Candidatos respondem a questões de matemática e ciências da natureza, neste domingo (28). Frota de ônibus recebe reforço a partir das 9h30; metrô funciona das 7h às 20h.
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será aplicada neste domingo (28) em todo o Brasil. No Distrito Federal, 61,4 mil candidatos estão inscritos para esta edição.
O Enem tem 90 questões de múltipla escolha de matemática e de ciências da natureza e suas tecnologias. A avaliação é um dos meios de acesso à educação superior no país.
Os candidatos terão meia hora a menos de duração, em relação ao primeiro dia do exame. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Veja
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas: 18h30
- Término das provas (participantes com tempo adicional): 19h30
- Término das provas (candidatos da videoprova em Libras): 20h30
Transporte público
Para quem precisa do transporte público, a Secretaria de Mobilidade (Semob) determinou reforço nas linhas que atendem os locais de realização do Enem.
Os ônibus extras começam a circular a partir das 9h30, e as linhas do sentido de volta serão reforçadas a partir das 17h deste domingo. O metrô funciona em horário estendido, das 7h às 20h no dia da avaliação.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice de abstenção no primeiro dia de avaliação foi de 24,3% no Distrito Federal. Na modalidade digital, esse índice foi maior, de 49,4%. No último domingo (21), os estudantes foram avaliados nas áreas de ciências humanas, linguagens e redação.
Reaplicação da primeira prova
Candidatos que não compareceram ao primeiro dia de provas, e que estavam com sintomas ou diagnóstico de doença infectocontagiosa na data de aplicação, podem solicitar a reaplicação da prova a partir de segunda-feira (29) até o dia 3 de dezembro na Página do Participante.
O candidato que não realizou a primeira avaliação pode comparecer ao segundo dia de provas, caso não esteja mais no período de isolamento previsto para os casos de Covid-19 ou sintomas de outras doenças que ofereçam riscos aos demais participantes e aplicadores de prova.
O que levar no segundo dia?
Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento oficial com foto para a segunda etapa do certame. Mas atenção, não serão aceitos documentos digitais.
As documentações válidas são:
- Cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Federal ou Militar;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional, em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006 (crachá de servidor público municipal, distrital, estadual, federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).
Caso o participante não consiga apresentar a via original do documento oficial com foto por motivo de extravio, furto ou roubo, ainda poderá fazer a prova desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Nesses casos, o candidato será submetido à identificação especial com a coleta de informações pessoais.
Uso obrigatório de máscaras
Devido à pandemia de Covid-19, não será permitida a permanência no local de prova de participantes sem a máscara de proteção. O item de proteção deve cobrir o nariz e a boca. A medida vale tanto para a prova impressa quanto para a digital (confira aqui as orientações).
O que não pode levar?
Alguns objetos não são permitidos nos locais da avaliação, e devem ser guardados em um envelope disponibilizado pelo aplicador de prova, na entrada da sala.
O regulamento do Enem prevê a eliminação do candidato que portar, fora do porta-objetos disponibilizado, os seguintes itens:
- Declaração de Comparecimento impressa;
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
- Livros, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular;
- Relógio de qualquer tipo;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Recomendações
O Inep, organizador do exame, recomenda que os candidatos levem álcool em gel e máscara extra para troca durante a prova. Também é permitido levar lanche, água e outras bebidas que não sejam alcoólicas.
É recomendado que os participantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição, que constam informações importantes, como o local de prova. O cartão está disponível para impressão na Página do Participante.
Fonte: G1