Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou em outubro um de seus piores meses nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 178.863 unidades, quase 35% a menos do que há um ano. No acumulado dos dez primeiros meses (2.196.244), a retração agora é de 5,2%.

Segundo o Best Selling Cars Blog, especialistas apontam que este poderá ser o pior ano desde 1985. A Volkswagen (28.211) manteve uma folgada liderança, mas novamente abaixo dos 16% de market share. Batida pela BMW (17.452) nos últimos dois meses, a Mercedes (17.978) recuperou por pouco a 2ª posição. Sexta, a Audi (8.842) perdeu quase 60% de seus compradores de 2020.

Volkswagen T-Roc 2022
golf-ehybrid_1-002
Volkswagen T-Cross 2019 (Europa)
POS. MARCA OUT.21 % MERCADO 2021 OUT.20 % MERCADO 2020 % VARIAÇÃO 2021/2020
VW 28.211 15,8% 47.204 17,2% -40,2%
MERCEDES-BENZ 17.978 10,1% 32.698 11,9% -45,0%
BMW 17.452 9,8% 20.825 7,6% -16,2%
OPEL 12.204 6,8% 16.867 6,1% -27,6%
FORD 9.968 5,6% 16.572 6,0% -39,9%
AUDI 8.842 4,9% 20.922 7,6% -57,7%
HYUNDAI 8.096 4,5% 10.458 3,8% -22,6%
SKODA 7.661 4,3% 17.151 6,3% -55,3%
RENAULT 7.354 4,1% 12.940 4,7% -43,2%
10º KIA 5.898 3,3% 6.352 2,3% -7,1%
11º FIAT 5.394 3,0% 6.733 2,5% -19,9%
12º SEAT 5.109 2,9% 9.944 3,6% -48,6%
13º TOYOTA 4.855 2,7% 7.979 2,9% -39,2%
14º PEUGEOT 4.261 2,4% 5.054 1,8% -15,7%
15º VOLVO 3.754 2,1% 4.571 1,7% -17,9%
16º MITSUBISHI 3.635 2,0% 3.432 1,3% 5,9%
17º DACIA 3.103 1,7% 4.568 1,7% -32,1%
18º MINI 2.977 1,7% 4.347 1,6% -31,5%
19º SMART 2.758 1,5% 2.441 0,9% 13,0%
20º PORSCHE 2.688 1,5% 2.711 1,0% -0,8%
  TOTAL 178.683 100,0% 274.303 100,0% -34,9%
  ACUMULADO 2.196.244 100,0% 2.316.134 100,0% -5,2%

No ranking de modelos, um fato histórico. Líder em seu país desde abril de 1992 de acordo com o BSCB, o VW Golf (3.842) – que perdeu quase 2/3 de seus compradores nos últimos doze meses – foi superado pelo T-Roc (4.486). Esta, aliás, foi a 1ª vez em que um SUV comandou as ações no mercado alemão. Em alta de quase 70%, o VW T-Cross conquistou uma inédita presença no pódio.

Ausente das primeiras colocações nos últimos meses – no mês passado havia sido o 21º -, o Ford Focus (3.427) apareceu em 4º, pouco à frente do Opel Corsa (3.384) e do BMW Série 3 (3.161). Presente nos últimos nove top 10, o VW Up (2.353) desta vez foi apenas o 15º.  Modelo 100% elétrico mais bem posicionado no ranking, o Renault Zoe (2.209) foi o 19º.

Ford Focus 2022
Opel Corsa 2020

Com alta de quase 20%, o Smart Fortwo (2.195) ficou à frente do VW ID.3 (2.145), garantindo o último lugar no top 20. Vice-líder em setembro, quando por muito pouco não teve a honra agora reservada ao T-Roc, o Tesla Model 3 (1.359) despencou para o 43º lugar. O mau desempenho da Audi se refletiu na ausência de modelos da marca entre os 30 primeiros colocados, com o Q5 (1.802) apenas em 31º.

