Apartamento pequeno tem muitas vantagens: é fácil de limpar, mais barato para decorar; e, se for alugado, geralmente é mais em conta que um maior… Enfim, eu sou uma grande fã de apartamentos pequenos.

Mas é bem verdade que às vezes eles passam a sensação de sufocamento e de que você está dentro de uma lata de sardinha. Entretanto, existem formas de resolver esse problema, eliminando a sensação de aperto e criando um espaço gostoso e aconchegante. Vamos mostrar algumas maneiras para fazer um ambiente parecer maior, através da iluminação, disposição dos móveis e do uso das cores.

Quando falamos de sensação de espaço tudo se resume a um único detalhe: iluminação. Se você quer que um ambiente pareça maior você tem que aumentar a luminosidade dele. Se você entulhar muito o espaço e deixar pontos com excesso de sombra, inevitavelmente você vai “diminuir” o ambiente. Mas como eu faço para aumentar a luminosidade?

Como fazer um ambiente parecer maior através da luz

Bom, existem muitas dicas e truques para aumentar a luminosidade do ambiente. A mais óbvia dela é ter janelas grandes rs. Mas eu sei que a maioria de vocês, assim como eu, não podem simplesmente arrancar as janelas e colocar maiores no lugar. Então aqui vão algumas dicas excelentes para fazer sua visita falar “nossa, mas até que é bem grande, né?”

Móveis com pés aparentes

Uma coisa que você tem que ter em mente é: quanto mais objetos no ambiente, menor vai ser o espaço para a circulação da luz natural.  Menos massa = Mais luz. Ou seja, evite aqueles sofás muito robustos com chaise e com os pés escondidos. Dessa forma opte por sofás com pé palito e de preferência com encostos mais estreitos.

O mesmo vale pra cama, camas com gavetas são ótimas para armazenamento, mas dão a impressão do quarto ser ainda menor!

Se você é do tipo que não dispensa armários dê preferência àqueles mais rasos e com as pernas à vista. Mas se os armários não são tão necessários na sua vida, troque por um closet aberto!

Móveis pequenos

Essa dica é uma continuação da dica anterior. Opte sempre por objetos que ocupem pouco espaço. Mas não é só porque são pequenos que você deve encher o espaço. Pense sempre no espaço como um todo e escolha primeiro os móveis essenciais. Não saia comprando peças decorativas só porque são pequenas e “ainda cabem no quarto”!

E ainda sobre os móveis, um truque que sempre funciona é nunca encostá-los na parede. Deixe sempre alguns centímetros entre a parede e o móvel! Vai ser suficiente para criar uma ilusão de que o ambiente é maior.

Usar cores claras

Essa é uma regra básica para ambientes pequenos. Mas não significa que você tenha obrigatoriamente que ter paredes brancas. Se quer usar cor, use cores frias, elas dão sensação de afastamento pois refletem a luz. Diferente das cores quentes que absorvem e, consequentemente, fazem o ambiente parecer menor.

Você também pode fazer uma das paredes em tom mais escuro, isso vai dar sensação de profundidade ao ambiente.

Deixar a janela a mostra

Usar a cortina da forma correta, deixando a luz natural entrar e a janela exposta, deixa o ambiente maior e puxa o olhar para a paisagem. Quando você cobre completamente as janelas você reduz consideravelmente o tamanho do lugar. Dessa forma, opte por cortinas de tecidos leves como o linho ou o voal e em tons claros, preferencialmente no mesmo tom que a parede. O comprimento ideal é próximo ao piso, dessa forma você amplia visualmente o pé-direito.

Iluminação artificial

Uma única fonte de luz no teto também diminui o ambiente!!! Invista em pelo menos três pontos de luz, isso faz com que o olhar se movimente pelo espaço. Invista em abajures, refletores, arandelas ou cordões de luz. Nós escrevemos um post falando sobre as razões de investir em iluminação, dê uma olhada!

Espelhos

Os espelhos também são uma forma de trazer luz para dentro de casa. Bem, eu confesso que não sou grande fã de espelhos, não. Mas o bom e velho truque do espelho é um artifício recorrente quando o assunto é criar ilusão de ótica. E se você gosta, pode ser uma boa solução, mas tome muito cuidado para não usar da forma errada!

Preste atenção no que você quer refletir! Escolha o melhor ângulo da sua decoração, ou uma parte verde – caso você tenha plantas. Se a sua vista for bonita, posicione o espelho de forma que a paisagem possa vir para dentro da sua casa.

Outra opção é brincar com vários espelhos menores, dessa forma você não vai refletir nenhum elemento específico, mas ainda assim vai trazer a luz.

Já no banheiro, um ótimo truque para aumentar a profundidade é colocar um espelho grande, ocupando toda a extensão do lavatório.

Como fazer um ambiente parecer maior com cores monocromáticas

Existe um outro truque de decoração para fazer um ambiente parecer maior, que é o monocromático. Mas como evitar que o monocromático se torne também monótono? É fato que móveis e objetos no mesmo tom das paredes fazem o ambiente crescer. Dessa forma o que você pode fazer para utilizar esse recurso sem deixar o espaço sem graça, é criar um efeito degradê. Começando com o tom mais escuro de baixo para cima. Por exemplo, se a parede for cinza claro, você pode colocar um sofá cinza escuro e prateleiras em um tom intermediário. Ou você pode simplesmente alternar os tons de uma mesma cor para criar um efeito de continuidade.

Como fazer um ambiente parecer maior explorando as paredes

Aproveite o pé direito!!! Se você colocar uma estante do chão ao teto, vai criar uma ilusão de maior altura e de maior espaço. Além disso, você vai ganhar um espaço extra para armazenamento.

Como fazer um ambiente parecer maior com quadros grandes

Por fim, há uma regra de decoração que diz que paredes limpas trazem maior sensação de espaço. Entretanto, decorar as paredes pode trazer sim amplitude, desde que feito da forma correta. Aposte em um quadro de grande porte, funciona melhor do que vários distribuídos aleatoriamente! Afinal, paredes lisas criam ambientes frios e sem personalidade.

Fotos via Pinterest / Reprodução

 

Fonte: Acasadelas