Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou em outubro um de seus piores meses nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 178.863 unidades, quase 35% a menos do que há um ano. No acumulado dos dez primeiros meses (2.196.244), a retração agora é de 5,2%.
Segundo o Best Selling Cars Blog, especialistas apontam que este poderá ser o pior ano desde 1985. A Volkswagen (28.211) manteve uma folgada liderança, mas novamente abaixo dos 16% de market share. Batida pela BMW (17.452) nos últimos dois meses, a Mercedes (17.978) recuperou por pouco a 2ª posição. Sexta, a Audi (8.842) perdeu quase 60% de seus compradores de 2020.
POS. | MARCA | OUT.21 | % MERCADO 2021 | OUT.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW | 28.211 | 15,8% | 47.204 | 17,2% | -40,2% |
2º | MERCEDES-BENZ | 17.978 | 10,1% | 32.698 | 11,9% | -45,0% |
3º | BMW | 17.452 | 9,8% | 20.825 | 7,6% | -16,2% |
4º | OPEL | 12.204 | 6,8% | 16.867 | 6,1% | -27,6% |
5º | FORD | 9.968 | 5,6% | 16.572 | 6,0% | -39,9% |
6º | AUDI | 8.842 | 4,9% | 20.922 | 7,6% | -57,7% |
7º | HYUNDAI | 8.096 | 4,5% | 10.458 | 3,8% | -22,6% |
8º | SKODA | 7.661 | 4,3% | 17.151 | 6,3% | -55,3% |
9º | RENAULT | 7.354 | 4,1% | 12.940 | 4,7% | -43,2% |
10º | KIA | 5.898 | 3,3% | 6.352 | 2,3% | -7,1% |
11º | FIAT | 5.394 | 3,0% | 6.733 | 2,5% | -19,9% |
12º | SEAT | 5.109 | 2,9% | 9.944 | 3,6% | -48,6% |
13º | TOYOTA | 4.855 | 2,7% | 7.979 | 2,9% | -39,2% |
14º | PEUGEOT | 4.261 | 2,4% | 5.054 | 1,8% | -15,7% |
15º | VOLVO | 3.754 | 2,1% | 4.571 | 1,7% | -17,9% |
16º | MITSUBISHI | 3.635 | 2,0% | 3.432 | 1,3% | 5,9% |
17º | DACIA | 3.103 | 1,7% | 4.568 | 1,7% | -32,1% |
18º | MINI | 2.977 | 1,7% | 4.347 | 1,6% | -31,5% |
19º | SMART | 2.758 | 1,5% | 2.441 | 0,9% | 13,0% |
20º | PORSCHE | 2.688 | 1,5% | 2.711 | 1,0% | -0,8% |
… | … | … | … | … | … | |
TOTAL | 178.683 | 100,0% | 274.303 | 100,0% | -34,9% | |
ACUMULADO | 2.196.244 | 100,0% | 2.316.134 | 100,0% | -5,2% |
No ranking de modelos, um fato histórico. Líder em seu país desde abril de 1992 de acordo com o BSCB, o VW Golf (3.842) – que perdeu quase 2/3 de seus compradores nos últimos doze meses – foi superado pelo T-Roc (4.486). Esta, aliás, foi a 1ª vez em que um SUV comandou as ações no mercado alemão. Em alta de quase 70%, o VW T-Cross conquistou uma inédita presença no pódio.
Ausente das primeiras colocações nos últimos meses – no mês passado havia sido o 21º -, o Ford Focus (3.427) apareceu em 4º, pouco à frente do Opel Corsa (3.384) e do BMW Série 3 (3.161). Presente nos últimos nove top 10, o VW Up (2.353) desta vez foi apenas o 15º. Modelo 100% elétrico mais bem posicionado no ranking, o Renault Zoe (2.209) foi o 19º.
Com alta de quase 20%, o Smart Fortwo (2.195) ficou à frente do VW ID.3 (2.145), garantindo o último lugar no top 20. Vice-líder em setembro, quando por muito pouco não teve a honra agora reservada ao T-Roc, o Tesla Model 3 (1.359) despencou para o 43º lugar. O mau desempenho da Audi se refletiu na ausência de modelos da marca entre os 30 primeiros colocados, com o Q5 (1.802) apenas em 31º.
