Máquina de lavar na cozinha
Outra multifuncionalidade quando não há área de serviço.
Sala que é também quarto
De dia uma função, de noite, outra.
Espaços multifuncionais pedem soluções criativas como uma só televisão atendendo a área da sala e a do quarto
Sala, cozinha, varanda? Ninguém sabe mais!
Espaços multifuncionais fluidos e com boa ventilação e iluminação são o nosso maior objetivo e desejo.
É verdade que em apartamentos muito pequenos, com só uma janela ou mesmo varanda, isso é quase impossível (a gente sabe: se o ar não tem por onde sair, ele não entra), mas é imprescindível um projeto muito bem estudado para dar o máximo de conforto e qualidade de vida,ainda mais em ambientes difíceis como esses.
E essa é uma tendência sem volta, mesmo para apartamentos com uma boa metragem.
Da necessidade nasce a criatividade e nela encontramos novas formas de viver e morar. E assim, ano após ano, sem a gente perceber, tudo muda! Os espaços multifuncionais estão aí para ficar!
Fonte: Simplesdecoração