Como uma espécie de rede de sabedoria, os conhecimentos femininos passados de mãe para filha ficam muitas vezes apenas no círculo familiar. Por isso, convidamos a modelo Rita Carreira, a influenciadora Lelê Saddi e outras personalidades para dividir os principais truques que trazem como herança

Rosa Maria & Rita Carreira (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Rosa Maria & Rita Carreira (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Rosa Maria & Rita Carreira

Desde que ganhou o mundo da moda como modelo, Rita Carreira aplica religiosamente todas as dicas e ensinamentos que ganhou da sua mãe, Rosa Maria. Vaidosa, Rita, ainda pequena, adorava ver sua mãe sair para trabalhar, sempre perfumada. “O cheiro dela ficava pela casa inteira. Isso me marcou muito. Hoje, sou fascinada por perfumes e acredito que eles têm um papel essencial na minha rotina de autocuidado”, afirma. “Outra coisa que aprendi foi não dormir maquiada. Pode ser a hora que for, mesmo que eu chegue em casa de madrugada, tiro toda a maquiagem para ir para a cama. Dona Rosa Maria também me ensinou a hidratar o corpo todo, não é só o rosto que pede cuidados.” No âmbito do skincare, porém, a lição mais importante foi sobre proteção solar. “Durante muito tempo, as pessoas achavam que pele negra não precisava de filtro. Mas minha mãe descobriu que ela tinha excesso de melanina, por isso, apresentava muitas manchas no rosto. Desde então, não vive sem protetor solar – passou isso para mim e para as minhas irmãs.”

Cris Lotaif & Lelê Saddi (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Cris Lotaif & Lelê Saddi (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Cris Lotaif & Lelê Saddi

Filha de mãe vaidosa e neta de avó vaidosa, Lelê saiu às suas! “Sempre amei observar e aprender com a minha mãe, que me ensinou lições que levo para a vida”, conta ela. “Na família, prezamos pela beleza natural – não somos adeptas a procedimentos muito invasivos, mudanças radicais. A gente prioriza realmente cuidar da saúde da pele, do cabelo e do corpo, muito mais do que meramente a estética pela estética.”Lelê entrega que desenvolveu o hábito de tomar chás com Cris. Foi também seguindo o exemplo materno que ela incluiu a atividade física no seu dia a dia. “Adoramos caminhar juntas: uma ótima maneira de cuidar da saúde e ainda ter um tempinho para colocar o papo em dia”, conta rindo.

Lourdes & Caroline Trentini (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Lourdes & Caroline Trentini (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Lourdes & Caroline Trentini

A proximidade entre mãe e filha sempre foi muito forte. Nascida em Panambi, no Rio Grande do Sul, a modelo Caroline Trentini, que perdeu seu pai, Oscar, quando tinha apenas 1 ano, passou a ver Lourdes como sua principal referência. Foi com ela que aprendeu muitas lições de beleza que usa até hoje, todas ligadas à natureza. “Minha mãe sempre adorou chá, tanto chimarrão, diariamente, quanto os medicinais. Ela colhia uma erva chamada macela para dor de estômago, a gente plantava em casa erva-cidreira, hortelã… O Bento [filho mais velho de Caroline] não gosta muito, mas o Benoah adora um chazinho. Estou passando essa lição para ele também”. Ainda na alimentação, a modelo e suas duas irmãs foram incentivadas pela mãe a sempre procurar ingredientes frescos e locais. “Tínhamos vizinhos que plantavam hortaliças, o leite era da vizinha, que tinha criação de vacas. Cidade de interior com a natureza por perto. Sinto bastante falta disso e tento trazer para o meu dia a dia”. A mesma metodologia natural é aplicada na beleza. “Ela sempre foi mais do ficar ‘natural’, no máximo máscara de cílios, um batonzinho de vez em quando, mas o que eu a via fazer religiosamente era passar algum tipo de creme no rosto à noite”.

May Ly & Fabíola Kassin (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
May Ly & Fabíola Kassin (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
May Ly & Fabíola Kassin

Filha de uma consultora de moda e criadora de conteúdo, May Ly sempre está de olho nas dicas que a mãe, Fabíola Kassin, dá dentro e fora de casa. Uma das que mais marcaram até hoje foi sobre como uma dieta ruim ou uma saúde mental péssima pode refletir na nossa beleza. “Ela sempre disse que o segredo para uma pele boa é beber muita água, precisamos nos cuidar de dentro para fora e não de fora para dentro.”Meditar é um hábito da casa, com direito a troca de indicação de aplicativos. Já a aromaterapia virou prática apenas entre mãe e filha. “Eu achava que passar óleo antes de dormir deixava a pele oleosa, mas ela me ensinou a escolher de forma certeira, a ler sempre o rótulo antes. Ela tem uma caixinha com óleo essencial de lavanda e de limão, que usa antes de dormir para um sono tranquilo, para se energizar…”No quesito maquiagem, Fabíola não deixou May se aventurar até uma certa idade. “Minha mãe fala que deixar make por muito tempo no rosto, usar toda hora ou dormir de maquiagem, principalmente, prejudica demais a pele”.

Naná & Yasmine Paranaguá (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Naná & Yasmine Paranaguá (Foto: Isabel Garcia, acervo pessoal e divulgação)
Naná & Yasmine Paranaguá

Elas estão à frente da grife de acessórios Glorinha Paranaguá, que foi batizada com o nome da matriarca da família. Yasmine logo entrega que todas são loucas por tudo o que envolve beleza. “Somos viciadas em maquiagem, dicas de skincare…”, brinca. “Lógico, ninguém dorme de make e, além disso, para manter a pele boa, minha mãe me ensinou a lavar o rosto com água fria, hidratar sempre e usar água termal”, conta. Protetor solar também virou item essencial da rotina diária. “O start nesse hábito foi minha mãe quem me deu – acho que a geração dela carrega esse trauma de não ter se protegido do sol. Mas, quando morei em Singapura, ele se intensificou. Lá, mulher nenhuma deixa de aplicar FPS no rosto e de se proteger com sombrinhas. Não à toa, todas têm pele de boneca!” Mas não foi só na beleza que sua mãe e família exerceram influência, Yasmine conta que música e dança sempre tiveram destaque na sua vida. “Glorinha dançava balé, minha mãe toca piano e dança. Eu sou formada em balé, sempre gostamos de exercitar o corpo. A Naná me levou também para a ioga e a prática não saiu mais da minha rotina. Inclusive, descobri aplicativos para continuar a atividade durante a pandemia e passei para ela!”

 

Fonte: Vogue