Ao longo dos últimos dois anos, por conta da pandemia, a rotina remota se fez presente na vida de muitas pessoas. Isso porque trabalho, estudos e até reuniões com os amigos tornaram-se virtuais, aumentando a demanda de passar horas em frente ao computador para realizar tarefas básicas e corriqueiras.

Agora, durante o período de retomada, em que os índices de vacinação contra a covid-19 estão aumentando e os casos da doença não estão altos, aos poucos as atividades fora de casa estão voltando a acontecer. Mesmo assim, algumas práticas adotadas ao longo desse tempo continuarão recorrentes, como o home office, por exemplo.

Para conseguir equilibrar produtividade e saúde, é importante trabalhar em frente às telas de forma cautelosa e acompanhado de uma rotina que previna o surgimento de dores, principalmente as causadas pelo simples fato de se passar muito tempo sentado. Ficar horas na mesma posição, sem se levantar e caminhar por alguns minutos, pode provocar desconforto e lesões corporais.

Alguns sinais podem indicar que o seu corpo necessita que você fique em pé por mais momentos ao longo do dia. O ortopedista David Gusmão aponta quais são os principais deles. Veja:

  • Dor na virilha: essa dor é provocada, na maioria das vezes, pela articulação do quadril, sendo esse um sintoma muito específico que pode aparecer após se levantar do banco do carro depois de uma longa viagem, por exemplo.
  • Dor lombar: o incômodo na região posterior das costas possui origem na própria coluna lombar e, mesmo sendo muito comum, pode indicar complicações mais graves quando a recorrência é frequente.
  • Dor no quadril: dores na região quadril, após muito tempo sentado, podem indicar que a cartilagem e/ou estruturas próximas da mesma estão sendo machucadas, sendo sinal de grande alerta.

Para evitar que essas dores sejam recorrentes, levante-se e caminhe um pouco, mesmo que seja de um lado para o outro, por 5 minutos a cada hora. Você pode colocar um alarme no celular que te lembre de executar a ação, por exemplo. Fazer alongamentos para as pernas e costas pode ajudar a evitar inchaços e desconfortos também.

Manter a postura correta durante o trabalho no computador é uma maneira importante de evitar que o corpo fique de mau jeito por muitas horas. As costas devem estar totalmente encostadas na cadeira, os pés apoiados no chão e a tela na altura dos olhos, para que o tronco não fique curvado para frente.

Fonte: Revistamarieclaire