Uma cama é apenas uma cama, certo? Não exatamente. Dentro do conceito de móveis inteligentes, essa relação não é tão óbvia assim. 

Antigamente, os móveis eram fabricados para uma única e exclusiva função. A cama era o lugar de dormir, a mesa era o espaço para as refeições e um banco servia apenas para se sentar.

Contudo, com as casas e apartamentos atuais perdendo cada vez mais espaço, surgiu a necessidade de adaptar toda a mobília, transformando-a em peças versáteis, práticas e multiuso.

Nasciam assim os primeiros móveis inteligentes da história. Pode parecer pouca coisa, mas o surgimento desses móveis marca o novo estilo de vida do homem moderno e, consequentemente, o modo como ele vive e ocupa a própria casa.

Continue acompanhando o post para saber mais a respeito dos móveis inteligentes e como eles podem fazer a diferença na sua vida.

O que são móveis inteligentes?

Os móveis inteligentes são projetados para servir espaços pequenos, apesar de também serem usados em ambientes amplos sem nenhum problema.

O fato é que esses móveis surgiram para atender a uma nova demanda da sociedade: as casas e apartamentos pequenos.

Dessa forma, os móveis inteligentes, também conhecidos como móveis multifuncionais, garantem um melhor aproveitamento do espaço, sem que para isso seja necessário sacrificar o conforto, muito menos o projeto decorativo.

Onde antes se via apenas uma cama, hoje se enxerga um móvel feito para dormir, mas que também traz a função de armário, por exemplo.

Ou seja, os móveis inteligentes otimizam espaços que até pouco tempo atrás eram inutilizados.

Tudo isso para garantir que as casas modernas sejam mais práticas, funcionais e confortáveis, uma vez que você elimina a necessidade de possuir vários móveis diferentes. Em muitos casos, um único móvel pode abrigar a função de até três ou quatro móveis diferentes.

Quais as vantagens dos móveis inteligentes?

Melhor aproveitamento dos espaços

Com toda certeza, uma das maiores vantagens dos móveis inteligentes é a capacidade de melhor aproveitamento dos espaços.

Esse tipo de móvel reúne funções que permitem otimizar tanto o próprio móvel, como o ambiente em si.

É o caso, por exemplo, das camas retráteis. Esse modelo de cama pode ser “guardada” quando não está em uso, otimizando toda a área do quarto, como ainda pode receber uma bancada de estudo, o que aumenta sua funcionalidade, tornando-a muito mais do que uma cama.

Os móveis inteligentes consideram cada espaço do ambiente e do projeto da mobília, com eles nenhum cantinho ou vão passam sem um bom aproveitamento.

Ambientes funcionais e confortáveis

Imagina todos os dias você perdido em meio a um monte de coisas espalhadas pelo chão, tropicando em móveis e tendo que se espremer para passar de um lugar para o outro?

Não tem nada de funcional e confortável nisso, não é mesmo? Contudo, os móveis multifuncionais oferecem uma experiência totalmente contrária a essa.

Esse tipo de móvel é projetado para caber no espaço, sem comprometer a área livre de circulação ou diminuir o conforto dos usuários.

Economia

Você sabia que um móvel inteligente pode ser mais econômico também? Apesar desse tipo de móvel ter um valor acima dos móveis convencionais, ele acaba representando uma economia, já que você reduz a quantidade de mobília necessária para compor o ambiente.

Projeto decorativo moderno e eficiente

Os móveis inteligentes ainda tem a vantagem de deixar os ambientes mais bonitos e modernos.

Primeiro porque você elimina o excesso de elementos visuais na composição dos espaços. Isso sem contar que os móveis inteligentes, em sua grande maioria, possuem design arrojado e moderno.

Moveis inteligentes: comprar pronto ou fazer sob medida?

Existem duas maneiras de trazer os móveis inteligentes para sua casa: comprando pronto ou mandando fazer sob medida.

A primeira opção, como você já deve imaginar, é mais barata e disponível a pronta entrega. No entanto, pode ser difícil encontrar um móvel que atenda exatamente as suas necessidades e a área que você tem disponível.

Já o móvel inteligente feito sob medida custa mais caro, mas em compensação ele pode ser totalmente personalizado, desde o design e as cores, até o tamanho, a quantidade e disposição dos espaços de armazenamento.

Ideias de móveis inteligentes e multifuncionais para pequenos espaços
Móveis inteligentes para o quarto
Cama retrátil

A cama retrátil pode ser “guardada” durante o dia dentro de um nicho e aberta durante a noite para dormir.

Ela é super indicada para pequenos apartamentos, onde o quarto também funciona como sala.

Outra vantagem dessas camas é que elas geralmente trazem uma bancada ou mesinha de home office agregada na estrutura e que fica em evidência quando a cama está fechada.

Cama baú

A cama baú é um dos tipos de móveis inteligentes mais conhecidos que existem. Ela serve para guardar uma infinidade de coisas.

