Ao todo, 150 alunos, funcionários da escola, pais e professores participaram da ação. Com pandemia, estoques dos bancos de sangue estão reduzidos.
Cerca de 150 estudantes maiores de 16 anos, funcionários, pais de alunos e professores de uma escola de Planaltina, no Distrito Federal, se mobilizaram para doar sangue neste sábado (20). A ideia – além de abastecer os banco de sangue que estão com estoques reduzidos por causa da pandemia da Covid-19 – é chamar a atenção para o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na próxima quinta-feira (25).
A ação foi organizada pela agência de voluntariado do Colégio Adventista de Planaltina, para aumentar os estoques e também sensibilizar novos doadores. Eles foram atendidos na Hemoclínica da Asa Sul, em Brasília.
“Sabemos o quanto caíram as doações durante a pandemia. Então é motivo de celebrar essa ação que salva vidas”, diz o estudante Vitor Kauã.
O aluno do segundo ano do Ensino Médio, Douglas Firme, doou sangue pela primeira vez e saiu emocionado. “Pensei que seria doloroso, mas foi muito bom e gratificante”, conta.
Para o gestor da rede de escolas no DF e Entorno, a cultura do voluntariado é fundamental entre as novas gerações. “Esse é o nosso propósito: ajudar o próximo. Trabalhamos os aspectos sociais, colocando isso nos corações dos nossos alunos, para que eles façam a diferença na vida do próximo, como pessoas, profissionais e cidadãos”, diz Márcio Castro.
Quem pode doar sangue?
Quem foi infectado pelo novo coronavírus deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para doar sangue. Pessoas em contato com casos suspeitos ou confirmados precisam esperar 14 dias, desde o último contato.
Já os doadores que receberem a vacina contra a Covd-19 precisam esperar os seguintes prazos para a doação:
- Coronavac: 48 horas após cada dose
- Oxford: 7 dias após cada dose
- Pfizer: 7 dias após cada dose
Critérios para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos de idade
- Pesar mais de 51 kg
- Estar em bom estado de saúde
- Estar bem alimentado
- Evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação
- Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
- Beber bastante água 24 horas antes de doar
O doador menor de idade deve apresentar o formulário de autorização e uma cópia do documento de identidade, com foto, do pai, mãe ou responsável. Já os idosos precisam ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue antes dos 61 anos.
É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue.
Fonte: G1