De casca aveludada e polpa doce, a fruta é rica em fibras, boa para o funcionamento do intestino, além de conter minerais, carboidratos e proteínas. É, ainda, uma fonte de vitaminas para quem se recupera da Covid-19

Muitos brasileiros ainda se recuperam das sequelas do coronavírus. Diante disso, é importante ter atenção com a recuperação do sistema imunológico. Manter uma boa hidratação e buscar consumir alimentos anti-inflamatórios, com propriedades antioxidantes e vitaminas são alguns dos recursos utilizados pelos especialistas para atingir este objetivo.

De acordo com a nutricionista da rede Oba Hortifruti, Renata Guirau, o pêssego é considerado um excelente aliado nessa recuperação, pois tem potencial antioxidante, ajudando a prevenir doenças crônicas. Como se não bastasse, favorece a digestão, pelo seu alto teor de fibras, e possui nutrientes que auxiliam na saúde do sistema cardiovascular, como vitamina C, potássio e fósforo.

Dentre outros benefícios, a fruta também melhora a saúde da pele e a visão, pela presença do betacaroteno; e fortalece os dentes e os ossos, por ser rica em cálcio e flúor. “Nele também encontram-se vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle da queda de cabelo, uma das sequelas causadas pela Covid-19”, explica a nutricionista.

Por outro lado, o pêssego é uma fruta que possui baixo teor calórico, sendo normalmente indicado para qualquer tipo de dieta, Guirau pontua que a fruta tem baixa densidade calórica. “O pêssego não é considerado uma fruta de alto valor calórico. Pelo contrário, 100g de pêssego nos fornecem, em média, apenas 40 kcal, o que corresponde a uma unidade grande ou duas pequenas, em média”, conclui.

Ao comprá-lo, prefira os frutos de casca firme, porém não dura. Em geladeira, são conservados por uma a duas semanas. Pode ser consumido in natura e utilizado no preparo de sucos, geleias e doces. Renata Guirau explica que a quantidade recomendada de ingestão para cada pessoa varia, mas em geral, é recomendado que todas as pessoas consumam de duas a três porções de frutas ao dia, sendo que uma unidade de pêssego é considerada com uma porção.

A nutricionista do Oba Hortifruti separou cinco receitas saborosas, nutritivas e práticas para incluir o pêssego no dia a dia. Confira:

Salada de folhas com pêssego

Ingredientes:

4 pêssegos cortados em 4 partes

½ maço de rúcula

½ maço de alface roxa

100g de parma fatiado

10 nozes cortadas ao meio

1 col de sopa de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta

1 col de sopa de mostarda

2 col de sopa de mel

4 col de sopa de água

Para o molho, misture a mostarda, a água, o azeite, o mel, o sal e a pimenta.

Preparo

Monte a salada misturando as folhas e adicionando o tempero. Acrescente os pêssegos, o parma e as nozes e sirva em seguida

Pêssego cozido com canela e manjericão

Ingredientes

1 xícara de água

2 colheres de suco de limão

1 pedaço de canela em pau

3 pêssegos médios, cortados ao meio e sem caroço

½ xícara de folhas de manjericão frescas picadas

Preparo

Em uma panela, misture a água, o limão e a canela. Leve para ferver, em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione os pêssegos, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Retire do fogo e adicione o manjericão ao pêssego cozido com o caldo. Deixe descansando por mais 15 minutos, com a panela tampada antes de servir.

Mousse de pêssego cítrico

Ingredientes:

1 lata de pêssego em calda

½ sachê de gelatina sem sabor

1 lata de leite condensado

Suco de 3 limões

Folhas de hortelã

Preparo

Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.

Bata a gelatina, o leite condensado, o limão e os pêssegos no liquidificador.

Acomode em taças e decore com as folhas de hortelã.

Deixe gelar por pelo menos 2 horas.

Rende 6 porções

Overnight de pêssego

Ingredientes:

1 pêssego grande picado

1 pote de iogurte natural

2 col de sopa de aveia em flocos

2 col de sopa de semete de chia

2 col de sopa de castanha de caju trituradas

Preparo

Monte as camadas em uma 1 taça:

1ª camada = 1/3 do iogurte

2ª camada = aveia + metade do pêssego picado

3ª camada = 1/3 do iogurte

4ª camada = chia + metade do pêssego

5ª camada = 1/3 do iogurte

E finalize com as castanhas trituradas. Faça com pelo menos 12 horas de antecedência do consumo. Deixe na geladeira até o horário de consumir.

Smoothie de pêssego e manga

Ingredientes:

100mL de água de coco

½ col de café de gengibre picado

1 pêssego maduro picado e congelado

1/3 de manga madura picada e congelada

1 colher de sopa de mel

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e consuma logo em seguida. Se achar necessário, coloque um pouco mais de água de coco para ajudar na hora de processar.

Fonte: Divulgação