Alguns modelos ainda contam com gavetas e nichos.

Cabeceira com apoio

Para que ter uma cabeceira simples e sem utilidade, se ela pode ser usada para apoiar pequenos objetos?

Esse tipo de móvel dispensa, por exemplo, o uso de mesinhas de cabeceira.

Guarda roupa com escrivaninha embutida

O espaço do guarda roupa também pode ser melhor aproveitado com o uso de uma escrivaninha embutida.

Sapateira multifuncional

As sapateiras não precisam servir apenas para guardar sapatos. Hoje em dia existem modelos bem versáteis que funcionam, inclusive, como penteadeira na parte de cima.

Cama beliche com escrivaninha e armário

O quarto das crianças costuma ter uma área bem reduzida, mas é possível driblar a falta de espaço apostando no uso de uma cama beliche com escrivaninha embaixo e armários nas laterais.

Uma única parede resolve todo o quarto.

Móveis inteligentes para a sala

Sofá retrátil

O sofá retrátil é outro velho conhecido no mundo dos móveis inteligentes. Enquanto está em uso, permanece aberto. Quando ninguém mais está sentado, ele pode ser fechado e, assim, liberar espaço na sala.

Sofá com nichos e gavetas

Outra modalidade de sofá quem tem feito sucesso é o modelo com nichos e gavetas.

Muito parecido com as camas com nichos, esse tipo de sofá pode resolver o seu problema de falta de espaço para organizar certos objetos, como livros, revistas e objetos decorativos.

Esse tipo de sofá ainda é uma mão na roda na hora de delimitar os espaços entre os ambientes integrados.

Estante multiuso

A estante multiuso também é uma ótima opção para ambientes pequenos. Esse tipo de móvel serve para apoiar a TV, objetos decorativos e funcionais do dia a dia, mas ainda traz a função de divisória de ambientes, podendo ser usada dos dois lados.

Mesa de centro com gavetas

Porque não transformar o espaço da mesa de centro em algo mais funcional e prático? Hoje em dia é possível encontrar opções desse tipo de móvel com nichos e gavetas, ampliando a capacidade de armazenamento da casa.

Móveis inteligentes para a cozinha

Balcão com armários e gavetas

Balcões, ilhas e bancadas não precisam mais ficar vazios na parte debaixo. Pelo contrário. Providencie nichos, prateleiras e gavetas para esses espaços que estão subutilizados.

Mesinha retrátil

A mesinha retrátil é ótima para pequenas refeições ou para servir de apoio para atividades que estão sendo realizadas na cozinha.

Quando não estiver mais em uso, basta fechá-la para dentro da parede.

Eletros embutidos

Você não precisa mais exibir os seus eletrodomésticos na cozinha. Além de ocuparem espaço, eles acabam poluindo visualmente ambientes pequenos.

Por isso, a dica é embuti-los dentro de armários. O cooktop, por exemplo, fica ótimo dentro de uma gaveta de corrediças. Enquanto o freezer pode ser embutido em um armário com portas.

Móveis inteligentes para o banheiro

Armário multiuso

Os banheiros são outro espaço da casa bem limitados atualmente. Por isso, é importantíssimo valorizar armários multiuso e que garantam o melhor aproveitamento do espaço.

Nesse sentido, os armários que ficam instalados abaixo da bancada da cuba são a melhor opção.

Espelheira

Lembra da espelheira? Elas prometem voltar com tudo para o universo decorativo. Isso porque eles agregam funcionalidade, praticidade e beleza em uma única peça.

Esse pequeno móvel traz o espelho na frente e um compartimento embutido atrás, acionado por uma portinha (que é o próprio espelho). Ali, dá para guardar um pouco de tudo: escova e pasta de dente, escova de cabelo, itens de higiene variados e até a make básica do dia a dia.

Móveis inteligentes para a área de serviço

Armário multiuso

A área de serviço é outro local da casa que pede por móveis inteligentes. Uma boa opção, nesse caso, é o armário multiuso. Esse tipo de armário pode ser projetado para se encaixar perfeitamente no espaço, além de contar com espaços adequados de armazenamento de acordo com as suas necessidades.

Tábua de passar roupa embutida

E o que fazer com a tábua de passar roupa? Esse item é indispensável, mas, em contrapartida, ocupa um espaço significativo do ambiente. Para resolver esse problema, uma boa saída é apostar no uso da tábua de passar embutida. Ela pode ficar até mesmo dentro do armário multiuso.

Bancada sobre o tanque

O que acha de aproveitar aquele espaço sobre o tanque para fazer uma bancada retrátil? Quando o tanque não estiver sendo utilizado, você abaixa o tampo e ganha uma bancada para apoiar objetos ou realizar alguma atividade (como passar roupa).

Quando precisar do tanque, basta erguer o tampo e pronto!

Viu só como está cada dia mais fácil mobiliar a casa a partir do uso de móveis inteligentes?

 

Fonte: Decorfacil