São vários os elementos para compor a decoração de um quarto. O guarda-roupa, por ser um móvel de maiores dimensões que os demais, costuma chamar a atenção, por isso é uma peça importante para “amarrar” o décor na mesma linguagem. Selecionamos seis projetos inspiracionais em que o material do armário faz a diferença. Confira!

*Veja as melhores ofertas de guarda-roupa no Shoptime!*
1. Natural

 

Planejados (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)A arquiteta Duda Senna elegeu para o quarto materiais como palha sintética trançada, laca branca e folha de madeira freijó (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

Madeiras, fibras naturais e sintéticas são sempre bem-vindas quando o assunto é ter uma atmosfera de bem-estar. Esses materiais transitam bem, inclusive, para os armários, como mostra o quarto projetado pela arquiteta Duda Senna. Ela usou palha sintética trançada, laca branca e folha de madeira freijó, tanto no móvel baixo como no guarda-roupa, que ainda se beneficia da ventilação da palhinha nas portas.

2. Espelho
Repare em como as portas espelhadas dos armários dão ao cômodo a sensação de amplitude. Apartamento do arquiteta Helena Kallas (Foto: Foto Marco Antonio/Editora Globo)
Repare em como as portas espelhadas dos armários dão ao cômodo a sensação de amplitude. Apartamento do arquiteta Helena Kallas (Foto: Foto Marco Antonio/Editora Globo)

*Shoptime e Casa e Jardim mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, Casa e Jardim pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

Guarda-roupa com portas de espelho são práticos e uma ótima maneira de aproveitar melhor os pequenos espaços – principalmente para quem não tem lugar para pendurar o objeto. No apartamento da arquiteta Helena Kallas, o espelho na porta do armário foi usado para ampliar o espaço e ainda se juntou às paredes pintadas de cinza claro, servindo de pano de fundo neutro para as peças de design retrô.

3. Clean
No quarto, há espaço de armazenamento de sobra com o armário multifacetado que também compõe a cozinha e um segundo armário com gaveteiros, calceiro e prateleiras (Foto: Kadu Lopes/Divulgação)
No quarto de solteiro, o escritório Cordista Interiores apostou em armário clean, cujos puxadores são cavas feitas na própria marcenaria (Foto: Kadu Lopes/Divulgação)

O quarto de solteiro projetado pelo escritório Cordista Interiores primou pela valorização do estilo clean. Assim, o guarda-roupa, assim como as paredes, tem design limpo, inclusive sem puxadores. Em vez deles, cavas feitas na própria marcenaria dão um toque minimalista ao projeto. Boa opção para quem não quer correr riscos e ainda é possível ousar na cores em outros pontos do quarto, como cabeceira, jogo de cama e tapete.

4. Colorido
O armário desenhado pelo arquiteto Leo Romano funciona como uma moldura para a cama. Fazer um projeto de marcenaria na parede da cabeceira é uma ótima ideia para quartos pequenos (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)
O armário desenhado pelo arquiteto Leo Romano funciona como uma moldura para a cama e sua cor vibrante dá vida ao ambiente (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

Neste armário desenhado pelo arquiteto Leo Romano, há dois aspectos importantes. O primeiro é que fazer um projeto de marcenaria na parede da cabeceira funciona como uma moldura para a cama, além de ser uma ótima ideia para quartos pequenos. A outra é o uso da cor vibrante no móvel, que dá vida ao ambiente e contrasta ainda com outra tonalidade da parede.

5. Vidro

No projeto do escritório SAO Arquitetura, a área de vestir do quarto tem guarda-roupa com portas de vidro deslizantes. Uma ótima ideia para ganhar um clima de closet e ter tudo à vida – mas com a proteção do fechamento. É bom lembrar, no entanto, que esse tipo de décor, apesar de sedutor, precisa ter um esforço maior de organização por parte de quem usa.

6. Ripado
Assinado pelo escritório Antonio Armando de Araujo Arquitetura e Design, o quarto de casal possui roupeiro na parte superior da cama com cabides extensores executado pela Decorart (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)
Assinado pelo escritório Antonio Armando de Araujo Arquitetura e Design, o quarto de casal possui roupeiro na parte superior da cama de MDF e portas ripadas (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

Na reforma proposta pelo escritório Antonio Armando de Araujo Arquitetura e Design, o quarto do casal ganhou um roupeiro, que ocupa a parte superior da cama com cabides extensores – uma forma prática de aproveitamento de espaço. O destaque fica por conta das portas de MDF branco ripado, que dá bossa ao décor.

 

Fonte: Revistacasaejardim