POS. | MODELO | OUT.21 | % MERCADO 2021 | OUT.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW T-ROC | 4.486 | 2,5% | 5.428 | 2,0% | -17,4% |
2º | VW GOLF | 3.843 | 2,2% | 11.290 | 4,1% | -66,0% |
3º | VW T-CROSS | 3.724 | 2,1% | 2.219 | 0,8% | 67,8% |
4º | FORD FOCUS | 3.427 | 1,9% | 5.132 | 1,9% | -33,2% |
5º | OPEL CORSA | 3.384 | 1,9% | 7.185 | 2,6% | -52,9% |
6º | BMW SÉRIE 3 | 3.161 | 1,8% | 4.955 | 1,8% | -36,2% |
7º | MINI | 2.977 | 1,7% | 4.347 | 1,6% | -31,5% |
8º | FORD KUGA | 2.692 | 1,5% | 1.900 | 0,7% | 41,7% |
9º | MITSUBISHI MIRAGE | 2.656 | 1,5% | 1.480 | 0,5% | 79,5% |
10º | FIAT DUCATO | 2.635 | 1,5% | 2.616 | 1,0% | 0,7% |
11º | OPEL MOKKA | 2.625 | 1,5% | 0 | 0,0% | – |
12º | MERCEDES CLASSE A | 2.586 | 1,4% | 4.279 | 1,6% | -39,6% |
13º | FIAT 500 | 2.461 | 1,4% | 3.084 | 1,1% | -20,2% |
14º | KIA CEED | 2.452 | 1,4% | 2.367 | 0,9% | 3,6% |
15º | VW UP | 2.353 | 1,3% | 3.058 | 1,1% | -23,1% |
16º | MERCEDES CLASSE E | 2.326 | 1,3% | 4.364 | 1,6% | -46,7% |
17º | OPEL ASTRA | 2.282 | 1,3% | 3.608 | 1,3% | -36,8% |
18º | MERCEDES GLC | 2.260 | 1,3% | 4.172 | 1,5% | -45,8% |
19º | RENAULT ZOE | 2.209 | 1,2% | 5.010 | 1,8% | -55,9% |
20º | SMART FORTWO | 2.195 | 1,2% | 1.846 | 0,7% | 18,9% |
21º | VW ID.3 | 2.145 | 1,2% | 2.647 | 1,0% | -19,0% |
22º | VW PASSAT | 2.116 | 1,2% | 5.209 | 1,9% | -59,4% |
23º | VW POLO | 2.036 | 1,1% | 4.227 | 1,5% | -51,8% |
24º | MERCEDES GLA | 2.006 | 1,1% | 1.959 | 0,7% | 2,4% |
25º | HYUNDAI KONA | 1.992 | 1,1% | 3.583 | 1,3% | -44,4% |
26º | BMW X3 | 1.955 | 1,1% | 1.450 | 0,5% | 34,8% |
27º | VW TRANSPORTER | 1.955 | 1,1% | 3.206 | 1,2% | -39,0% |
28º | VW TIGUAN | 1.946 | 1,1% | 4.656 | 1,7% | -58,2% |
29º | BMW SÉRIE 5 | 1.851 | 1,0% | 2.415 | 0,9% | -23,4% |
30º | BMW SÉRIE 1 | 1.850 | 1,0% | 2.998 | 1,1% | -38,3% |
31º | AUDI Q5 | 1.802 | 1,0% | 2.925 | 1,1% | -38,4% |
32º | BMW X1 | 1.797 | 1,0% | 1.847 | 0,7% | -2,7% |
33º | SKODA ENYAQ | 1.790 | 1,0% | 0 | 0,0% | – |
34º | MERCEDES CLASSE V | 1.789 | 1,0% | 2.386 | 0,9% | -25,0% |
35º | MERCEDES CLA | 1.681 | 0,9% | 2.662 | 1,0% | -36,9% |
36º | PEUGEOT 208 | 1.661 | 0,9% | 1.043 | 0,4% | 59,3% |
37º | HYUNDAI TUCSON | 1.654 | 0,9% | 1.304 | 0,5% | 26,8% |
38º | OPEL INSIGNIA | 1.508 | 0,8% | 1.290 | 0,5% | 16,9% |
39º | SKODA OCTAVIA | 1.494 | 0,8% | 5.208 | 1,9% | -71,3% |
40º | AUDI Q3 | 1.463 | 0,8% | 2.535 | 0,9% | -42,3% |
41º | DACIA SANDERO | 1.451 | 0,8% | 1.333 | 0,5% | 8,9% |
42º | BMW I3 | 1.417 | 0,8% | 1.179 | 0,4% | 20,2% |
43º | TESLA MODEL 3 | 1.359 | 0,8% | 171 | 0,1% | 694,7% |
44º | BMW SÉRIE 2 | 1.282 | 0,7% | 2.233 | 0,8% | -42,6% |
45º | SEAT LEON | 1.265 | 0,7% | 1.915 | 0,7% | -33,9% |
46º | MERCEDES GLE | 1.237 | 0,7% | 2.221 | 0,8% | -44,3% |
47º | VOLVO XC60 | 1.237 | 0,7% | 1.306 | 0,5% | -5,3% |
48º | BMW X5 | 1.213 | 0,7% | 1.242 | 0,5% | -2,3% |
49º | RENAULT CAPTUR | 1.204 | 0,7% | 2.143 | 0,8% | -43,8% |
50º | FORD TRANSIT | 1.193 | 0,7% | 1.286 | 0,5% | -7,2% |
Observação: Números de outubro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fonte: Motor1