POS. MODELO OUT.21 % MERCADO 2021 OUT.20 % MERCADO 2020 % VARIAÇÃO 2021/2020
VW T-ROC 4.486 2,5% 5.428 2,0% -17,4%
VW GOLF 3.843 2,2% 11.290 4,1% -66,0%
VW T-CROSS 3.724 2,1% 2.219 0,8% 67,8%
FORD FOCUS 3.427 1,9% 5.132 1,9% -33,2%
OPEL CORSA 3.384 1,9% 7.185 2,6% -52,9%
BMW SÉRIE 3 3.161 1,8% 4.955 1,8% -36,2%
MINI 2.977 1,7% 4.347 1,6% -31,5%
FORD KUGA 2.692 1,5% 1.900 0,7% 41,7%
MITSUBISHI MIRAGE 2.656 1,5% 1.480 0,5% 79,5%
10º FIAT DUCATO 2.635 1,5% 2.616 1,0% 0,7%
11º OPEL MOKKA 2.625 1,5% 0 0,0%
12º MERCEDES CLASSE A 2.586 1,4% 4.279 1,6% -39,6%
13º FIAT 500 2.461 1,4% 3.084 1,1% -20,2%
14º KIA CEED 2.452 1,4% 2.367 0,9% 3,6%
15º VW UP 2.353 1,3% 3.058 1,1% -23,1%
16º MERCEDES CLASSE E 2.326 1,3% 4.364 1,6% -46,7%
17º OPEL ASTRA 2.282 1,3% 3.608 1,3% -36,8%
18º MERCEDES GLC 2.260 1,3% 4.172 1,5% -45,8%
19º RENAULT ZOE 2.209 1,2% 5.010 1,8% -55,9%
20º SMART FORTWO 2.195 1,2% 1.846 0,7% 18,9%
21º VW ID.3 2.145 1,2% 2.647 1,0% -19,0%
22º VW PASSAT 2.116 1,2% 5.209 1,9% -59,4%
23º VW POLO 2.036 1,1% 4.227 1,5% -51,8%
24º MERCEDES GLA 2.006 1,1% 1.959 0,7% 2,4%
25º HYUNDAI KONA 1.992 1,1% 3.583 1,3% -44,4%
26º BMW X3 1.955 1,1% 1.450 0,5% 34,8%
27º VW TRANSPORTER 1.955 1,1% 3.206 1,2% -39,0%
28º VW TIGUAN 1.946 1,1% 4.656 1,7% -58,2%
29º BMW SÉRIE 5 1.851 1,0% 2.415 0,9% -23,4%
30º BMW SÉRIE 1 1.850 1,0% 2.998 1,1% -38,3%
31º AUDI Q5 1.802 1,0% 2.925 1,1% -38,4%
32º BMW X1 1.797 1,0% 1.847 0,7% -2,7%
33º SKODA ENYAQ 1.790 1,0% 0 0,0%
34º MERCEDES CLASSE V 1.789 1,0% 2.386 0,9% -25,0%
35º MERCEDES CLA 1.681 0,9% 2.662 1,0% -36,9%
36º PEUGEOT 208 1.661 0,9% 1.043 0,4% 59,3%
37º HYUNDAI TUCSON 1.654 0,9% 1.304 0,5% 26,8%
38º OPEL INSIGNIA 1.508 0,8% 1.290 0,5% 16,9%
39º SKODA OCTAVIA 1.494 0,8% 5.208 1,9% -71,3%
40º AUDI Q3 1.463 0,8% 2.535 0,9% -42,3%
41º DACIA SANDERO 1.451 0,8% 1.333 0,5% 8,9%
42º BMW I3 1.417 0,8% 1.179 0,4% 20,2%
43º TESLA MODEL 3 1.359 0,8% 171 0,1% 694,7%
44º BMW SÉRIE 2 1.282 0,7% 2.233 0,8% -42,6%
45º SEAT LEON 1.265 0,7% 1.915 0,7% -33,9%
46º MERCEDES GLE 1.237 0,7% 2.221 0,8% -44,3%
47º VOLVO XC60 1.237 0,7% 1.306 0,5% -5,3%
48º BMW X5 1.213 0,7% 1.242 0,5% -2,3%
49º RENAULT CAPTUR 1.204 0,7% 2.143 0,8% -43,8%
50º FORD TRANSIT 1.193 0,7% 1.286 0,5% -7,2%

Observação: Números de outubro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.

 

Fonte: Motor1